Wifi Muito Lento no Debian10

Olá a todos!

Sou usuário iniciante e após usar o Ubuntu como meu sistema principal por um bom tempo resolvi migrar para o Debian. Logo na instalação já enfrentei problemas com o wifi, mas com uma pesquisa rápida consegui resolver (aquele problema bem comum no Debian com firmware NON FREE).

Agora o wifi está funcionando, porém muito lento chegando só a 20mb, sendo que meu plano é de 200mb.

No Ubuntu funcionava normalmente e no Fedora (que está em dual boot com o Debian) tb.

Rodando o comando lspci -nnkd::0280 nas 3 distros notei que no Ubuntu e no Fedora aparece a informação ‘DeviceName: WLAN’ que não aparece no Debian, o restante está igual.
Será que este pode ser o problema?

Alguém já passou por isso?

Agradeço desde já

Olá, @DavidClepf!

Cara, eu tive esse mesmo “problema” com o Ubuntu 20/Mint 20. No Ubuntu 18/Mint 19 a rede 2.4GHz funcionava perfeitamente, e chegava a ~240Mbps, já nas versões mais novas fica em 20~30Mbps. Tentei um monte de coisas, e até postei uma tópico no reddit oficial do Mint, mas não consegui nada. Fiz todas essas comparações que você fez, e não vi nada significativamente diferente.

Porém, percebi que usando o 5GHz o problema é resolvido. Eu sei que não é o ideal por causa do alcance do sinal, especialmente se entre o PC e o roteador tenha muitas paredes/armários, mas é uma solução viável que eu tenho usado há algumas semanas sem problema. Então, fica a minha sugestão de tentar usar a rede 5GHz. Se não funcionar, ai pode ser algum problema do driver mesmo.

Olá @brunonzanette,

O problema é o mesmo tanto no 5GHZ quanto no 2.4GHZ. Continuo pesquisando, mas pelo jeito não tem solução.

Muito obrigado pela ajuda.

1 curtida