WII U e o Linux

Oi,
Eu queria emular no linux (Ubuntu 20.04) os jogos de WII U, pois o que tinha infelizmente morreu :pensive:. Pode ser muito odiado pela grande parte dos nintendistas, mas eu sempre gostei de jogar de jogar o meu Mario 3d World. Pesquisando pelos subúrbios do google, não encontrem nenhum emulador nativo de linux que não estivesse em fase beta. Só me aparecia CEMU, CEMU, CEMU e mais CEMU!!! Fiquei um pouco desiludido pois o linux é muito conhecido por ter uma alta gama de emuladores nativos, mas porque não tinha WII U se já tem de N. Switch??? Passado algumas horas lembrei-me do salva-vidas de muita gente o WINE. Baixei o Cemu, tentei executar e nem se atreveu a abrir. Já quase na milésima camada da deep web, encontrei que o Lutris tem compatibilidade com este tal de CEMU. Tive esperanças pois o lutris mesmo rodando pelo WINE tem uma versão alterada. Incrivélmente deu, ou pensava eu, abria a configuração de input, ia tudo abaixo CEMU e Lutris :pensive: :pensive:… Explorando as configs que o lutris deponibiliza, tinha um modo Janela que parece o Windows 95, e deu para deixar tudo pronto para jogar. Baixei a WII U comon key, as do Mario 3D World, a iso, e apareceu uma tela dizendo “LOADING SHEDERS” (shedres/shadows, não me lembro como se escreve mas é algo do genero) e começou a tocar a musiquinha clássica do mario. Mas onde está a imagem??? Resumindo tudo no lutris tudo dava (até para jogar) mas a imagem, tava nem ai para aparecer…

As minhas questões são:

1. A alguma forma de o cemu dar 100% ou 99 no Linux, contando com a necessidade de alterar o código fonte
  2. Existe algum emulador sem estar em beta nativo para linux.

Desculpem pelo testamento que escrevi, mas pode ser que com estes detalhes todos alguem consiga me ajudar de uma forma mais eficaz.

Posso estar errado, mas talvez o retroarch tenha o emulador de WiiU

1 Curtida

Pelo que vi o retroarch só tem WII original.

Não tem, e mesmo se tivesse, seria baseado nos emuladores open-source extremamente em beta, como o autor do tópico já disse. Infelizmente o Cemu chegou primeiro, comeu e está comendo praticamente todas as doações para o desenvolvimento de um emulador de Wii U. E várias vezes o desenvolvedor já disse que não vai dar o código fonte tão cedo.

A única opção é Cemu via Wine, e pelo visto a placa gráfica do cara não gostou.
Falando nisso, qual é sua placa gráfica? @Mota_a17319

É uma AMD R7 SERIES 265.

Eu Li vários comentários falando que as placas gráficas amd eram as melhores para emular WII U, mas no WINDOWS.

Consegui instalar e rodar o CEMU + Super Mario 3D World com uma AMD Radeon R5 M230 / R7 M260DX / Radeon 520 Mobile, usando esse script:

A instalação por terminal dele é:

wget -O ./cemutil.sh https://github.com/CEMULinux/cemutil/raw/master/cemutil.sh && chmod +x cemutil.sh && ./cemutil.sh -a

Depois de finalizar (leva um tempinho), ele vai jogar um arquivo LaunchCEMU na sua home, que com dois cliques inicia o CEMU.
Infelizmente meu hardware não é potente o suficiente pra aguentar a emulação de Wii U a 60 FPS, então só posso dizer “funciona”.

Aviso que tem que ter paciência nessa tela, ela significa que a placa gráfica está processando os gráficos a serem exibidos. Não sei se é porque a minha placa é muito ruim, mas tive que aguardar uns 20 segundos nela.

Edit: Também obtive sucesso no Lutris, e foi até melhor porque eles tem uma gambiarra que não tem no Wine oficial que permite usar Vulkan.

2 Curtidas

O Wii U é um videogame mal compreendido… Tenho um e adoro. Alguns dos melhores jogos já feitos pela Nintendo estão nele, e a qualidade gráfica não é nada mal!

@Capezotte Legal saber que tem como instalar o emulador! Vou testar aqui qualquer hora para ver como ficaria o desempenho. Afinal, teoricamente o computador poderia alcançar qualidade gráfica ainda mais alta.

Não sei, contudo, como fica a questão do Game Pad para quem joga no emulador. A experiência pode ficar prejudicada.

1 Curtida

Pelo que vi o CEMU tem uma opção que mostra numa janela separada o ecrã do Gamepad, e suponho que funcione com o clique do mouse o toque simulado no gamepad virtual.

EDITADO: Eu estive agora a jogar e nem é preciso ativar o modo que anteriormente falei, se clicar em sima do jogo com o mouse, faz de touch do gamepad

1 Curtida

SENSACIONAL!!!
Muito obg @Capezotte!!!
Na minha placa roda a 60fps cravado.
Nem aparece loading shedres ou shadows, acho que não vou saber nunca!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Mesmo muito obrigado :grin: :grin: :grin: :grin:

1 Curtida