Volume mais alto no Linux do que no Windows

Oi gente! Percebi uma coisa, quando o note estava com Windows 10 o volume dele era abafado, e beleza eu achei que era de fabrica ele ser assim, mas agora que ele está com o Linux Mint o volume dele está muito alto, bem melhor do que era com o Windows, achei muito legal isso mas queria entender o pq dessa mudança.

Alguém sabe explicar por quê isso aconteceu?

obs: no outro note que eu tinha aconteceu a mesma coisa.

Qual o player está usando?

O que veio com o Mint, não sei o nome, mas eu não baixei algo com audio ainda, percebi essa diferença de volume com vídeos no youtube, fiz uma comparação revendo os mesmos vídeos que vi no windows e percebi a diferença. Windows e youtube no volume máximo o som era abafado, e agora com o mint e yt tmb no máximo o som sai melhor.

Bom, não conheço o Mint. Eu pensei que poderia ser o VLC. No VLC tem um recurso para aumentar o áudio mais que 100%( o que pode ser perigoso, pois pode danificar os auto falantes) e poderia ter sido isso que deu a sensação de ser mais alto.

Verifique se o player que tem no Mint tem esse recurso.

Dei uma olhada no “Sons” e aparece para deixar mais de 100, porém o meu está no 100 e senti essa diferença, que estou amando haha

Pode ser então que o driver para áudio que vem com o Mint seja melhor que o que vem com o Windows. Uma vez aconteceu isso com um notebook meu, quando usava o Manjaro.

Que bom. Curta bem suas músicas. :smiley:

1 curtida

Provavelmente tem a ver com o fato de que o Linux usa um driver genérico (por exemplo, snd_hda_intel para todas as placas de áudio que seguem um padrão da Intel) em vez de um específico feito por cada fabricante. Se bem que eu não consigo acreditar que um time de engenheiros da Intel que provavelmente nunca viu a placa (ou se viu, não tem muita noção de como funciona) consegue produzir um driver melhor que o fabricante.

4 curtidas

Que loucura hahaha, pior que é a segunda vez que isso acontece, num outro note meu, de 2010 com win7, aconteceu a mesma mudança no som quando mudei pra Linux, interessante isso!

No outro note eu também usei o manjaro e o mint e percebi o som melhor nas duas distros do que quando tava com win7 hahahah, muito bom isso

1 curtida

Percebi isso também, em todas as distros que eu usei o volume fica bem mais alto do que no Windows

Basicamente diferença no driver do Windows para o do Linux Mint. Tmb já notei essa diferença que inclusive até o áudio no meu fone Bluetooth é mais alto e melhor no Ubuntu do que no Windows 10 no mesmo Notebook.

comigo é exatamente o contrário

Não tenho certeza, mas no meu laptop, o volume no Windows só se iguala ao do Linux quando instalo os drivers da Intel. Deve ter algo a ver com isso.

Quando vc formata o Windows 10 ele instala um driver de áudio gerenciado pela própria Microsoft. Obviamente se vc precisar de ajustes finos na sua placa de áudio o ideal é baixar o driver fornecido diretamente do site da fabricante do seu computador. Quando eu usava o Windows 10 acontecia uma situação engraçada. No driver de áudio instalado automaticamente pelo Windows 10 a configuração de áudio Windows Sonic não ficava ativada após reiniciar o computador. Já quando eu instalei o driver de áudio da fabricante não tive mais esse problema. Outra coisa que notei foi que o driver instalado automaticamente do Windows 10 configurada o áudio como 16bits e o driver da fabricante como 24 bits. Ou seja pela minha experiência é melhor instalar o driver de áudio da fabricante em vez de usar o que é instalado automaticamente pelo Windows 10.

1 curtida