Windows 10 ou Linux Mint?

Bom dia, quero mudar do Windows 10 e usar Linux Mint, porém não sei se seria o ideal para trabalhar com desenvolvimento desenvolvimento web, edição de imagens, help desk e muito mais.

Sempre usei o Windows, mas quero mudar de SO, o que me dizem?

Teste!
Nada melhor do que você mesmo tirar suas próprias conclusões.
Tudo que você falou que precisa fazer, poderá fazer no Mint.

2 curtidas

Então, é que preciso ter certeza, pois trabalho com help desk e desenvolvimento web.

Não posso ficar trocando de SO.

Não precisa trocar o S.O, use diretamente no pendrive em modo live; teste o que quer e tire suas conclusões. Só você poderá responder a sua pergunta.

Teste varias distros através de live mode a partir do pendrive, quando achar uma distro que te agrade e ainda estiver com incertezas ou na duvida, sempre comece com dual boot.

Conforme o tempo for passando e você for ficando mais na distro que for de seu agrado do que no windows, sua pergunta será respondida :smile:

Comece usando em live USB e pesquise os programas que vc normalmente usaria em suas versões Linux (usando sites como o https://alternativeto.net/) pra ver se te servem. Aí dá umas mexidas pra treinar e daí instala em dual boot. Aos poucos vc se acostuma com o Mint (ou qq outro Linux) e vai abandonando o Linux. Até pq, com alguns ajustes, dá pra acessar as partições de um sistema no outro

Eu uso Linux, não me adaptei ao Windows pra dev

Na dúvida, dá uma conferida nesse meu vídeo mostrando a pós instalação do Mint. É da versão 19.3, mas não mudou quase nada.

2 curtidas

Então o problema é os softwares que utilizo:

filezilla
Adobe Photoshop e Illustrator
Microsoft Teams
Visual Studio Code
MYSQL Workbenk
IntelliJ IDEA Community
NetBens
VPN
Anny Desk
Dev-C++
XAMP
E muito mais

Consigo emular ou rodar esses softwares no Linux Mint?

Filezilla, Teams, VS Code, VPN eu sei que tem
Tem uns aí que não conheço, mas pode ser que rodem em Wine/PlayOnLinux
Adobe é que é o calcanhar de aquiles - mas, se fizer esforço, dá pra usar Gimp/Krita e Inkscape
Eu mesmo uso bastante os da Adobe - e mantenho o dual boot pra isso. Faço o que tenho o que fazer no W10 e vou pro Linux fazer o resto das coisas. Dá pra se acostumar

Creio ser pertinente.

1 curtida

Com uma pesquisadinha rápida, todos têm versão para Linux, com exceção do Photoshop, do Illustrator e do DevC++. O Illustrator e Photoshop são horríveis de emular na versão CC de qualquer ano (enquanto os CS6 e anteriores são apenas parcialmente emuláveis), e creio que não valha a pena emular um ambiente de desenvolvimento, já que a saída dele também vai ter que ser simulada.

Vai de você ficar no Windows, dual boot ou migrar e se virar com alternativas (boa parte das alternativas têm versões para Windows que você pode testar sem mexer com Linux).

Como disse o @Rodrigo_Chile, como alternativa para o Photoshop tem-se Gimp/Krita, para Illustrator, tem-se Inkscape e tem mais ambiente de programação C/C++ para Linux que cabe nesse post.

3 curtidas

Dá uma pesquisada, a maioria roda tranquilo.

Percebi que você tem um tópico parecido com relação ao Ubuntu; leve em conta que o Mint é baseado no Ubuntu.

4 curtidas

Mano, troca isso, Dev C++ morreu tem mais de uma década, use o Qt Creator, CodeBlocks ou KDevelop

1 curtida

Bom, o comentário do @Capezotte resumiu bem tudo o que eu diria a você, especialmente em relação aos programas da Adobe. Eu usei Photoshop e Illustrator a minha vida toda e se você não conseguir abrir mão deles, por algum motivo, sugiro que fique no Windows ou a sua experiência no Mint (ou qualquer distro Linux) vai ser extremamente frustrante.

Eu uso Linux hoje (Manjaro GNOME) e não voltaria pro Windows a não ser por muita necessidade (como ter que obrigatoriamente usar Photoshop e Illustrator). Quando preciso fazer algo recorro ao Gimp principalmente, como não preciso compartilhar meus arquivos de edição, o resultado não faz diferença.

2 curtidas

Por que vc não faz um dual boot no seu pc, instala o linux mint ou outra distro e vai testando. Ou vc pode tentar numa máquina virtual.

1 curtida