Wifi desaparece aleatóriamente

Pessoal… estou com o seguinte problema:
em um notebook Asus S400C, a conexão wifi simplesmente desaparece. Não detecta nenhuma rede. Mesmo com a combinação fn+F2 (que nesse note desabilitaria a wifi), não reativa de modo algum.

O hardware wifi:
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)

Sistema:
Linux Mint 19.2 - 4.15.0-65-generic

Fica o ícone de perda de conexão e ao clicar sobre não é exibida a opção “Sem fio” com o botão ativar/desativar
rede_screenshot_1

Ou seja, a lista de redes não é mais exibida.

Solução: reiniciar o note restabelece a rede/conexão sem problemas.

Mas, a ideia não é reiniciar cada vez que parece perder a configuração·

Editando: em algumas pesquisas, verifiquei que tem pessoas sugerindo substituir a controladora wifi desse modelo de notebook, justamente por não atingir boa velocidade e pela instabilidade. Vou aguardar alguns comentários e, se for ocaso, pesquisar uma nova controladora, de outra marca/modelo que, talvez, seja mais estável do que essa Atheros.

Olá @elviolmp tudo beleza?

Tudo indica que esse chip Wifi é um daqueles problemáticos, veja se as dicas desse link aqui te ajudam.

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Rede-Wireless/Problema-com-placa-Atheros-AR9485-Wireless

1 Curtida

pois é… eu havia aberto outro post sobre a performance da wifi desse note… até acessei esse mesmo tópico sugerido, apliquei algumas dicas, porém,ele continua com esse sintoma de parecer se desligar do nada.
É bem provável que seja essa placa mesmo.
Já andei pesquisando alguns modelos para substituir, como “Wifi 5ghz Intel Dual Band” da Intel, entre outras marcas.
Mas, por fim, creio que eu compre uma dessas “mini wifi” e faça a substituição.

Eu tinha um problema parecido, só consegui resolver depois que troquei o firmware do meu roteador, instalei o DDWRT.

Estou com o mesmo problema. Desde o Ubuntu 18.04LTS.

Meu modelo do Wi-fi é esse Atheros também! Não queria trocar, tem que haver uma solução.

O DD-WRT não suporta o meu TP-Link TL-WR841HP.
Estou pensando em trocar, quando po$$ível, trocar por um DualBand, algo como um “TP-LINK Archer C60”, embora, um dos modelos da TP-Link compatíveis seja o " TP-Link Archer C9 (AC1900)".

Confere se não tem suporte no OpenWRT.

para o “C60” o OpenWRT tem suporte!
Mas, antes, ainda penso em substituir a mini-placa wifi do note, por uma intel, visto que vi alguns relatos de uma melhora significante na conexão e comunicação de dados.

É, cada caso é um caso, não posso dizer com toda certeza que trocar o firmware do seu roteador vá resolver algo, mas no meu caso, eu resolvi dessa forma.

1 Curtida

Bom dia… depois de muito tempo, finalmente comprei e substituí a placa wifi do notebook por uma “Intel Dual Band Wireless-ac 7260hmw”.
Nos primeiros testes que fiz, a velocidade normalizou.
Agora vou aguardar para ver se não cai como acontecia com a Atheros.
Resumindo, foi perceptível a diferença entre o hardware, sendo essa Intel, bem melhor.

1 Curtida

Como você está com o Kernel 4.15 LTS ainda, tente usar o gerenciador de drivers do Mint e atualizar para o 5.3, veja se surte algum efeito.

opa… valeu pela dica… nem tinha pensado em atualizar o Kernel… vou sistema o comportamento do sistema, se for o caso, então faço a atualização do Kernel.

1 Curtida