Wifi extremamente lento em vários distros

Bom dia pessoal.
Testei Mint, Fedora, Pop_OS! e Ubuntu na minha máquina Dell.
Ela não passa de 35mb/s em nenhuma distro. No Windows consigo cerca de 300mb/s.
Testei algumas soluções que achei mas nenhuma deu certo.
Sabem o que pode ser?

*-network                 
       descrição: Interface sem fio
       produto: QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter
       fabricante: Qualcomm Atheros
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:06:00.0
       nome lógico: wlp6s0
       versão: 01
       serial: 70:77:81:d5:db:c5
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=ath9k driverversion=6.0.6-76060006-generic firmware=N/A ip=192.168.68.106 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
       recursos: irq:18 memória:f7100000-f717ffff memória:f7180000-f718ffff
1 curtida

Olá @JulioMarin, tudo bem contigo?

Você observou lentidão na conexão ou apenas a unidade de velocidade está chamando a atenção? Antes de fazer complicados testes de driver, dá uma conferida se o Windows não está medindo em “mbps” (mega bits por segundo" enquanto o Linux está medindo em “Mb/s” (mega bytes por segundo).

:vulcan_salute:

Valeu meu caro.
Notei um desempenho um pouco inferior na navegação.
Assim que chegar em casa testarei e vou reparar na unidade de medida. Os testes foram feitos pelo próprio Google, Nperf e SpeedTest.
Grato!

1 curtida

Ambos em Mbps
O da esquerda com Windows e da direita com Pop OS
Medidos um após o outro na mesma rede

1 curtida

Com base nisso, estou considerando que os dois notebooks possuem exatamente o mesmo hardware. Ao menos, o chip wifi é o mesmo nos dois casos.

Certo?

Não são, acredito que o da esquerda com Windows tenha capacidade de 300mb e o da direita com Linux 150mb de rede.
Mas o da esquerda “perde” 20% e o da direita cerca de 70%

De acordo com as informações que você forneceu o chip do notebook com Linux possui velocidade máxima conforme a tabela abaixo. Então, ele não vai conseguir alcançar o máximo de velocidade que seu roteador oferece.

• 72.2Mbps for 20 MHz channels
  • 150 Mbps for 40 MHz channels

A velocidade que você está reportando, está condizente com o primeiro cenário. O primeiro passo para um bom diagnóstico é checar se o hardware entrega o que estamos esperando, comparar o desempenho de duas máquinas totalmente diferentes não é uma boa base.

1 curtida

72.2Mb entregando 41? Será que tá certo?
E tem como ativar no notebook 40mhz ou isso é configuração do roteador?
Obrigado desde já! Desculpa o leigo aqui kkk

Raramente o upload é igual ao download, sugiro dar uma pesquisada no Google sobre o modelo específico do notebook para tentar encontrar otimizações mais específicas.

1 curtida

Vou pesquisar, obrigado! É que não tinha visto até hoje o upload ser maior que o download kkkkk

Pessoal, achei a solução!
Estava usando um mouse bluetooth, e parece que ele estava dando conflito ou roubando minha banda kkkk desgramado!
Assim que desconectei o mouse bluetooth, voilá! A velocidade dobrou.
índice

2 curtidas

Olá @JulioMarin, só para esclarecer: não se trata de um “defeito” e sim de uma característica destes chips com várias funções que compartilham os mesmos recursos.

Obrigado amigo, me deixou desencanado kkkkk

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.