Windows 7 | Mesmo após fim do suporte, número de usuários do sistema cai pouco

Atualizar no caso do Windows é fácil. Difícil é NÃO atualizar se você não quiser…

1 curtida

Até fim do ano esse número vai à lua. É o tempo do usuário médio pegar malware daqueles que transforma o PC no 80286 em modo protegido enquanto pipoca coisa da China na tela. Aí não vão ter escolha.

Só de usuário que vai pegar isso abrindo “novinhapelada.jpg.exe” no e-mail do cunhado já prevejo a casa do milhão, se estatísticas de anos passados contarem.

as vezes tem ainda pessoas que são obrigadas a usar Windows 7 por causa de um aplicativo em especifico.

A maioria esmagadora dos usuários nem sabe o que é suporte.

1 curtida

Grande parte usa o sistema crackeado entao e como o fim do suporte e recente os programas ainda funcionam bem no w7 e ele e considerado por muitas pessoas o melhor sistema da Microsoft

Eu entrei em uma discussão semelhante a essa em um tópico sobre pirataria aqui no fórum.

Eu vejo muita gente falando de usuário isso, usuário aquilo e eu não sei qual é a realidade de vocês, porém na que eu vivo/participo a maioria esmagadora dos usuários não faz ideia de como você falou do que é um “suporte”, uma atualização, não sabem nem que usam Windows (e nem o que é o Windows), ou o que é um navegador, e muuitas (muitas mesmo) outras coisas que consideradas “básicas”. E isso nem é só coisa de “gente idosa”… eu concluí recentemente o ensino médio e meus colegas de turmaem suma maioria também não sabiam destas coisas.

2 curtidas

A gente pode comparar essa situação como na época do Windows XP, que demorou e muito para ter a porcentagem de uso diminuída. Aliamos a isso o fato dos constantes problemas com os updates do Windows 10, um usuário que preze pela estabilidade ou até mesmo uma empresa, irá pensar antes de uma migração baseada nesses critérios.

Eu migrei do Windows 7 para o windows 10 testei também o Windows 8.1 e só o usuario desinstalar aqueles monte de apps que vem junto com Windows da uma bela otimizada fica igual o Windows 7 só que seguro isso num pc de 1gb de ram infelizmente num tenho um processador mais fraco pra testar como um processador de 1 nucelo testei com um Athlon ii x4 mais aqui ta de boa.

Percebo isso como natural. A mudança virá ao longo dos meses, dos anos, etc.

A maioria das pessoas não vai mudar só porque a empresa diz que é o fim do suporte, que tem de mudar por segurança, etc. Muita gente muda mais por necessidade (quando precisar reformatar, pegar vírus, ter dados comprometidos, for forçada a atualizar por atualizações automáticas do windows 10, ou como diz a matéria, na compra de um novo computador que já vem com o novo sistema instalado).

Agora, achar que usuário comum, que muitas vezes nem considera o computador como uma das suas tantas ferramentas de uso pessoal ou profissional e que, o computador nem é a ferramenta principal de uso, trabalha com outras coisas como área principal da profissão ou da vida, vai se dar ao trabalho de ficar reformatando computador e instalando um novo/uma atualização do sistema operacional, considero isso pouco provável… ainda mais decorrido poucos meses do fim do suporte.

Para muitos o computador está funcionando está bom… Quando der problema, para quem não sabe, chama quem sabe e paga para consertar.

Nem todo mundo tem profissional de informática disponível por perto para manter seu sistema atualizado e nem fica se dando ao trabalho de aprender sobre o assunto ou estar a par das notícias.

Lá pro fim de 2020 é que esta porcentagem deve ter caído mais bruscamente. Não digo para 0%, pois sempre vai ter alguma quantidade de máquinas usando o sistema, mesmo desatualizado. Pouco menos de dois meses e ter caído só isso, está dentro do esperado.

2 curtidas

kkkkkkk
ai vai ter que atualizar mesmo.

