Windows 11 não permite mais a transferência de arquivos do Arch pro mesmo

Meu problema é o seguinte. Eu usava Windows 10 na minha máquina junto do meu Arch, e eu conseguia passar os arquivos do Arch para as pastas do Windows sem problema nenhum, era só pegar o arquivo e colocar no Windows. No entanto, eu instalei o Windows 11 a um tempo atrás, e agora eu não tenho mais o acesso de antes aos arquivos do Windows, nem do 10 e nem do 11 (são partições separadas), consigo passar os arquivos do Windows pro Arch, mas não o contrário. Mesmo com o Fast-boot desativado e Secure-boot desativados. Aparentemente, o Windows 11, talvez até o Windows Boot Manager, criaram alguma proteção contra isso. Tem como reverter?

1 curtida

Experimente desabilitar a hibernação do Windows | Microsoft Learn

1 curtida

Não funcionou.

Tentou a sugestão do @null pelas configurações do Windows?

Da última vez que encerrou sessão no Windows tinha atualização pendente (windows update)?

NTFS é o sistema de arquivos do Windows padrão. Eu tenho um cenário que dou suporte parecido com o seu. Como o Windows tem suas pegadinhas e nunca sabemos extamente das coisas eu fiz o segunte.

Criei uma particao comum, Linux e Windows compartilham uma partição em exFAT.

No Windows eu movi todas aquelas pastas do usuários (Downloads, Imagens, Videos, Documentos etc) para essa partição comum. Você consegue fazer isso clicando com o botão direito do mouse sobre elas e mudar a localização).

No Linux eu montei essa partição como /home/windows. Assim eu consigo dentro da minha /home ter um diretorio chamado windows.

Também tenho um HD Externo em exFAT para poder ser lido sem problemas pelos 2 sistemas

Isso resolveu o meu dia-a-dia em Computadores com DualBoot. Pela rede local ja instalo o servidor de SSH no windows e consigo pegar os arquivos do Windows por SFTP

Quando preciso de um repositorio na rede pra todo mundo, vou de TrueNAS. Monto um servidor especifico pra isso. Em alguns casos esses servidores são notebooks que deram problema em teclado, bateria ou video.

1 curtida

já cogitou um downgrade pro Windows 10?,e outra,eles daqui pra frente vão apelar e apelar pra descompatibilizar Windows pra Linux.Essa Empresa a Lixosoft,vai cada vez mais empurrando todo mundo a desenvolver hackeamentos contra o sistema deles.Mas enfim,eles tão apelando de tudo quanto é jeito,de Pluto no hardware até incompatibilidade,cara isso é choro de derrota,Linux já domina o mundo.