VPS, ou próprio sistema privado?

VPS gratis ou barata, Tem algumas famosas mas enfim não do modelo que atenda os requisitos de segurança de privacidade mas enfim não vamos falar sobre isso.

O desempenho é melhor que algumas correto ?

Por isso estou com uma duvida de adquirir um rasp pi pra deixar ele como servidor rodando direto sabem dizer se vale até mas que um serviço pago, claro que isso depende muito do que a pessoa necessita e afins, não é sobre isso, é sobre:

Sabem dizer que o desempenho pode ser um pouco melhor que comprar um pacote barato sendo que fazendo esse investimento seria melhor correto ?

Também que tem certeza da própria segurança de privacidade dentro dele.

Bom, eu sempre prefiro investir no aparelho do que utilizar um serviço para tanto.

Além das eventuais problemáticas de segurança e privacidade, ao longo do tempo, digamos, 2 anos pagando 10 dólares ao mês (um valor exemplificativo apenas para ilustrar meu argumento), você terá gasto 240 dólares e não terá o aparelho físico — não poderá reutilizá-lo ou vendê-lo, eventualmente.

O bom de investir no aparelho físico é o fato de quanto mais tempo você usar, mais o valor dele ficará diluído em relação ao investimento inicial (se pagou 300 dólares, no final de dois anos, terá gasto 12,50 dólares por mês e, conforme o tempo passa, mais se diminui esse valor), além da possibilidade de revenda para um eventual upgrade, por exemplo. Já o valor do serviço seria aquele sempre e no final das contas não teria o bem móvel.

Ademais, também é de se pensar em custos de energia e manutenção, mas por ser um aparelho tão eficiente em gastos de energia, imagino ser irrisório para essa conta.

Todavia, não é uma solução absoluta, atualmente, o custo de armazenamento de 5TB na nuvem é irrisório, comparando-se ao investimento para ter um servidor local + discos rígidos para esse fim. É o caso de colocar na balança sua situação e observar a melhor solução.

Para o seu caso, é interessante saber o que você quer rodar no servidor, observar o preço de aluguel de uma máquina similar em desempenho ao Raspi e pôr na ponta do lápis por quanto tempo você quer utilizar e daí tomar uma decisão.

Espero ter dado uma luz, abraço.

Depende do objetivo, se vc pretende hospedar coisas pra acessar pela internet, ter hardware proprio vai trazer varias inconveniencias

Vai ter q contratar ip fixo, q normalmente é mais caro, vai ter q criar um firewall bem robusto, pode ter problema com a rede toda ser comprometida dependendo do tipo de ataque

Em uma vps iss não vai acontecer

agr, se vc quer algo pra testes internos, eventualmente um ssh, casaos, servidor de arquivos, server de midia, testar deploy de aplicações etc. O hardware fisico é melhor.

Ent é aql, se for pegar algo puramente interno da sua rede, vai de hardware
se quer algo acessivel de qualquer lugar, vai de vps

Eu diria q os mais baratos sempre vão ser nas grandes empresas, aws, google cloud, e microsoft asure

1 curtida

Isso é só para hobby, ou para algum cliente de quem você vai cobrar o serviço?

Depende bastante do seu objetivo.

Eu tenho em casa 1 i3320, 1 ssd de 256gb, 2tb de hd em raid 1(1TB Utilizável) e 12 gb de ram
Eu rodo conteiners docker, Pi-hole, MariaDB, Servidor Samba, e tô pensando em rodar um serviço de Streaming.
Inclusive esquenta quase nada, que eu simplesmente desliguei o Fan do CPU e nem chega a passar dos 40 graus.
Dependendo do preço desse teu Rasp, compensa mais um PC usado.
Mas em relação a energia o Rasp Gasta menos.
Algo por volta de 1k resolve seu problema.

Agora se vai rodar projetos que as pessoas vão utilizar, é totalmente furada você hospedar um servidor na sua casa.

Eu comprei um mini PC com processador Celeron para fazer o meu home server e gasta pouquíssima energia (por volta de 6W). Se você não tem um Raspberry, vale a pena considerar um desses levando em conta preço vs potência, visto que o Raspberry tem se apresentado com um precinho bem salgado nos últimos anos.