Webcam Cube mix plus

galera tenho um tablet 2 em 1 la da china porem as cameras so funcionam no windows com os drives que vem instalados. nunca consegui fazer funcionar em qualquer Linux . as cameras sao OV2680 e OV5648 alguem pode me ajudar

Qro fazer funcionar no Linux. De preferência Manjaro

O drive para OV2680 já está presente no kernel desde julho do ano passado (como pode ver aqui), agora o drive OV5648 não está presente, existe só o OV5647.

Se o drive OV2680 está presente no código fonte do kernel, provavelmente esse drive não está sendo construído, para checar, verifique a pasta /usr/lib/modules/4.xx.xx-1-MANJARO/kernel/drivers/media/i2c (troque os xx pela versão do seu kernel).

Se não houver o drive nessa pasta, você teria que compilar ele, ou ir até o fórum oficial do Manjaro e pedir suporte para o mesmo.

Saudações.

como voce pode ver nao tem o drive aqui. vc conhece alguma distribuicao q possa ter? ou q seja mais facil de compilar?

nao seria essa compilacao?

Eu aconselho você ir no fórum oficial da distribuição que deseja utilizar e pedir suporte, pois o drive de uma das câmeras está presente na fonte do kernel, mas não está configurado para ser compilado.

Não aconselho tentar compilar manualmente se você não ter certeza sobre o que está fazendo.

Saudações.

Obrigado pela atenção. Pelo q descobri o Mageia 6 tem suporte. Vou baixar a ISO e testar. Depois vez com qual sistro vou ficar