Void Linux + KDE Plasma

Void Linux é uma distro “independente” (não-baseada em outra) e sem-SystemD — usa Runit. — Instalei no meu antigo PC, no final do ano passado, e me senti muito tranquilo em trabalhar com ele.

A instalação é muito fácil, graças ao Void-Installer — mas só existem ISOs com LXDE, LXQt, MATE, Xfce, Cinnamon, Enlightenment. — Pela experiência do ano passado, concluí que a ISO “mínima” (sem DE) é o melhor caminho para, depois, instalar o KDE.

A instalação do ambiente KDE envolve 2 meta-pacotes e, em seguida, habilitar 3 serviços:

# xbps-install xorg kde5
# ln -s /etc/sv/dbus /var/service
# ln -s /etc/sv/sddm /var/service
# ln -s /etc/sv/NetworkManager /var/service

No ano passado, instalei os aplicativos básicos do KDE por meio de um meta-pacote:

# xbps-install -S kde5-baseapps

Agora, isto não funcionou, talvez devido a alguma dependência momentaneamente desencontrada, mas bastou instalar seus pacotes, individualmente:

# xbps-install dolphin
# xbps-install kate5
# xbps-install khelpcenter konsole

Para habilitar o Áudio, 1 pacote de ferramentas, e em seguida habilitar o serviço:

# xbps-install -S alsa-utils
# ln -s /etc/sv/alsa /var/service/

Em seguida, executar o alsamixer no Terminal:

$ alsamixer

Canais com a indicação “MM” estão mudos. Teclar “m” para “unmute”; e ↓↑ para regular o volume. ─ Use as setas ← / → para percorrer os diversos canais.

• Ainda não consegui a integração com os controles de áudio do KDE, portanto não posso usar o widget do Painel, nem as Configurações do Sistema (System settings); e também não consegui os sons das Notificações do KDE (Login, Logout, que são mero enfeite). As teclas de áudio (+ / - / mute) também estão inertes, mas não eu não tinha o costume de usá-las. — No ano passado, instalei PulseAudio, tentei várias coisas mais, sem resultado. Este ano, resolvi não mexer com isso, por enquanto. — Tenho som nos vídeos online (Youtube, redes sociais) e no VLC, que uso principalmente para ouvir música, e às vezes algum vídeo que baixei. — O que eu costumava controlar pelo widget do Painel, era colocar o volume do VLC em 60% e o do Chromium em 80%, de modo que a música não atrapalhe o som de algum vídeo online. Agora, fiz isso no alsamixer e / ou no próprio VLC, e obtive o mesmo resultado. — Portanto, não tenho um “problema”, propriamente dito. Apenas, gostaria de decifrar essa questão; mas não achei isso urgente, e fui deixando a pesquisa para depois.

Por fim, fui instalando mais alguns pacotes do KDE, à medida em que precisei deles:

# xbps-install kwalletmanager
# xbps-install gwenview
# xbps-install kcalc okular krename kruler kfind
# xbps-install kwrite
# xbps-install -S kimageformats
# xbps-install -S kdegraphics-thumbnailers kdegraphics-mobipocket
# xbps-install -S ffmpegthumbs
# xbps-install -S marble5
# xbps-install -S kamera
# xbps-install -S ktorrent
  • Algumas vezes, esqueci o parâmetro “-S” (--sync), que é importante, para atualizar as informações dos repositórios, — mas não houve problemas, pois nessas horas estou sempre conferindo se há atualizações:

# xbps-install -Suv

Por hábito, sempre registro o máximo de detalhes das instalações — inclusive alguns erros, falhas etc., para lembrar, caso precise outra vez. — Não é nenhum “tutorial”, mas se for útil a outros iniciantes ou usuários médios, como eu, deixo como contribuição:

Encontrei aqui no fórum um tópico com ótimas informações.

6 Curtidas

Void é rápido e simples

1 Curtida