Vulkan | VK_ERROR_INITIALIZATION_FAILED [RESOLVIDO]

Boa noite galera, migrei de vez pro linux essa semana e estou me deparando com um problema, pesquisei no site da amd e dizia q meu processador tinha suporte ao vulkan, instalei como vi no site do Dio, o mesa-driver e afins, porem qnd rodo o vulkaninfo no terminal retorna esse erro, alguem sabe como corrigir? Agradeço desde já.c701c704-751e-4916-a074-5c4dcac4e725

Qual a tua placa de vídeo?
Está usando o Linux Mint 19.2?

Tenta instalar o mesa-vulkan-drivers. Se estiver utilizando o Ubuntu ou uma de suas derivações (Como o Mint), rode o seguinte comando:

sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386 libvulkan1 libvulkan1:i386 vulkan-utils -y

Minha placa de video é integrada, Radeon HD 7480D, estou usando o Mint 19.2 e eu tentei esse comando tbm, continua retornando o mesmo erro

Roda o seguintes comandos:

lspci -k | grep radeon

lspci -k | grep amdgpu

Então tira um print do terminal e posta aqui. Provavelmente o que tu vai ter que fazer é ativar o Driver amdgpu (se o teu chip gráfico for compatível), por isso preciso ver o resultado desses comandos.

o segundo comando n retornou nada.Captura%20de%20tela_2019-08-22_23-12-23

não conheço bem mint, estou começando a mexer nele agora em um note que tenho antigo.

não testei

mas tenta

apt install libvulkan1 mesa-vulkan-drivers vulkan-utils

eu ja tentei man, sem sucesso :confused:

provavelmente serve pro Linux Mint

AMD / Intel:

If you have Ubuntu 19.04:

Install support for 32-bit games:

sudo apt install libgl1-mesa-glx:i386 libgl1-mesa-dri:i386

Install support for Vulkan API (will be functional only if you have a Vulkan capable GPU):

sudo apt install mesa-vulkan-drivers mesa-vulkan-drivers:i386

Reboot to apply changes.

reparei agora que é um comando que vc já tentou

pelo que li parece que vc tem vários arquivos do carregador no sistema

qual a saída do comando?

ls -l /usr/share/vulkan/icd.d

então man, a primeira coisa q eu fiz foi instalar por ai, pq o lutris retornou q eu n tinha o vulkan, qnd fiz esse procedimento o lutris inicou normalmente, porem qnd fui abrir o dota underlords foi q descobri q meu vulkan ta com problema pra iniciar

Captura%20de%20tela_2019-08-23_18-02-37

aparentemente ok…

Veja aqui
https://bugs.freedesktop.org/show_bug.cgi?id=105068

As stated in
https://wiki.archlinux.org/index.php/AMDGPU#Selecting_the_right_driver

The parameters must be added to the kernel but the parameters depend on
what cart you have installed in the case the card is Southern Islands
**or** Sea Islands.

For Southern Islands parameters are: radeon.si_support=0 amdgpu.si_support=1
For Sea Islands parameters are: radeon.cik_support=0 amdgpu.cik_support=1

but not both, or you will end with a frozen display during the boot as in
my case.

I hope this help others.

para o grub

Altere o arquivo /etc/default/gub to:

em GRUB_CMDLINE_LINUX

adicione as opções certas

e depois update-grub

como eu faço pra conseguir editar o grub? n to conseguindo salvar as alterações, fala q o arquivo é protegido

A AMD tem 2 drivers para Linux, sendo eles “radeon” e “amdgpu”. Radeon é para placas/chips mais antigos, “amdgpu” para as placas mais novas, e algumas placas intermediarias suportam ambos os drivers (R7 360 por ex).

Atravéz do print do terminal com a saída do comando lspci -k | grep radeon pude perceber que o teu chip gráfico suporta apenas o driver “radeon”, e este não suporta Vulkan. Ou seja, infelizmente vulkan não vai funcionar na tua máquina.

1 Curtida

Essa solução que o @swatquest falou é o procedimento para ativar o driver “amdgpu” nestas placas intermediárias que eu falei, as que suportam ambos “radeon” e “amdgpu”. O quê não é o caso da tua, então não vai funcionar.

Se a tua placa/chip suportasse “amdgpu” então o comando lspci -k | grep amdgpu teria retornado algo parecido com o quê o comando lspci -k | grep radeon retornou no teu print. E o retorno do comando teria sido algo como:

Kernel driver in use: radeon
Kernel modules: radeon, amdgpu

Assim pude perceber que o teu chip não suporta “amdgpu” e consequentemente Vulkan.

Saquei, valeu por explicar. Triste fim :confused:

1 Curtida