Exatamente, é bem isto.
Eu mesmo GOSTARIA de usar Linux no meu trabalho. QUALQUER distro, mesmo a que eu menos gosto e estou acostumado, a ter que usar Windows, que na minha máquina está o 7. Não gosto do 8 nem do 10 (este último, em especial, por questões de privacidade), e não é minha atribuição definir qual sistema será utilizado nas máquinas.
Meu único problema é que não tive solução para o meu certificado digital funcionar numa distro Linux. Inclusive, quem tiver uma dica (Gemalto 5110 do Serasa) de como fazer funcionar isto em qualquer versão de SO aberto, estou disposto a testar. Testei umas dez até agora sem sucesso, sendo que o máximo que consegui foi ver o token presente, mas não operacional.
Nas pequenas empresas, alguma preocupação pelo fim do suporte é menor ainda, e o usuário doméstico não vai migrar só por conta disto. Os que migrariam, já o fizeram.

Linux não tem um padrão para autoridades de certificação raiz e não aplicam diretamente o conceito. Por exemplo, dizem que o Debian copia do Mozilla pra poder usar a lista como sua, mas no fundo é uma “gambiarra of sorts”. Quem tem a lista e confia em quem nela consta é a Mozilla, não a distro.

Pra que você precisa do certificado? Se for pra se identificar não deveria haver problemas. Agora se for pra identificar… tem uma série de problemas que pode estar acontecendo: validação parcial, CA Root untrusted/mistrusted, expirar…

O mais “fácil” acaba sendo obter outro certificado (sim, pagar).

1 curtida

Não vou mentir, se o Windows 7 rodasse na minha máquina eu o usaria (talvez não como SO principal, mas eu daria uma atenção boa pra ele), mesmo sabendo que seu suporte terminou. O Windows 10 é inutilizável pra mim e o Windows 8 é uma abominação com aquele menu.

Os únicos programas que eu me importaria de ter a versão mais recente na minha imaginária instalação do Windows 7 seria o Firefox e o LibreOffice, só!

já pensei nesta hipótese.

Esse número é o pessoal que usa crackeado com KMS, ou mesmo sem ativar :joy:
Não faz diferença nenhuma, Windows crackeado já não tem suporte, então que diferença faz?
O cara que usa W10 com KMS também não pega atualizações oficiais, e não pode chegar no fórum da MS pedir ajuda.
Assim como o cara que usa com W7, sem suporte.

e se eu contar que dois dias depois que acabou o suporte do windows 7, eu finalmente consegui comprar um pc melhorzinho e instalei o 7 num hd que eu tinha aqui pra poder jogar apenas jogo offline!!

As atualizações vêm de qualquer jeito, mesmo que você vá no registro e use programas de terceiros para tentar desabilitá-las.

E o que você quer dizer com “atualizações oficiais”? Se você fala de “atualização oficial” é porque supostamente existe “atualização não-oficial” (que seria de uma fonte que não a Microsoft), mas mesmo num Windows pirata, a Microsoft ainda entrega as atualizações (na verdade muita gente tenta é se livrar delas…).

Estranho, meu amigo tem um W10 com KMS e tá preso na 1507, nada de atualizações nem esperando mais de 1 hora no loop do Wupdate.

Invejo seu amigo. :joy:

Bom, falando sério, parece que as Builds mais antigas do Windows 10 são mais fáceis de bloquear as atualizações. Infelizmente o driver de vídeo da minha Intel HD Graphics não é instalável nessas versões antigas; certamente dá para fazer uma gambiarra, mas não gosto de futucar demais nos arquivos de drivers, especialmente de drivers de vídeo.

Como não deixo meu Windows 10 se conectar à internet (justamente para não atualizar) e só o uso pra jogar jogos offline, não me preocupo com isso. Não tive sucesso em bloquear as atualizações dele.

A Build do Windows 10 que tenho instalado é a 1803.

Eu tenho um note parado com W10 pirata que tá preso na 1611 também :joy: