Wayfire no Debian 12

Caríssimos amigos, saúdo-vos.

Meus caros, instalei o Debian 12 com o Gnome.

Posteriormente instalei o Wayfire Window Manager. Após o reboot, escolhi o wayfire, mas a única coisa que vejo é um plano de fundo cinza (padrão do Gnome) e o ponteiro do rato. Mainada!

Posteriormente ainda instalei os seguintes: waybar, wofi, tofi e algumas bibliotecas que aparentemente faltavam, mas a situação não mudou. Portanto, a minha pergunta é:

O que falto fazer para ter o Wayfire trabalhando devidamente?

Desde já agradeço quaisquer ajudas que me possam dar.

Cptos!

1 curtida

Olá @Champignon, tudo bem contigo?

Agora você precisa configurar o ambiente do jeito que preferir. Esses TWM geralmente vêm com configurações mínimas ou até mesmo, nenhuma configuração na maioria das distros.

O fato de ter carregado uma tela quase vazia significa que está funcionando, agora o resto é com você. :grin:

Sugiro pesquisar por “Wayfire dotfiles” para encontrar alguns exemplos de configurações compartilhados pelos usuários.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Muito obrigado Edd por me responder. Mas, Edd, fui na wiki do wayfire.org, vi lá como abrir um terminal e quando executei um Super + Enter, nada! Também executei um Super + Shift + Enter para abrir o wofi e também nada! Nenhum dos atalhos de teclado funcionam. Como é que o vou configurar se sequer tenho acesso ao terminal? Estou mais perdido que cego em tiroteio!

P.S.: Posso fazer as configurações pelo Gnome?

As distros nem sempre trazem uma configuração padrão igual ao do projeto oficial. Pode usar outro ambiente para configurar sem problemas, é só colocar os arquivos no lugar certo e depois testar em outra sessão.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Você provavelmente tem que copiar algum arquivo que esteja em usr ou etc para algum lugar na pasta .config. A partir daí você edita ele para ter as barras e todo o resto. Se estivesse fazendo uma nova instalação você poderia fazer as devidas configurações a partir do tty, mas como você tem o gnome é mais fácil configurar por lá.

1 curtida

Eu dei uma pesquisada sobre o wayfire porém é meio difícil de ver conteúdo sobre ele então na época desisti. Se eu fosse você faria um pendrive com o garuda linux wayfire ou alguma outra distro, dava boot nele e observaria as ferramentas que trás para captura de tela, bloqueio de tela, terminal, barra de status… e copiaria as configurações do modo live para o seu debian.

1 curtida

Olá, Luloso.

Deste-me uma grande ideia, pois até tenho, sim, uma iso do Garuda Wayfire numa pen e vou dar um boot nele e enviar os ficheiros via e-mail para mim mesmo :wink:
Se der certo, marco a tua bela dica como solução.

Luloso, procedi como disseste, copiei alguns ficheiros do Garuda wayfire e colei-os nos endereços correspondestes; surgiu uma barra meio desconfigurada e o botão Super passou a funcionar, mas não consegui abrir nenhuma aplicação.
Bem, eu desisti e desinstalei o wayfire.
Quando eu encontrar um guia passo-a-passo ensinando como configurar aquilo, se calhar, volto a testá-lo.
Obrigado pela ajuda, Luloso.

O problema é que provavelmente você instalou apenas o Wayfire, e essas dotfiles que você importou linkam programas que não estão instalados. Por exemplo, se lá nos dotfiles do Wayfire uma keybinding está definida para abrir o Alacritty (terminal), mas você não tem o Alacritty instalado, ele não vai fazer nada.

1 curtida

Isso vai sempre acontecer pelos seguintes motivos:

• você precisa instalar a nerd font que esta configurada no arquivo de configurações
  • as keybinds são configuradas para programas específicos, ou você substitui pelo que você usa ou instala os que não tem.

Se você desistiu assim tão fácil, é melhor não mexer com WM ou TWM. Porque mesmo você pegando dotfiles com tudo configurado, você ainda terá que fazer modificações para adaptar ao seu uso e instalar coisas que você não tem.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.