Wayland no Ubuntu

Oi! Recetemente eu instalei o Ubuntu 21.04 no meu notebook em dualboot com o windows, fiquei sabendo que nessa versão é utilizadado o wayland por padrão, mas no meu isso não aconteceu, na verdade eu não tenho nem a opção de trocar, será que é por causa do hardware?

Meu note tem uma placa de vídeo da nvidia, GeForce mx 110 e um processador intel i7 de 8 geração

É por causa dos drivers proprietários da Nvidia.

“Not everyone will be excited about this switch, especially Nvidia users.”

Sources: Ubuntu 21.04 Will Use Wayland By Default - OMG! Ubuntu

Você está certo, o problema é sua placa NVIDIA

Quando você instalou o driver o sistema desativa o Wayland, porque a NVIDIA não dá suporte adequado

Com o driver 470 a NVIDIA está prometendo um melhor suporte

1 curtida

Talvez você possa usar caso faça o switch para o chip integrado de vídeo da intel, mas isso ai é só uma soposição minha, visto que está fora de meu escopo de conhecimento.
Tenta fazer um sudo prime-select intel e reiniciar o PC para ver se dá de entrar com o Wayland.

Vida longa e próspera :lizard: :vulcan_salute:

Funciona mas como eu gosto de jogar eu não posso deixar de usar a placa da nvidia :stuck_out_tongue:

2 curtidas

Bom potno, mas quando for usar somente para tarefas básicas, usar o libre office por exemplo, é mais jogo ficar na gráfica integrada da Intel para consumir menos energia.

As placas da NVIDIA mais atrapalham do que ajudam no Linux, meu próximo PC será full AMD.

Tá usando o Kubuntu?
Arriscado, mas, tenta usar o ppa para deixar o mesa sempre no mais recente. Como uso o openSUSE Leap, o melhor caso para mim seria ter uma gráfica da Nvidia…