VPN + Internet Escritório

Pessoal, uma dúvida aqui pra quem manja de Linux …
Se eu fechar uma VPN com um servidor que está no meu Escritório, e usar o meu 4G para conectar la… E usar o gateway de la… estarei usando a internet do meu escritório certo?

Com isso eu economizo franquia do meu 4G?

att.
Matheus Favoreto

1 curtida

Olá @favoreto, tudo beleza?

Esse seu raciocínio é bastante frequente, mas a resposta é depende e não faz nenhuma diferença se é Linux ou não, uma VPN Windows funcionaria exatamente da mesma forma.

Imagine o seguinte:

  1. Você se conecta pelo 4G na VPN do escritório
    Usou a conexão 4G para acessar a rede do escritório, gastando um pouco nos dois lados.
  2. Você baixa um arquivo de 3 GB no servidor do escritório
    Aqui você usou na maior parte a internet do escritório porque o arquivo foi baixado lá, mas, enquanto a conexão estiver ativa a VPN enviará uma quantidade variável de informação usando seu 4G e se você copiar esse arquivo para sua máquina remota terá gasto nos dois lugares.
    Primeiro porque baixou no escritório e depois porque baixou novamente para sua máquina remota.
    Mesmo se você usar a VPN e baixar direto na sua casa, ainda assim estará consumindo as duas conexões.

Qualquer lugar onde você transita dados vai consumir banda, simples assim.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Obrigado pela explicação @eddiecsilva

att.
@favoreto

2 curtidas

Não, porque você ainda está utilizando o sinal 4G de sua operadora de celular, mas você ainda se beneficia das vantagens da VPN. Você só economizaria se estivesse utilizando somente o sinal Wi-Fi da rede do escritório, que tem sua distância limitada…

Acredito que colocando dados de rede pra se conectar lá, você só estaria alongando o caminho dos seus dados que vão ter que passar por lá antes… sendo então melhor configurar a VPN logo no celular.

1 curtida

Mas se eu preparar em casa, um Servidor TS… e usar a internet, aplicativos , tudo desse servidor … ou um Linux com acesso remoto via RPD ou VNC, algo assim.
Ai economizo na franquia.

att.
@favoreto

Vai existir uma economia? Sim.
Você precisa medir para ver se vai valer à pena, porque normalmente utilizar VPN implica em uma perda de performance devido à criptografia de ponta-à-ponta e desde que você não queira ficar baixando coisas para sua rede local, penso que vai ficar tudo bem.

:vulcan_salute:

O que você tá querendo não rola… Entenda que a via que vai te levar ao servidor é o sinal 4G da operadora, então vai ter que passar pela infraestrutura dela. A operadora sabe que há dados correndo por ela e quanto você tá consumindo, mesmo que talvez não saiba do que se trata (se você contrata uma VPN por exemplo).

Outra coisa, quando você contrata uma VPN ela não é encaminhada para a saída do cabo diretamente na sua casa, ou escritório, você tem que configurá-la na máquina ou dispositivo para que a VPN entenda que seu computador está utilizando a rede da VPN…

@over.clk se eu usar um SERVIDOR RDP no meu escritório, vai trafegar apenas tela na min ha VPN.
Com isso vou utilizar menos da minha franquia.

Att.
@favoreto

E você acha que seu celular/tablet/dispositivo vai utilizar que meio pra acessar seu servidor RDP? Ou é por cabo, sinal wifi da rede de seu servidor, ou o 4G da sua operadora de telefonia móvel. Pelo sinal 4G da operadora vai passar pela estrutura dela, não tem jeito…

Usando VPN não vai “cegar” sua operadora, ela ainda sim vai saber seu consumo de dados, e não há o que fazer em relação a isso. Se houvesse, todo mundo usaria e a operadora sairia prejudicada porque não faria ideia se o usuário estaria realmente usufruindo do serviço, não tem sentido…

Agora, se você está pensando em utilizar um método pra baixar algumas coisas no servidor, controlando a distância, ao invés de baixar no celular pra poupar sua franquia, pode ser que seja útil, mas não seria nescessário a VPN.

Quanto ser só a tela, acho que seria uma espécie de stream de dados, isso não vai economizar, ao contrário, seu consumo vai aumentar… só quem já utilizou pode confirmar…

Pra salvar dados só se você fizesse o VPN pra acessar uma maquina do trabalho via texto (ssh) e daí comandar o download de arquivos via texto mesmo, wget, salvando lá na maquina.

@over.clk, sim iremos usar a franquia, porém menos porque o processamento será todo na máquina remota.

att.
@favoreto

Com delay e alto consumo pela persistência de dados pelo 4G…