Void Linux agora tem um espelho no Brasil!

Após anos, finalmente temos um espelho dos repositŕios no Brasil, na cidade de Ouro Preto - MG. Este espelho está presente no Tier 2 em Mirrors - Void Linux Handbook

Observação sobre espelhos Tier 2 : Esses espelhos não são gerenciados pelo Void e não têm nenhuma garantia de atualização ou integridade dos pacotes, nem são necessários para sincronizar todas as arquiteturas ou sub-repositórios disponíveis.

Para utilizar este e outros espelhos, segue um vídeo do @GabrielTWMLinux ensinando: VOID LINUX - Mudando os MIRRORS. - YouTube

7 curtidas

Bacana, sinal do progresso do projeto.
Usei por bastante tempo, Void é bem top.

1 curtida

Um dia ainda vou experimentar.
Pelo visto o pessoal da UFOP gostou da ferramenta e deve estar desenvolvendo.

1 curtida

Eu voltei a usar junto com dwm. Estava usando o Artix antes, mas a instabilidade de distros bleeding edge me incomodam um pouco.

1 curtida

A mim também, como uso como sistema único é bem desagradavel, embora geralmente seja simples de dar o fix, é contra-produtivo ficar gastando tempo com isso.
Depois de setar o Sway quero apenas atualizar e manter tudo certo.
Nix tem sido otimo nesse sentido.

Vale a pena, é bem parecido com o Arch, mas com pacotes um pouco mais atrasados e repositorio um pouco menor e, não usa SystemD, o runit é bem simples.
Mas existe uma ferramenta chamada xdeb que te permite instalar qualquer pacote .deb, então não tem problema nenhum de pacotes, exceto quando ele atualiza, dai vc tem que desinstalar, instalar o novo .deb, não consegue atualizar automaticamente.
Ou usar flatpak, snap, etc.
Eu particulamente prefiro usar tudo pelo gerenciador de pacotes da distro.

2 curtidas

Uai, isto me interessa muito, até anima dar uma olhada.
Que um dos problemas que tenho com o Ubuntu mais atualizado no trabalho é o requisito de uns debs mais antigos para trabalhar…
Até hoje a forma mais simples de resolver isto foi virtualizando um Ubuntu 20.04 para quando tenho esta demanda específica. Mas não é o que mais me agrada.

1 curtida

É bem simples de usar e nunca tive problema (utilizo o Onlyoffice Desktop e o Minecraft Launcher), recomendo demais:

1 curtida

Acho que ele funcionaria perfeitamente, se nao for muito desatualizado, pois as vezes as dependencias necessitam de versoes que talvez nao tenha no repositorio do Void também.
Se quiser, me fale a versao e qual software que posso testar aqui pra você.

1 curtida

Normalmente gosto de fazer por conta própria, mas não vou recusar uma ajuda destas não.

É este danado aí, o forcepoint… Não vai com nada superior ao Ubuntu 20.04, mesmo instalando as dependências uma a uma.

1 curtida

Desculpe a demora…
Encontrei dificuldades para encontrar o .deb desse menino, poderia me ajudar?

Localizei essa documentacao mas nao o download do arquivo.

Opa:
disponibilizei aqui:
https://drive.google.com/file/d/1fXcRCY8Ay2iErjztnZFjhTXleFEgBX74/view?usp=sharing

Assim que conseguir baixar, me avisa para deletar.

1 curtida

Feito, vou instalar agora.

1 curtida

Olá amigos.

Embora esse tópico seja de nov/22, peço ajuda quanto ao repositório brasileiro, que de dois meses pra cá (entre abril e maio/2023) eu não consegui mais acessar. Resulta nisso:

[*] Updating repository https://voidlinux.com.br/repo/current//x86_64-repodata' ... ERROR: [reposync] failed to fetch file https://voidlinux.com.br/repo/current//x86_64-repodata’: Connection timed out

Nos primeiros dias foi até pior, informava “conection refused”.

O https_ voidlinux_com_br/ está indisponível.

O mais estranho disso tudo, é que procurei no Google e YouTube alguma notícia e solução a respeito, e não encontrei absolutamente nada…

Gratidão a quem ajudar!

Eu nunca cheguei a mudar para esse repositório brasileiro.

Uso o de Chicago (EUA), pois a conexão Brasil-Europa é indireta, via EUA. – Então, melhor usar logo um dos EUA.

Não é tão rápido quanto o de Curitiba. Hoje teve só uns picos de 20 GiB/s, mas o download total foi em menos de 2 minutos, como se pode ver no Conky à esquerda:

Aqui dá para escolher. – Tier1, só tem 1 nos EUA:

Saudações, amigo!

Antes que quebrar meu Void, voltei a usar o repo de Chicago, realmente a melhor opção do momento. Com a internet que disponho na minha localidade (6 ~ 12 megas), esse mirror respondia em uns 3,2 Mbps, muito melhor que o Global.
Até hoje, o mirror de Curitiba continua inacessível.

Não existe mirror do Void em Curitiba. – Eu me refiro a outras distros, como Arch Linux, PCLinuxOS etc. – que têm mirror em Curitiba, e apresentam boa velocidade.

1 curtida

Acredito que seja a melhor opcao, mirrors Tier 2 nao sao tao confiaveis.

Quando li seu comentário anterior: “Eu nunca cheguei a mudar para esse repositório brasileiro”, imaginei que se referisse ao repo do Void.

Mas ok, agora entendi que vc se refere a outras distros que possuem espelho em Curitiba.

Não…

Eu me referia ao repositório Void em Ouro Preto. – Aliás, o mais correto é falar “espelho” (Mirror), pois todos são cópias de 1 “original”.

Agora, apareceu mais um no Brasil – mas também não vou mudar para ele:

https://voidlinux.com.br/repo/ South America Ouro Preto, Brazil
http://void.chililinux.com/voidlinux/ South America Pimenta Bueno, Brazil

“Espelho” é um negócio muito sério. – Não basta ter ótima velocidade quando testamos pela primeira vez. – É fundamental ter boa velocidade sempre, não “cair” quase nunca, estar sempre 100% atualizado (não basta 90%), e assim por diante.

Em outras épocas – e outras distros – cheguei a experimentar “espelhos” da USP, da Unicamp, e até da UnB aqui perto de casa, mas os da UFPR acabam se mostrando mais confiáveis a médio e longo prazo.

E realmente, ainda não há “espelho” Void na UFPR.

Os “espelhos” Void são só os indicados nesta página – e só recomendo os “Tier 1”.

Além disso, as conexões do Brasil para Europa passam pelos EUA – por isso, acho melhor escolher um “espelho” dos EUA (sempre que haja algum bom por lá).

As anotações que tenho feito ao longo dos anos, sobre isso, estão aqui.

Enfim, existem motivos para usar um “espelho”, em vez do repositório “original”:

• Não causar congestionamento no “original”, nem obrigá-lo a gastar recursos para atender os usuários do mundo inteiro

• Às vezes, está em um país que não tem conexão direta com o Brasil

Enfim, esta é a primeira vez que vejo um “espelho” em Pimenta Bueno (Rondônia!). – É muito possível que a conexão com Brasília seja quase direta (por terra) – ao contrário da UFAM, que só agora está recebendo reforço da conexão sub-fluvial via Belém.