O CUPS é uma ferramenta incrível presente no Linux, ele utiliza o Protocolo de Impressão da Internet, compatível com praticamente qualquer dispositvo para justamente conseguir imprimir neles todos, com um único driver. Isso não apenas elimina a dependência da fabricante fornecer suporte ao dispositivo em sistemas Linux, como também a necessidade de instalar drivers potencialmente vulneráveis.
Pensando na segurança dos usuários, a Microsoft elaborou um plano para o Windows que culminará numa solução parecida com a do pinguim. A empresa não quer mais distribuir drivers potencialmente vulneráveis via Windows Update, por isso, desde o Windows 10 21H2, oferece solução equivalente ao CUPS.
Segundo Johnathan Norman, engenheiro de segurança da Microsoft, este foi o primeiro passo:
- A partir de 2025, a empresa deixará de aceitar novos drivers para impressoras feitos por terceiros para distribuir pelo Windows Update;
- Em 2026, priorizará seu próprio driver em impressões;
- Drivers de terceiros deixarão de ser distribuídos via Windows Update a partir de 2027, a menos que ofereça correções de segurança.
Fabricantes que desejarem oferecer seu próprio driver para novos dispositivos, deverão recorrer a um instalador próprio, além de outros canais de distribuição.