Wayland pode substituir o V-sync nos jogos?

o v-sync serve para não ter tearing nos jogos não é? então em um sistema com wayland ele seria inutil? ou ele faz alguma coisa que o wayland não faz nos jogos?

0 Likes

V-Sync = input lag

Em jogos competitivos deve-se jogar com o V-Sync desligado, forçar V-Sync em jogos através do servidor gráfico seria uma péssima ideia.

0 Likes

Oh, que rápido, mas minha duvida é, eu joguei alguns jogos no wayland e percebi que ele remove as tearing, porem diminui os fps dos jogos nas partes que tive tearing no Xorg, e como acho que o v-sync serve para remover tearing dos jogos, se estiver usando wayland, ativar o v-sync seria algo inútil não? tem algo que o v-sync faz mais que o wayland não faz?. mas entendo que isso não é muito bom para jogos competitivos, e isso me tras mais dúvidas sobre o futuro do wayland.

0 Likes

Se você tem tearing no X.Org e não tem tearing no Wayland isso significa que o Wayland está sincronizando os quadros com a taxa do monitor, nesse caso ativar V-Sync nos jogos aumentaria ainda mais o input lag e não traria nenhum benefício.

0 Likes

Uma dúvida, emerson. O Wayland está de fato sincronizando os quadros com a taxa do monitor (Monitor 60Hz = Jogo a 60fps) ou, apesar de está eliminando tearing, ele não está segurando o fps ?

0 Likes

Sua pergunta conseguiu resolver minha duvida, excelente! quando não estou com v-sync ativado tanto no waylando quanto no X o jogo não mantem a taxa de quadros igual a frequencia do monitor, sem o v-sync os fps ficam la na casa dos 100.

Isso de segurar o fps no 60 é bom porque para uma placa de video que consegue rodar um jogo com mais quadros que a taxa de frequencia do monitor ela não iria gerar quadros extras e iria trabalhar menos. Eu pensava que o v-sync só servia para não dar alguma anomalia da imagem, (como tearing), pelo que pude ver o wayland consegue evitar essas anomalias ele mesmo, mesmo sem sincronizar a taxa de fps com o monitor. É isso mesmo?, ou me enganei em algo?

Vou marcar como resolvido.

0 Likes

A única forma de sincronizar quadros a uma taxa diferente do monitor é com as tecnologias FreeSync e G-Sync, do contrário não será possível.

Reduzir seu FPS não é necessariamente algo bom, uma taxa maior de quadros resulta em um input lag menor, CS:GO é um exemplo clássico, quanto maior for a sua taxa de quadros mais fluído o jogo roda, CS:GO é completamente injogável com V-Sync ativado. Uma taxa maior de quadros também reduz o tearing.

1 Like