Ok, então eu estava usando meu Pop!OS jogando joguinhos normalmente e tudo funcionando normalmente até que uns dias atras decidi trocar de distro para o Manjaro por querem ir mais alem, até ai tudo bem, mas quando tentei jogar o lutris deu erro de que o vulkan não é compativel com meu hardware (algo que nunca ocorreu no pop).
No proprio menu do lutris na aba de dados do sistema, no Pop!OS está como “vulkan: supported”, já no Manjaro no mesmo dispositivo está “vulkan: not supported”. Já tentei instalar e reinstalar versões diferentes dos drivers até mesmo do kernel e nada funciona. Não sei o que fazer ou se estou fazendo algo errado.
Manjaro: (está até mais atualizado os drivers no caso)
Estava pensando aqui, pode ser alguma diferença nos drivers do kernel já que o Pop!OS utiliza um kernel “generic” e no Manjaro é um versão customizada (no meu caso 5.14.10-1-MANJARO), porem não sei se realmente seria isso.
Você tem alguma placa de vídeo tirando a integrada?
Pelo que pesquisei seu processador não tem suporte a Vulkan mesmo, posso está enganado mas acredito que pode ter sido um pequeno erro no Pop em mostra que tinha suporte a Vulkan, mas não vou afirma por hora sksks melhor deixa alguém que jogue e usa isso com mais frequência pois eu mesmo não jogo.
Sim, relmente meu video integrado não tem (ou não deveria ter) suporte para vulkan. Porem no Pop ele não somente mostra que é suportado como os jogos abrem e funcionam normalmente com vulkan, coisa que no manjaro os jogos nem sequer abrem.
Acho que vou é reinstalar o Pop mesmo e deixar o Manjaro de lado, não tenho tanto tempo para ficar procurando e corrigindo os problemas.
Mesmo assim obrigado!