Vulkan Intel HD 3000

Olá.

Existe alguma maneira de utilizar o vulkan em notebooks com intel HD 3000? Gostaria de utilizar para o lutris e jogar alguns jogos leves por lá. (Queria testar lol, por exemplo)

1 curtida

Não tem suporte a Vulkan completo, não da para usar DXVK, D9VK nem VKD3D.

3 curtidas

Então não rola de usar o lutris nesse notebook, certo?

Rolar pode até rolar mas vai ter que usar o OpenGL e que em alguns casos (não todos) não fará muita diferença, por exemplo Lol é um jogo leve que com a minha GTS250 e o meu Pentium E5300 no low estava rodando estável em 45~70FPS, em outros jogos pelo Proton vi que pesava mais no processador.

Tu instalou o lol pelo lutris mesmo?

Sim e estava funcionando, mas nessas últimas atualizações tinha parado de funcionar e tive que tive que instalar o pacote wine-lol pelo AUR (uso o Arch) e mudar a versão do Wine no Lutris e ele voltou a funcionar, mas não sei como faz para usar essa versão do Wine nas outras distros, vou dar uma olhada se no site eles já adapataram o script com essa correção e respondo :upside_down_face:

1 curtida

Eu tenho intel HD 3000, aqui postei no forum como consegui rodar CS GO no linux com intel hd 3000, basicamente e tocando algumas configuracoes no programa adriconf, o diolinux tem um video falando sobre o programa, alem disso o programa tem varias configuracoes predefinidas para otros jogos.

2 curtidas

Vou da um Ctrl + C e Ctrl + V em uma resposta minha de um post:

Se for joga lol vai de windows mesmo, eu instalei e além de eu ter perdido um desempenho considerável eu tive vários problemas. Irei citar alguns deles e minhas configs mas em todo caso boa sorte ai:

Minhas configurações:

I5 3337u @2.700GHz
8GB RAM DDR3
SSD 240GB
Placa de vídeo: Onboard (Intel HD: 4000)

FPS:
Windows 10 1903_V1 x64:
Resolução: 1366x768
Muito alto, somente desliguei as sombras e o antialising: 90~150 de fps

Linux:
Kubuntu 18.04.3 x64 / Xubuntu 18.04.3 x64:
Resolução: 1024x768
Muito baixo, sombras e antialising desligado: 20~40 de fps e engasgando muito, as vezes sobe pra 60 de fps mas quando sobe é pior do que não subi, o lol trava e fica com a tela congelada por uns 2 segundos e depois volta, a sensibilidade é toda bugada é como se eu ficasse mudando o DPI do meu mouse, tem hora que fica lenta e hora que fica muito rápido (isso acontece mais quando destravo a tela e jogo o mouse na beira da tela que é o que a maioria dos jogadores fazem)

Minha experiência:
LOL no linux é horrível e não da pra joga pelo menos não com as minhas configurações, se quiser roda mais ou menos tenha um pc melhor que o meu pelo menos se você não vai consegui joga.

Instalei através desse link:
(LINUX AppImg-wine w/ d9vk version)

Nem perdi tempo testando a outra versão, me falaram que essa é a melhor imagina a pior kkkk

1 curtida

CS nativo Linux é em OpenGL, Lol parece rodar bem em WineD3D que usa OpenGL

2 curtidas