Windows alterando permissões linux

Olá, caríssimos amigos! sou usuário do Linux Mint 19 e estou tendo um problema com meus HDs externos. Quando os uso no Windows e torno a abri-los no Linux as partições já não podem mais ser abertas como leitura e escrita. As ferramentas CHMOD OU CHOWN náo surtem efeito pois o HD não pode ser escrito. A minha BIOS já é das UEFI. Gostaria de aprender como usar O LINUX para tornar minhas partições protegidas (bloqueando-as para serem montadas como somente leitura em qualquer maquina, exceto é claro, no meu Linux Mint). Desde Já agradeço a todos pela atenção!

1 Curtida

Você pode usar a opção de criptografia ao instalar o sistema.

Pode usar as opções de criptografia so que so vai ter acesso no Linux, windows não faz acesso nem leitura sob LUKS
Recomendo vc conferir as permissões no próprio windows antes de fazer qualquer coisa

Muito obrigado, Carissimos, pela dica! Mas no momento gostaria mesmo é de poder bloquear minhas partições para abrirem como somente leitura em qualquer outra máquina. Abraço!

Conforme eu sugeri, com a criptografia você consegue isso.

Mas qual partição você está sugerindo que ou criptografe? A partiçāo do sistema Linux ou as partições de meu uso? pois o problema acontece quando eu abro as parti;oes (NTFS)

Acho que você se expressou mal na dúvida então, se puder reformular, posso indicar a melhor solução.

E o Window não tem acesso a partição (ext 4) do sistema Linux.

Muito bem. Tenho dois sistemas operacionais (Windows 10 e Linux Mint 19), em HDs diferentes e outros HDs de BKP formatados em NTFS. Todos os HDs de BKP são formatados pelo sistema Linux. A opção pelo formato NTFS é economia de espaço. O Linux tem permição de leitura e escrita em todas as partições, mas, quando abro estas partições no Window e depois torno a abri-las no Linux ja não tenho mais estas permissões pois o sistema os monta como somente leitura. Ao que me parece o Windows escreve algo nas partições BKP que obriga o Linux a nonta-las como somente leitura. Espero Ter Esclarecido melhor o problema e obrigado pela atenção.

No caso, você precisa desativar a hibernação do Windows pra poder acessar as partições em ambos os sistemas.

A hibernação bloqueia a escrita enquanto o Windows não está ativo.

Ok! mas poderia explicar melhor? no caso seria como se o windows ao invés de desligar as partições as deixasse em standby?

Quando a hibernação está ativa no Windows, ao desligar o sistema, ele bloqueia o acesso de escrita aos discos, pra conseguir iniciar mais rápido no próximo boot, dessa forma, você não consegue acessar em outros sistemas.

Quando você desativa a hibernação, esse bloqueio não acontece, consequentemente você vai ter uma inicialização um pouco mais demorada no Windows, mas a diferença é bem pequena.

Tem diversos tutoriais na internet sobre isso, dá uma pesquisada no Google que você acha fácil.

1 Curtida

Além do que o @anon17586640 sugeriu, sugiro tb desabilitar a inicialização rápida do Windows.
Quando comecei no Linux sempre me batia nesse mesmo problema seu, e desabilitar esses dois recursos do Windows fez o problema desaparecer

1 Curtida

Valeu! Muito obrigado pela dica! vou fazer os testes e depois lhe retorno.

2 Curtidas

RESOLVIDO.
Olá pessoal! Realmente é muito bom falar com pessoas que realmente entendem. Faz a diferença. Já havia tentado de tudo para resolver o problema das partições somente leitura, como trocar o proprietário, trocar permissões, formatar, tinha até mudado a opção de hibernação mas o problema sempre continuava. Ai aparece vocês e com um simples clic na opção de inicialização rápida do Windows resolvem o problema :rofl:. Estão todos de PARABÉMS! Muito obrigado! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

2 Curtidas