Windows 10 Alterar diretório Padrão

Olá pessoal tudo bem? Eu estive pesquisando sobre os caminhos do windows 10 e me deparei com essa imagem que eu vou deixar para que vejam!

ProfileList

Minha dúvida é a seguinte:
Se eu alterar o %SystemDrive% e colocar D:/, por exemplo, o quão ruim isso pode ser para o meu sistema? É perigoso alterar esse tipo de configuração?

Eu tentei encontrar alguém falando sobre, mas no geral as pessoas também não sabiam responder. Eu tenho uma máquina com dual boot Mint-Windows, caso isso desse algum problema iria me tomar muito tempo para formatar e instalar os 2 sistemas novamente.

Diretórios como Downloads, Documents, etc… Eu sei como alterar sem ter problemas, mas esses que mostrei na imagem me parecem perigosos.

Se alguém conseguir dar ao menos um “norte” sobre o assunto, iria ajudar bastante. :smile:

Uma dúvida, para que alteraria? Pergunto isso porque não há benefícios em apenas alterar a letra, se for o caso. Com isso aplicativos que buscam dll, configuração ou arquivos apontados para C: não funcionarão, aconteceu isso uma vez comigo quando usava alguns HD, o sistema subiu como D:

Recomendo, caso já tenha acontecido, mudar a letra para que o sistema use C:

Como modificar a letra da unidade

Acesse o gerenciador de discos do Windows: iniciar -> executar: compmgmt.msc

Clique com o botão direito sobre a partição que gostaria de modificar a letra (caso a unidade C já esteja em uso, mude a unidade C para outra, pois a C será usada para o sistema)

image

image

Obrigado pela resposta.
Eu gostaria de mudar porque esses diretórios contém vários arquivos de configuração que estão ocupando bastante espaço do meu SSD.
Eu utilizo um SSD com um HD. No linux, por exemplo, eu deixo a /home no HD, mas no windows não tem como fazer esse tipo de coisa. O máximo que consigo é alterar o local onde futuros softwares são instalados (alias nem todo software isso é possível) e alterar o local onde ficam os; Downloads, Documents, Musics, Pictures, etc…
Mas para mim, o mais interessante seria mudar o todo o AppData para o D:/. Assim iria me poupar bastante espaço no SSD.
Quando vi que dava para alterar (como mostra a imagem que deixei), pensei que deveria ser perigoso de algum modo.

Deixa ver se entendi… vc quer colocar todos teus arquivos de uso pessoal no HD ou quer usar o HD pra instalar programas?

Fazendo isso acho que vai perder o benefício do ssd.

Basicamente irá rodar no hdd.

Pois é, se foi o que entendi, vc quer instalar os programas no HD e não no SSD. O sistema ainda será rápido no boot (pois o Windows permaneceria instalado nele, creio), mas os programas que forem instalados no HD passariam a carregar bem mais lentamente
Já se for passar tua biblioteca (que inclui Documentos, Imagens, Músicas etc.), basta copiar e colar na partição NTFS do HD que o regedit encontra o caminho sozinho - basta encontrar teu perfil de usuário (entra em documentos, por exemplo, e clica com o botão com uma seta pra cima que ele vai na pasta “nome-do-usuário” (no C:, fica em C:/Users)

Basicamente o que mais me incomoda é o fato, por exemplo, o cache dos navegadores ficam no SSD. Eu queria que esses tipos de coisas como configurações cache, etc… ficassem no HD. Por isso queria que a AppData tivesse um outro caminho no sistema.

É por conta da pasta AppData/Local/. No linux os arquivos de cache ficam no /home/.cache, configs /home/.config, etc… Ter todo esse cache no meu SSD incomoda porque utiliza espaço que poderia ter algum outro programa importante.

Eu gostaria de ter só programas mais importantes e o sistema no SSD. Configs e programas que não são pesados para carregar iria tudo para o SSD.

O que se pode fazer, e é recomendável, é passar a swap para o HD mecânico. Só nisso já se economiza uns 4 a 8 GB. Até pq oa demais caches são menores, podem ser limpos periodicamente (dá pra configurar pra limpar tudo ao sair do navegador) ou sâo gravados diretamente nas pastas de documentos (como no caso do pacote Adobe)

Pra Windows, @swatquest?

Falha minha… esquece o que falei

1 Curtida