WiFi da faculdade bloqueia acesso SSH

Olá pessoal.

Eu não consigo entender o motivo da minha faculdade não permitir o acesso via SSH, o mais estranho de tudo é que na faculdade tem alguns laboratórios com PC (windows) com internet cabeada e neles eu consigo fazer acesso SSH normalmente usando o putty ou o mobaxterm, mas no wi-fi nem pelo meu Android (usando o app juicessh) nem pelo meu notebook (Ubuntu 19.10) eu consigo.

Eu uso bastante o ssh pra centralizar minhas coisas, venho estudando python, entre outras frameworks, e já centralizando tudo em um pequeno servidor que deixo em casa pra facilitar.

Então ficaram 2 questionamentos:

  1. Pq a faculdade bloquearia o acesso SSH? (Ainda não liberando vira cabo em laboratórios)

  2. Será que consigo “burlar” isso?

PS: uma curiosidade é que na rede wi-fi da faculdade não funciona o app do Spotify tbm. Tudo funciona, YouTube, Facebook, até sites de Torrents, mas o Spotify não. O que me leva a acreditar que tanto o bloqueio do SSH quanto a do Spotify não seja nenhuma “política de segurança” mas sim alguma falha de algum protocolo na rede da faculdade.

1 curtida

O acesso pode ser bloqueado por diversos motivos, principalmente por identificarem possíveis brechas, as quais poderiam ser utilizadas para invasão da rede interna da instituição (liberação de porta e protocolos) e, um outro pronto, acesso a conteúdo não interessantes por parte do corpo estudantil, visto que poderiam acessar quais quer conteúdos, até mesmo destinados a maiores (o que pode denegrir a imagem da instituição).

Não tem alguém para ser mais preciso do que a própria instituição, seria interessante questionar alguém do grupo de informática, acredito que saberia informar com mais precisão ou um professor, por saber as regras do corpo docente.

Não recomendo burlar, além de poder ser passível de uma punição e/ou, dependendo da situação, pode abranger margens a um processo judicial.

3 curtidas

Confira as restrições. Acredito que pela política de acesso pelo WI-FI ser menos restritiva (qualquer dispositivo pode se conectar) há muito mais regras de firewall. Provavelmente a rede dos laboratórios tem filtragem MAC e câmeras, então em qualquer incidente há como identificar o responsável. Já pelo wi-fi não seria tão fácil.

Acho que estão filtrando o tráfego para a porta padrão do ssh (22), mas permitindo para as portas http e https (80 e 443). Se você configurar a porta de acesso do seu servidor caseiro para 80, há chances de conseguir acessá-lo.

Certa vez na casa da minha mãe também era bloqueado o acesso às outras portas que não fossem 80 e 443, então não conseguia acessar o computador em casa. Daí eu configurei o roteador para encaminhar a porta 443 para a 3389 do meu computador. Funcionou por um tempo.

3 curtidas