Winapps disponível

Será que é desta que o Office vem para Linux? :thinking:
Mas posso executar qualquer app com ele?
Este ano está a ser mesmo muito bom para o Linux na minha opinião! :heart_eyes:

4 curtidas

Ah, eu sou de humanas também! :smile:

Ajuda bastante na execução transparente de aplicativos, mas não há nenhuma portabilidade envolvida. É preciso ter um Windows instalado e virtualizado, ou seja, há uma sobrecarga adicional envolvida, principalmente se considerarmos a dificuldade que está sendo acompanhar o mercado e ter um hardware poderoso aqui no Brasil (valorização do Dólar, apreciação do Real etc).

O VirtualBox já tinha um modo seamless há muitos anos (uns dez anos), mas eu tenho enfrentado problemas com ele no Windows 10 (o papel de parede do Explorer não desaparece), além de achar o desempenho do sistema operacional sofrível. Tudo o que eu preciso roda liso no meu Xeon velho, exceto o Windows 10 em VM.

Para quem nunca viu o VirtualBox em seamless, segue uma captura de tela do Windows XP e do Windows 2000 rodando. São duas VMs com rede interna apenas, sem acesso à Internet e sem bridge para enxergar e serem enxergadas por outros dispositivos da minha rede, o que ajuda a elevar a segurança, já que são versões velhas e sem suporte.

3 curtidas

@Dio será que vale um video neste assunto como “tutorial”?

4 curtidas

Acho que os devs irão trabalhar em algum esquema que torne desnecessário instalar o W10 e os apps nele… posso estar falando bobagem, mas algum tipo de conteiner que simule o ambiente Windows e permita instalar apenas o programa, o que já seria mágico!

1 curtida

E também faz um esquema de usar processos apenas do aplicativo e do que for necessário para funcionar, diferente do que muitos podem acabar achando, que rode como se estivesse realmente rodando uma VM cometa ora rodar o aplicativo.

Desta forma é bem viável e útil de se usar

Procurei no AUR por Winapp e nada…

1 curtida

Talvez amanhã já exista…

1 curtida

O desenvolvedor trabalha na Canonical com o WSL e não tem mostrado que esse é o caminho que o projeto vai seguir, até porque, isso exigiria um esforço hercúleo, similar ao dos projetos ReactOS (que é um sistema operacional completo) e o Wine (que é apenas um tradutor de APIs). A ideia do projeto é ir nessa direção seamless que eu apontei, para aumentar a transparência entre o que está rodando numa máquina virtual e o que está rodando nativamente no hospedeiro.

3 curtidas

Vamos com calma, temos que lembrar que o windows é proprietário,isso que impede muinta coisa!

3 curtidas

Uma grande novidade, parece promissor.

1 curtida

Eu instalei esta ferramenta para testar, realmente parece um projeto bastante promissor.
Devido a VM que executa em segundo plano tem um consumo considerável de memória, neste caso teria que ter pelo menos 8 GB. Como podem ver na minha máquina, fica com um overhead de CPU.

2 curtidas

Muito bom. Vou instalar e testar aqui também.
Levando em consideração que usa uma VM, até que tá bom. Mas pra quem tem CPU fraco não fica tão bom pelo visto

Muita gente entrou no entusiasmo e começou a dizer, desde bem antes do lançamento, que “o WINE morreu”, que “isso vai mudar tudo”… Bem, ninguém sabia exatamente do que se tratava, mas era muito cedo para fazer tais afirmações.

Me parece uma alternativa promissora para facilitar a execução do que não for possível rodar no WINE. Porque, em termos de desempenho, o WINE, que é apenas um tradutor, ainda é e continuará sendo a opção preferencial. São ideias completamente diferentes e complementares, e não concorrentes.

Para quem estava sonhando em usar para jogos, na VM tem a barreira do GPU Passthrough, fora todo o overhead. Não é simples.

2 curtidas

Estou testando, provavelmente teremos um vídeo sobre :slight_smile:

12 curtidas

Acho interessante a ideia, mas ao menos que consigam reduzir drasticamente o overhead de se ter uma máquina virtual de Windows 10 rodando em background, não acho uma alternativa viável a todos, o Wine ainda é mais vantajoso nesse sentido.

4 curtidas

Super apoiado

O que está me preocupando é a questão da licença. Isso seria legal do ponto de vista jurídico?

Me conforta ler isso, estou batendo cabeça, pois essa solução resolve em 99% a minha vida, o outro 1% um ovo do botafogo, uma pá e criatividade já resolvem, mas deixa isso pra próxima. Estarei aguardando ansiosamente um tutorial de instalação e uso no seu canal.

Obrigado por ouvir a comunidade!

1 curtida

Agora só falta fazer um snap e flatpak dessa aplicação

1 curtida

É legal como qualquer solução que envolve virtualização.

Por enquanto, é basicamente um script e um arquivo de chaves para o registro do Windows. Não acho que adianta muito, porque o usuário precisa criar a máquina virtual, instalar o Windows e aplicar o arquivo com as chaves do registro. Se o projeto ganhar maturidade e um frontend, provavelmente vai entrar nos repositórios usando formatos de empacotamento que respeitam a hierarquia do sistema-de-arquivos.