Wifi lento várias distros

Pessoal, tenho um note da Lenovo (IDEAPAD L340 GAMER), que possui uma placa wifi DUAL BAND 1365 com Bluetooth. Já tentei diversas distros, Fedora, Ubuntu, PopOS, Manjaro, OpenSuse, Mint, porém o wifi fica no máximo com 50% da performance do Windows (está em dual boot e batento 195 ~ 200mb). Minha internet é de 200mb e nas medições, em qualquer uma das distros acima, fica entre 45 e 50mb… já tentei o lance de alterar DNS, atualizar com o Firmware da Intel, mas nao consigo resolver isso. Minha rede está dividida em 2.4ghz e 5ghz… na rede 2.4ghz há uma pequena melhora: fica entre 50 e 60mb…

Alguém consegue me ajudar? Vlw…

Estou com o mesmo problema, só que meu notebook, hoje, pegou 15 mega, sendo que a internet também é de 200 mega. No meu caso, meu notebook não é um Lenovo Gamer, mas mesmo assim, está muito abaixo

Tem que ver seu notebook tem suporte a 5 ghz ? se ele não tive vai ta operando na frequência de 2.4 ghz e essa frequência só vai até 60 megas

O notebook não pferece suporte à 5GHz. Minha internet é de 200 mega e o notebook mal chega a 30 mega

Eu tenho um notebook que só reconhece a rede 2.4Ghz CCE e bate em torno do que disse, o que é normal no meu caso por exemplo, porque essa frequência de fato é limitada. Agora quando faço teste no modo cabeado funciona normalmente e reconhece toda a velocidade