VOID Linux realmente é tão bom assim?

Já tem algum tempo que eu ouço muito falar sobre ele seria legal se o @Diolinux fizesse um video sobre ele :slight_smile: ele é tão bom assim msm??? alguém que usa ele o que tem falar sobre ele estou muito curioso sobre ele, ouvir também dizer que ele tem um bom desempenho então???

1 Like

Void é uma boa distro, o lance dela é que ela não é sua distro comum, ela não usa o systemd, preferindo o runit no lugar, tem suporte à glibc mas dá uma certa preferencia à musl, tem um gerenciador de pacotes e um build-system próprio, eles usam o LibreSSL ao invés do OpenSSL, enfim, é uma distro meio diferentona, mas muito boa pra quem curte distros minimalistas e rolling release como o Arch mas não quer usar o systemd ou outros dos pacotes padrão que são comumente usados em outras distros.

2 Likes

Void Linux é maravilhoso. O que deseja saber sobre ele?

2 Likes

Essa sua pergunta me lembrou uma que fiz para meu sobrinho quando ele tinha uns 4 anos de idade e me perguntou sobre pássaros… E eu perguntei para ele: O que você quer saber sobre pássaros?
Resposta : Tudo!
:slight_smile:

2 Likes

HAUHSUUEHUAHUSHE!

Primeiro de tudo. O Void é rolling release, ou seja, você atualiza o sistema hoje, atualiza amanhã e ele estará sempre atualizado. Não há lançamento de versões.

O Void é uma distro criada do zero. Não é baseado em nada. Ele precisa urgentemente de pessoas que possam contribuir com o projeto porque a carga é grande e a mão de obra é pequena.

A distro teve um problema um tempo atrás. O criador abandonou o projeto e era ele quem tomava conta de tudo. Agora o projeto está se reorganizando, inclusive, tudo relacionado ao Void tem a terminação “.org” e não “.eu” como era antigamente.

O gerenciador de pacotes é o XBPS. Ele é dividido e simples. Me lembra o install pkg do Slackware com o pacman e o pkg dos BSD.

Tem wiki. O fórum fica no Reddit atualmente.

2 Likes

é pq eu tô querendo sair da base debian faz tempo :grin:

1 Like

Faz um grande bem, rapaz!

1 Like