Não…
Eu me referia ao repositório Void em Ouro Preto. – Aliás, o mais correto é falar “espelho” (Mirror), pois todos são cópias de 1 “original”.
Agora, apareceu mais um no Brasil – mas também não vou mudar para ele:
“Espelho” é um negócio muito sério. – Não basta ter ótima velocidade quando testamos pela primeira vez. – É fundamental ter boa velocidade sempre, não “cair” quase nunca, estar sempre 100% atualizado (não basta 90%), e assim por diante.
Em outras épocas – e outras distros – cheguei a experimentar “espelhos” da USP, da Unicamp, e até da UnB aqui perto de casa, mas os da UFPR acabam se mostrando mais confiáveis a médio e longo prazo.
E realmente, ainda não há “espelho” Void na UFPR.
Os “espelhos” Void são só os indicados nesta página – e só recomendo os “Tier 1”.
Além disso, as conexões do Brasil para Europa passam pelos EUA – por isso, acho melhor escolher um “espelho” dos EUA (sempre que haja algum bom por lá).
As anotações que tenho feito ao longo dos anos, sobre isso, estão aqui.
Enfim, existem motivos para usar um “espelho”, em vez do repositório “original”:
-
Não causar congestionamento no “original”, nem obrigá-lo a gastar recursos para atender os usuários do mundo inteiro
-
Às vezes, está em um país que não tem conexão direta com o Brasil
Enfim, esta é a primeira vez que vejo um “espelho” em Pimenta Bueno (Rondônia!). – É muito possível que a conexão com Brasília seja quase direta (por terra) – ao contrário da UFAM, que só agora está recebendo reforço da conexão sub-fluvial via Belém.