Windows não inicializa com o seu Boot Manager após clonagem de partição de HDD para SSD com o GParted

Boa noite, senhores. Tenho um Dell Inspiron 14 7460 e resolvi instalar um SSD (ele suporta o M.2) nele para melhorar o suporte a UEFI, deixando o start e o sistema, em si, mais rápido, mas mantive o HDD na máquina. Como já uso o Ubuntu há um tempo, não fiz a clonagem do disco para o SSD usando o Acronis (tentei evitar dor de cabeça porque o HDD é de um 1TB e o SSD de 240Gb), mas copiei só a partição onde o Windows estava instalado, para o SSD, usando o GParted, que é bastante intuitivo. Instalei o Ubuntu novamente numa partição do SSD e… O Windows Boot Manager não consegue mais startar o Windows. Aparece a tela de verificação de memória da Dell e em seguinda a seguinte mensagem: “System was unable to boot. No bootable devices found.”.

Para o Ubuntu eu criei 4 partições a saber: swap-area, EXT4 para o root e um EXT4 para a home, um FAT 32 com as flags “esp” e “boot”. Eu até criei uma partição “Não formatada” com flag a “bios_grub”, mas acho que essa foi desnecessária (não vi nada sendo definido no arquivo “fstab” posteriormente).

Desde já agradeço.

normalmente clonar é a melhor opção…

como está na bios a ordem do boot?

veja aqui

1 curtida

copiou a do bootloaders tbm? verificou que parte do ssd essa nova partição ficou(sda*) ?

Quanto a clonar, a opção copy do GParted, no fundo, faz um clone, não?!

Vale ressaltar que eu mantive os dois discos, tanto o HDD quanto o SSD.

A ordem de boot tá “ubuntu” e depois “Windows Boot Manager”. De qualquer forma, eu pressiono a tecla F12 para escolher de onde eu quero dar boot, escolho o Windows Boot Manager e logo é chamada a tela uma tela de verificação de memória da Dell e em seguinda a seguinte mensagem: “System was unable to boot. No bootable devices found.”.

O que são bootloaders? É a partição sem formatação com a flag “msftres”? Caso sim, eu copiei essa partição para o SSD e apaguei do HDD, depois fiz a operação inversa, tudo com o GParted.

Eu nunca usei o gparted para esse tipo de coisa. Recomendo o Clonezilla, que você pode fazer a clonagem do HD todo tanto pra um mídia externa quanto direto para outro dispositivo. Também dá pra selecionar o HD inteiro ou partições específicas.

Poxa, eu não conhecia esse software.

Consegui resolver pelo menos o boot. Fui ao site da Dell através do link e minha etiqueta de serviço, então consegui baixar a ISO do Windows 10. Montei e ISO; formatei o pendrive como MBR e criei uma partição fat32; copiei os arquivos da ISO montada para o pendrive; dei boot pelo pendrive e mandei instalar o Windows direto numa partição NTFS do SSD. Estranhamente o Windows do HDD, depois da instalação, voltou a funcionar. Até apaguei a partição NTFS do SSD. Agora vou ver pra usar esse Clonezilla pra clonar a instalação do Windows para o SSD.

Outra coisa que fiz de errado foi ter copiado a partição onde /boot/efi é montada, para o SSD e apagado do HDD. Foi exatamente neste momento que o boot do Windows parou. O engraçado é que o do Ubuntu continuou normalmente. :man_facepalming:t4: :man_shrugging:t4: :roll_eyes:

Transplantar o Windows não é tão fácil, por isso que quando eu fiz, fiz a cópia bit a bit da origem para o destino.

Depois que funcionou, aí dá pra corrigir a tabela de partição e depois criar novas partições para instalar o linux.

Esse tipo de operação é para usuários avançados, precisa estudar bem sobre o bootloader e windows!

1 curtida

era a fat32. mais vi q vc percebeu. bom era isso

No fim das contas eu obtive êxito usando o sistema Disks, que vem no Ubuntu. O Disks permite que criemos uma imagem de uma partição qualquer e que restauremos essa imagem numa partição com o mesmo sistema de dados.
Pesquisei um pouco sobre a diferença entre as operações de cópia, clone e imagem. O meu erro foi ter confiado num vídeo do UTube que assisti, informando que a operação de cópia do GParted faz uma clonagem, o que NÃO é verdade. O partição não ficará “bootável” quando seus dados foram obtidos através de uma cópia. Já na operação de clone, sim. No caso de uma imagem, entendi como uma operação imediatamente anterior de clone manual. “Manual” porque ela deverá ser restaurada por intervenção do usuário.

Agora vou ler sobre bootloaders para ver aprendo algo. Foi muita ousadia da minha parte :man_facepalming:t4: :roll_eyes:

1 curtida

Onde é montada em /boot/efi no caso dos sistemas Linux, né?!

sim , esta mesmo

1 curtida