Wi-Fi (iwlwifi) - Debian 11

Olá.

Eu fiz a aquisição de um laptop Dell Latitude E7270, e após instalar o sistema operacional GNU/Linux Debian 11, o wi-fi não funciona, exibindo a mensagem de que “não há adaptadores wireless”. Fiz então, os seguintes passos para tentar identificar e corrigir o problema:

• Verifiquei qual o detalhe da placa:

$ lspci -nnkd::280
01:00.0 Network controller [0280]: Intel Corporation Wireless 8260 [8086:24f3] (rev 3a)
  Subsystem: Intel Corporation Wireless 8260 [8086:0050]
  Kernel driver in use: iwlwifi
  Kernel modules: iwlwifi
  • Eu fiz a instalação do firmware-iwlwifi que estava ausente. Entretanto, quando o sistema é reiniciado, o wi-fi não funciona; e, procurando um pouco pelos fóruns, li que isso poderia estar relacionado com algumas “opções do driver iwlwifi”.

• Eu peguei então uma dessas “opções” que estavam sugeridas no fórum, que é esta:

sudo lsmod | grep -o -e ^iwlmvm -e ^iwldvm -e ^iwlwifi | xargs sudo rmmod && sleep 3 && sudo modprobe iwlwifi swcrypto=1

• Fiz isso em paralelo com dmesg | grep iwlwifi para fazer o debug, conforme imagem:

1. Rodando dmesg logo após inicialização do sistema, eu vejo apenas as mensagens de erro.

2. Então rodo aquela linha de comando que descrevi acima, e verifico com dmesg novamente, e as mesmas mensagens são exibidas.

3. Rodo aquela mesma linha de comando pela segunda vez, e o wi-fi volta a funcionar normalmente, com algumas mensagens diferentes.

• Eu tentei criar um arquivo /etc/modprobe.d/iwlwifi.conf com várias opções do driver, mas nenhuma combinação funciona:

Eu não estou certo sobre o motivo do wi-fi não funcionar, e carregar apenas depois de executar algumas vezes aquela linha de comando que apontei acima. Alguém poderia me dar um apoio?

Estou usando: 5.10.127-1 (stable)
Link do fórum que vi o comando: https://archived.forum.manjaro.org/t/sometimes-the-wifi-fails-to-start-with-message-iwlwifi-probe-failed-with-error-110/151805

Obrigado;
Gabriel Quintana.

Quando vc diz que o wifi não funciona, vc quer dizer que ele não levanta o módulo ou levanta mas não conecta a rede? Pergunto isso porque tive um problema semelhante em que não conectava a rede, daí fui ver, os adaptadores wifi dos novos notebooks dell só funcionam com 5.8GHz “AC”.
Tive que ativar a rede de 5.8 do meu roteador e aí funcionou.
Quem sabe…

Crie o arquivo/etc/modprobe.d/iwl.conf e adicione:

options iwlwifi 11n_disable=1 swcrypto=0 bt_coex_active=0 power_save=0
options iwlmvm power_scheme=1 
options iwlwifi d0i3_disable=1 
options iwlwifi uapsd_disable=1 
options iwlwifi lar_disable=1

Recomendo pesquisar o que é cada configuração

Eu tento usar um kernel mais novo sempre quando da algum erro assim. Debian uso o 5.16 no backports.

Olá, @swatquest !

Eu criei o arquivo, e mesmo assim, o wi-fi não funciona após reinicialização do sistema:

┌─[gabriel@debian]─[~]
└──╼ $ sudo dmesg | grep iwlwifi
[sudo] password for gabriel: 
[    7.408517] iwlwifi: unknown parameter 'd0i3_disable' ignored
[    7.408520] iwlwifi: unknown parameter 'lar_disable' ignored
[    7.408972] iwlwifi 0000:01:00.0: enabling device (0000 -> 0002)
[    9.678264] iwlwifi 0000:01:00.0: Couldn't prepare the card
[    9.681046] iwlwifi 0000:01:00.0: Exit HW not ready
[    9.681422] iwlwifi: probe of 0000:01:00.0 failed with error -110
┌─[gabriel@debian]─[~]
└──╼ $ cat /etc/modprobe.d/iwl.conf 
options iwlwifi 11n_disable=1 swcrypto=0 bt_coex_active=0 power_save=0
options iwlmvm power_scheme=1 
options iwlwifi d0i3_disable=1 
options iwlwifi uapsd_disable=1 
options iwlwifi lar_disable=1

Rodando aquela primeira linha que descrevi na primeira mensagem algumas vezes, o wi-fi volta a funcionar.

Ok

Vc executa
iwlwifi swcrypto=1

Crie o arquivo e adiciona

/etc/modprobe.d/iwl.conf

options iwlwifi 11n_disable=1 swcrypto=1  bt_coex_active=0 power_save=0

Reinicie e veja se funciona

Boa noite.

Isso também não funcionou. Os logs eram os mesmos.

Entretanto, procurando um pouco mais, li que isso poderia estar relacionado com o firmware também; então entrei no site da Intel e baixei a versão mais recente (iwlwifi-8000C-13.ucode) e coloquei-o em /lib/firmware;

Além disso, eu também adicionei o backports no meu repositório, e fiz a atualização do kernel para 5.18.0-0 via Synaptic.

E bem, agora o wi-fi funciona normalmente sempre, sem precisar daquele “script” e sem precisar de qualquer arquivo de configuração em /etc/modprobe.d/. O único ponto ruim, é que não tenho certeza se isso estava mais relacionado com a etapa que mencionou do firmware (baixar um novo) ou com a etapa de atualizar o kernel.

Por esses logs, eu acredito que seja relacionado ao firmware.

O que você acha?

1 curtida

Você usou qual ISO do Debian? Existe a ISO com os firmware non-free já instalados. É só uma curiosidade.

https://cdimage.debian.org/cdimage/unofficial/non-free/cd-including-firmware/11.4.0-live+nonfree/amd64/iso-hybrid/

Eu usei a ISO normal (netinsto).

Mas, fiz o download do firmware recomendado para o meu adaptador: firmware-iwlwifi. Tanto que, quando rodava o “script” com as opções de modprobe e rmmod, o wi-fi funcionava normalmente.

O que eu não chequei, e penso que pode estar relacionado - de alguma maneira - é que a versão do firmware incorporado no pacote firmware-iwlwifi poderia estar “quebrada” ou antiga demais.

Inclusive, por curiosidade:

Este é o pacote a qual eu fiz o download:

Meu adaptador é:

01:00.0 Network controller [0280]: Intel Corporation Wireless 8260 [8086:24f3] (rev 3a)

E, esses são os arquivos compatíveis com essa placa, que estão em /lib/firmware:

iwlwifi-7265D-29.ucode STLC2500_R4_00_03.ptc
iwlwifi-8000C-13.ucode STLC2500_R4_00_06.ssf
iwlwifi-8000C-22.ucode STLC2500_R4_02_02_WLAN.ssf
iwlwifi-8000C-36.ucode STLC2500_R4_02_04.ptc
iwlwifi-8265-22.ucode tdmb_nova_12mhz.inp

Esse iwlwifi-8000c-13.ucode foi baixado manualmente por mim, e colocado também manualmente nessa pasta.

Resumindo; eu percebo que, mesmo tendo baixado o firmware non-free recomendado, o firmware específico desse adaptador ainda era ausente. O que você acha?