W10 quebrou o grub — Instalação Nova ou Solução?

Contexto

Tive que instalar o W10 (Windows 10) na minha máquina pessoal (Ubuntu 24.04) para participar de uma prova usando ProctorU, para facilitar o serviço, escolhi colocar o W10 no HDD e manter o Ubuntu no SSD. Porém, após a instalação do W10, o Ubuntu não boota de jeito nenhum.

Posso retirar o HDD (fisicamente) ou ofuscá-lo na BIOS e ainda assim, ele não boota para o Ubuntu nem sob reza braba. Tentei reinstalar o grub em um pequeno bloco que aloquei no SSD (512MB partição FAT32) e ainda assim não tive sucesso.

O que tentei fazer

• Baixar Grub2Win para tentar corrigir a questão (nada mudou, mesmo com partição específica para isto, ignorando o BitLocker ou até desativando ele);
  • chroot para entrar no meu nvme e reinstalar/dar update no grub;
  • Corrigir ordem da BIOS (esse foi um dos primeiros passos em todos os casos);
  • Remover Secure Boot, Fast Wakeup e toda possível maracutaia que fizesse com que o W10 fosse prioridade;

Meu objetivo seria tentar corrigir isso, esse meu Ubuntu possuí um setup para desenvolvimento bem específico, possuo alguns projetos rodando em produção com pequenas mudanças locais não-versionadas, sei que é possível fazer backup das mesmas e passar para outro HDD para fazer a instalação limpa, mas queria saber se é possível solucionar sem ter de refazer tudo do zero primeiramente.

E sim, eu precisava mesmo instalar o W10, a plataforma não me permitia fazer a prova em qualquer outro OS fora W10 ou MacOS.

Se eu falar: – “A solução é deletar o Wndows” – vocês vão achar que eu tou zoando.

Bom… Não deixa de ser “meio” zoeira – mas também é a solução mais completa e definitiva.

O problema é que você fez dual boot inverso. Geralmente quando se faz dual boot, instala o Windows primeiro e depois o Linux, pois o Linux vai sobrescrever o bootloader com o Grub que vai funcionar para Windows e Linux.

Acredito que a melhor opção vai ser dar boot pelo Ventoy. Se você configurar ele certinho, ele vai procurar o que pode dar boot no computador e inciar, ai de dentro do Ubuntu você restaura o grub

Primeiramente e acima de tudo, obrigado pela resposta!

Essa também foi uma das coisas que tentei fazer, fosse com Rufus ou Ventoy, para bootar em um Live USB com o Ubuntu para usar a opção “Try Ubuntu” e ai via terminal corrigir todos os problemas de mount, reinstalação do grub e etc…

Fiz um passo-a-passo extenso para tentar corrigir a montagem dentro do HDD e outra dentro do SSD, mas não obtive sucesso.

Esqueci de colocar alguns detalhes, mas os últimos resultados que tive foram:

Com o HDD ofuscado na BIOS ou removido fisicamente:

• Computador liga porém para na seleção de boot (Ubuntu ou NVME). Qualquer uma das opções da reboot e ficamos nesse loop;
  • Após criar outra partição específica para o grub no SSD, a tela de seleção de boot é pulada, caindo num reboot de Reset System infinito (Esc, F1 e F12 fazem suas respectivas ações sem problema);

Com o HDD não ofuscado:

• Mesmo com Ubuntu ou NVME na 1° posição, o boot é direto no Windows;
  • Não existe tela de GRUB para nada;

Infelizmente, eu ainda preciso ficar com o W10 na máquina, já que tenho a necessidade de fazer outras avaliações na plataforma do ProctorU, porém o mais intrigante é, há dois meses atrás, instalei o W10 da mesma forma e não passei por nenhum destes problemas. Mas removi ele por não ter previsão da prova naquela época.

Eu assinaria embaixo e até faria uma camiseta com seu comentário só pelo fato de concordar com você. Mas infelizmente ainda preciso desse OS na máquina.

Mas obrigado mesmo assim meu conrado!

O Ubuntu estava instalado em qual modo na bios? Legacy ou UEFI? É algo que me veio a cabeça agora. Windows 10 geralmente instala em UEFI por padrão, e acho que isso pode bloquear o acesso ao Linux se não for feito do jeito certo.

Até onde a memória me permite lembrar, creio que era UEFI. Pois não tive problemas antes com o boot entre W10 e Ubuntu.

Porém, durante esse processo todo de tentar corrigir o Grub, alterei alguns dos parâmetros na BIOS para ver se havia alguma mudança de comportamento, porém não houve nenhuma mudança realmente. Legacy, UEFI s/CSM ou c/CSM, Secure Boot habilitado ou Desabilitado. Todos levavam pro mesmo resultado.

O USB com Ubuntu faz o boot sem problemas, claro que em alguns dos casos de tentar corrigir com diferentes parâmetros causam outputs diferentes no terminal, como:

• Não foi possível configurar as variáveis EFI, você terá de fazer manualmente (noutro setup com a parametrização diferente isso não aconteceu);

Também houve um momento em que pelo W10 eu tentei alterar o bootmgr pelo CMD, mas tambem não obtive resultados.

tenta o Boot Repair, aqui no diolinux tem uma materia,
no caso tem que executar o linux em live para poder usar:

como informado, foi feito um dual-boot reverso,
o windows nao enxerga o linux,
mas o linux enxerga o windows.

Eu havia tentado utilizar o Boot Repair em algum desses casos, mas vou tentar novamente agora com o HDD removido e com a parametrização correta. Caso eu tenha algum progresso, informarei aqui!

Eu pensei em uma possibilidade, sei lá, e se você instalasse outra distro junto com o Ubuntu em multi-boot e ver se o grub dessa distro nova reconhece o Ubuntu, aí depois você inicia pelo ubuntu pelo grub da distro nova e dá um sudo update-grub por dentro do Ubuntu?

Tem uma gambiarra bem simples.

Rode isso no CMD do Windows como administrador:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Esse comando obriga o gerenciador de boot do Windows a carregar a tela do GRUB primeiro. De lá, você consegue acessar tanto o seu setup de Dev quanto o Windows para fazer suas provas no ProctorU.

Se não pode com ele…