Pessoal, tenho uma GPU NVIDIA GeForce GT 635 (GPU antiga — de 2013) e descobri recentemente uma vulnerabilidade alta nos drivers da NVIDIA fonte. Uso o driver nvidia na versão 470.239.06 que é compativel com a minha GPU, entretanto a propria NVIDIA recomenda a atualização para a versão mais recentemente para o linux, a versão é 565.57.01-2, entretanto, minha GPU não suporta essa versão. Minhas dúvidas são: o que eu posso fazer para me proteger dessa vulnerabilidade até suspostamente a correção vir na proxima versão da 470.XXX ? e a outra é (complementando a primeira): para GPUs antigas (legado) a nvidia lança novas atualizações?
@lelfol@bad_at_usernames
Depois de postar a dúvida eu pesquisei mais sobre o driver que uso no site da nvidia buscando o meu driver para o linux, e a versão atual (470.256.02) foi lançada em junho desse ano
Ou seja, a nvidia está fazendo atualizações, só não sei se são atualizações que resolvam problemas grandes como a vulnerabilidade encontrada ou são apenas correção de bugs
Acabei de ler o último artigo, parece que não tem jeito mesmo; como a vulnerabilidade foi descoberta recentemente e o suporte vai até setembro, acho dificil soltarem mais atualizações— a não ser q um milagre aconteça.
@charank0
Support for manual performance level selection (also known as “reclocking”) on GM10x Maxwell, Kepler and Tesla G94-GT218 GPUs. Available in /sys/kernel/debug/dri/0/pstate
Existe utilitário de setar o reclock no github, mas nunca testei eles.
Reclock é a capacidade que as GPU da Nvidia tem de diminuir o clock para economizar energia, e aumentar o clock para desempenho, por padrão a GPU inicia em economia de energia.
Eu não entendo nada de LUA, mas vc pode tacar o código no ChatGPT e tentar entender o código do utilitário.
Dessa forma vc consegue retirar os comandos Bash para poder setar o reclock manual caso prefira não utilizar o utilitário.
Ou vc pode pedir para o ChatGPT fazer uma trans-compilação de LUA para Bash.
Meu laptop tem uma GT 740M. Considerando o desempenho limitado, o que faço é desativar a placa (como se ela não existisse no sistema) e usar apenas o vídeo integrado.
Às vezes sim. Tive que fazer otimizações para jogar sem leg, configuro o driver para perfomance e uso kernel customizado (linux-zen). Jogos alguns jogos de PSP e PS2 e o FPS é baixo, mas dá pra jogar tranquilo… Sobre video integrado, rapaz nunca testei, se testei deve fazer bastante tempo nem me recordo se o desempenho é bom. Minha CPU é Intel i5-2500 (4) @ 3.7GHz.
Sua placa de vídeo é bem mais rápida que o vídeo integrado. Como você joga, melhor mantê-la. Mas vai ficar cada vez mais difícil no Linux (se for usar o driver proprietário).