Vi alguns posts aqui sobre esse assunto, mas senti que o assunto deveria ser discutido de forma mais imparcial. Como base, gostaria de propor dois assuntos:
Sendo usuário de Windows ou não, esse é um sistema que vocês testariam, sendo nos moldes que estão sendo apresentados?
O vídeo fala de sistemas como ChromeOS e esse prometido Windows10X, embora eu acredite que são propostas diferentes. Na minha mente veio o Endless OS, mas vocês veem no universo Linux outras distribuições que poderiam estabelecer uma base como a desses sistemas?
Errou feio, Errou rude…
O gerenciador de tarefas não oculta o CACHE no grafico…
Some tudo e ai vc vai ver onde esta errando com essa afirmação
Existem aplicativos de terceiros que so iniciam com os serviços essenciais do sistema(Todos que vem por padrao no sistema), grande maioria fica em idle esperando serem chamados por outras aplicações… Se vc acha que deveria ser menos então não use NADA que seja plug and play
o problema não é ter coisa demais, o problema é a base do Windows que é ruim mesmo (o NT e o NTFS), não vai adiantar muita coisa tirar todos os apps uwp e continuar usando o NT e o NTFS
Se realmente der para rodar todos os apps de Windows no 10X, eu poderia colocar ele no notebook da minha mãe (Core i3-3217U, 4 GB RAM HD de 500 GB, Windows 10 Home). Aquele notebook tá uma lesma… Demora uma eternidade para dar boot, tá sempre usando pelo menos 2 GB de RAM pra funcionar, mesmo sem nada aberto, e até abrir o Firefox ou o Google Chrome demora quase 1 minuto.
Por sinal, vou querer testar no meu netbook (Celeron 743, 4 GB RAM, SSD de 240 GB, Xubuntu 20.04.2.0), mas acho que ainda assim fique lento. Já testei o Windows 10 Home 64bit nele e ficou responsivo, mas um pouco lento.
Legal tua opnião. Mente aberta.
Não considero o Win10 um sistema ruim, de forma alguma. Se essa nova versão fizer realmente o que promete, acredito que tem até chance de desbancar muitos outros sistemas, inclusive o próprio Windows.
Não acredito que seja necessário ser tão radical, mas o que o rapaz do vídeo faz sentido. É um impacto muito grande quando você tem um computador mais modestos e migra do Windows 10 para um Mint da vida. Claro que são sistemas diferentes, mas no fim das contas, o usuário quer um sistema liso usando a máquina simples que tem. Se a nova versão Win10X fizer isso, tem um grande futuro pela frente.
Rapaz, estou contigo nessa. Não sei se ele será capaz de ressuscitar pcs muito modestos, mas se realmente for pra frente esse sistema, vou testar em todos que tenho acesso.
E sobre o teu netbook, era por isso que fiz a segunda pergunta. Seria legal ter mais sistemas nesse estilo ChromeOS para dispositivos assim. Como o xubuntu se comporta no seu pc?
Não tem radicalismo nenhum nisso… o uso de memoria no windows e um padrão muito bem otimizado…
O windows sempre veio COMPLETO, mas a maioria acha q aplicações pre-instaladas da própria MS são só bloatwares(a maneira de “encher linguiça” com duplicata de software de terceiro e que fode o sistema)… Alias querer comparar sistemas com filesystem diferentes e meio absurdo, não da pra ter bom desempenho tenho o NTFS como filesystem principal… Nem nas distros pra quem já instalou tem vantagem no desempenho
Algum deles esta repetido no sistema?
Não segue o seu padrão de uso mas segue de outro, Se uma empresa ou dev ficar ouvindo UMA pessoa ela nunca vai sair no ponto inicial
Ué, mas não precisa deixar eles pre-instalados, quando você inicializa o Windows pela primeira vez, podia ter uma janela perguntado os apps que você quer instalar, Microsoft Edge, Skype, etc… Ou então e só o usuario usar a Microsoft Store para instalar esses apps, mas não acho que deveriam vir pre-instalados.
Pode ser que o 8 e agora o 10 sejam completos (defina completo), mas do 7 pra baixo, sempre veio capado, precisando instalar drivers, codecs e programa para tudo.
Infelizmente a MS não quer seguir esse padrão pq a grande massa de usuários não gosta de ler sobre esse tipo de coisa e sem falar que ngm praticamente reclama sobre no canal inside
Logo esse tipo de “Opção” fica vaga pra eles
Exato, o Windows Insider e completamente falho, por que ninguem reporta bug, ele so serve para saber as novidades do Windows 10, eu acho que a Microsoft tinha que voltar a testar atualizações do Windows em maquinas reais.