Posteriormente instalei o Wayfire Window Manager. Após o reboot, escolhi o wayfire, mas a única coisa que vejo é um plano de fundo cinza (padrão do Gnome) e o ponteiro do rato. Mainada!
Posteriormente ainda instalei os seguintes: waybar, wofi, tofi e algumas bibliotecas que aparentemente faltavam, mas a situação não mudou. Portanto, a minha pergunta é:
O que falto fazer para ter o Wayfire trabalhando devidamente?
Desde já agradeço quaisquer ajudas que me possam dar.
Agora você precisa configurar o ambiente do jeito que preferir. Esses TWM geralmente vêm com configurações mínimas ou até mesmo, nenhuma configuração na maioria das distros.
O fato de ter carregado uma tela quase vazia significa que está funcionando, agora o resto é com você.
Sugiro pesquisar por “Wayfire dotfiles” para encontrar alguns exemplos de configurações compartilhados pelos usuários.
Muito obrigado Edd por me responder. Mas, Edd, fui na wiki do wayfire.org, vi lá como abrir um terminal e quando executei um Super + Enter, nada! Também executei um Super + Shift + Enter para abrir o wofi e também nada! Nenhum dos atalhos de teclado funcionam. Como é que o vou configurar se sequer tenho acesso ao terminal? Estou mais perdido que cego em tiroteio!
As distros nem sempre trazem uma configuração padrão igual ao do projeto oficial. Pode usar outro ambiente para configurar sem problemas, é só colocar os arquivos no lugar certo e depois testar em outra sessão.
Você provavelmente tem que copiar algum arquivo que esteja em usr ou etc para algum lugar na pasta .config. A partir daí você edita ele para ter as barras e todo o resto. Se estivesse fazendo uma nova instalação você poderia fazer as devidas configurações a partir do tty, mas como você tem o gnome é mais fácil configurar por lá.
Eu dei uma pesquisada sobre o wayfire porém é meio difícil de ver conteúdo sobre ele então na época desisti. Se eu fosse você faria um pendrive com o garuda linux wayfire ou alguma outra distro, dava boot nele e observaria as ferramentas que trás para captura de tela, bloqueio de tela, terminal, barra de status… e copiaria as configurações do modo live para o seu debian.
Deste-me uma grande ideia, pois até tenho, sim, uma iso do Garuda Wayfire numa pen e vou dar um boot nele e enviar os ficheiros via e-mail para mim mesmo
Se der certo, marco a tua bela dica como solução.
Luloso, procedi como disseste, copiei alguns ficheiros do Garuda wayfire e colei-os nos endereços correspondestes; surgiu uma barra meio desconfigurada e o botão Super passou a funcionar, mas não consegui abrir nenhuma aplicação.
Bem, eu desisti e desinstalei o wayfire.
Quando eu encontrar um guia passo-a-passo ensinando como configurar aquilo, se calhar, volto a testá-lo.
Obrigado pela ajuda, Luloso.
O problema é que provavelmente você instalou apenas o Wayfire, e essas dotfiles que você importou linkam programas que não estão instalados. Por exemplo, se lá nos dotfiles do Wayfire uma keybinding está definida para abrir o Alacritty (terminal), mas você não tem o Alacritty instalado, ele não vai fazer nada.
Isso vai sempre acontecer pelos seguintes motivos:
você precisa instalar a nerd font que esta configurada no arquivo de configurações
as keybinds são configuradas para programas específicos, ou você substitui pelo que você usa ou instala os que não tem.
Se você desistiu assim tão fácil, é melhor não mexer com WM ou TWM. Porque mesmo você pegando dotfiles com tudo configurado, você ainda terá que fazer modificações para adaptar ao seu uso e instalar coisas que você não tem.