Vocês sentem faltas de apps no GNOME?

Estou estudando desenvolvimento de aplicativos com GTK4 + Vala e queria saber se vocês sentem falta de algum aplicativo que tinha uma funcionalidade simples, mas quebrava um galho. No meu caso é a ferramenta de gerenciamento de repositórios do Mint.

Talvez eu escolha algum dos comentários e desenvolva um aplicativo utilizando essas ferramentas ou use com inspiração para algo ainda melhor.

5 curtidas

essa já existe no ubuntu por padrão
“Programas e Atualizações”

1 curtida

Seria interessante um pra Flatpaks, mas não só repositórios, local de instalação também, acho estranho não existir um considerando o ecossistema…

Aqui vai uma pequena lista de apps de meia hora (que usando as ferramentas certas dificilmente deve demorar mais de meia hora pra desenvolver um MVP) que não existem no Circle mas eu acho que deveria:

Tradutor de caracteres
Um app que transforma um conjunto de caracteres em outro, por exemplo:

Natanael -> 🅽🅰🆃🅰🅽🅰🅴🅻

Esse tipo de aplicação é muito usada pra gerar textos de destaque e nicks em redes sociais

Controle de gastos

Um utilitário simples pra controle de gastos, usualmente possui 3 abas, uma para o que a pessoa ganha, outra para o que a pessoa gastou e uma visualização resumida comparando custos e entradas e se a pessoa está no prejuízo, no ponto de equilíbrio ou se está conseguindo sobrar dinheiro ao final do mês

Lista de compras

Mesmo modelo do anterior mas comparando 2 ou mais meses pra ajudar a pessoa a saber o que subiu e o que desceu no preço das coisas

Visualizador de metas

Permite o usuário especificar uma meta e ir diariamente somando valores a elas

Comparador de escolhas
O usuário informa os pontos positivos e negativos e atribui um grau de importância, depois passa as opções e quais pontos positivos e negativos a opção possui e a aplicação retorna a melhor opção

Quadro de projetos pessoais
Basicamente um quadro kanban com sub etapas

Um sistema de hashtags
Basicamente o usuário cadastra uma hashtag e associa arquivos a ela, quando o usuário pesquisar pela hashtag a lista de arquivos aparece, deve conter 3 telas, a tela inicial com o campo de busca e os resultados ou mais acessados, a tela de cadastro e a tela de associação

Notas com voz

Basicamente um app de anotações que permite armazenar um arquivo de áudio junto

Acho que dei sugestões demais, mas como pode ver são apps relativamente simples de serem feitos dá pra pelo menos matar o tédio

9 curtidas

E se quiser algo menos entediante vc pode fazer um catálogo genérico, o usuário pode criar catálogos sobre o que quiser, ele escolhe o tipo e as categorias, combinar com o de hashes deixaria mais interessante

2 curtidas

Sinceramente, uma suite de virtualização decente kkkkk gnome-boxes e como ficar de maos amarradas.
So isso

1 curtida

Vc não gosta do Caixas? Eu o acho muito tranquilo de usar e bastante incrementado. Tá, tem outros mais “potentes”, mas pra maioria das tarefas acho que ele dá conta

5 curtidas

O único app que eu realmente sentia falta tá começando a ser trabalhado já, que é o Butter. Eu queria tanto um app de snapshots BTRFS com uma GUI decente e que funcionasse por padrão no Fedora ao ponto de tentar aprender programação eu mesmo pra criar um, mas era uma tarefa grande demais. Felizmente alguém se deu ao trabalho.

Seria legal ver mais gente contribuindo pro app melhorar cada vez mais e potencialmente virar um bom competidor pro Timeshift.

1 curtida

Legal esse programa! Você testou no Fedora? A instalação dele tá muito bem explicada, fácil de instalar. Se o source tiver todo certo a instalação é tranquila.

Ele e bem basico infelizmente.
O virtualbox por exemplo me permite importar VMs ou exportar facil
Falta esse tipo de coisa

1 curtida

A proposta do GNOME Boxes é ser o mais simplificado possível. E, dentro dessa proposta, ele atende muito bem.

Eu o uso há bastante tempo - mesmo no KDE - e adoro. Sim, de fato faltam ferramentas disponíveis em outros aplicativos, mas muitas pessoas não precisam de tais ferramentas.

Eu diria que o Boxes é um aplicativo bastante condizente e sintonizado com o workflow e a proposta do GNOME.

5 curtidas

E olha que ele ganhou suporte a EFI, o que faz mais realista testes de dual boot nele!

1 curtida

Além disso, no gnome-boxes (Caixas) pode-se enviar um aquivo facilmente do host para a máquina virtual, basta ir nos 3 pintinhos no canto superior direito. Coisa que é bem chatinha de se fazer em outros programas do mesmo tipo.

3 curtidas

Não só isso como a tela da VM se adapta automaticamente ao tamanho da sua janela, coisa que é um porre de configurar em outros programas. Pra mim que uso o Pop_Shell isso é uma bênção, dá pra manter a VM sempre visível mesmo sem deixar o Boxes como exceção pro tiling.

1 curtida

Ainda falando gnome-boxes eu sinto que quando se virtualiza Windows nele a interface fica bem lenta, acredito que seja por causa do 3d que o virtualbox por exemplo tem para ativar e a diferença é grande. Só por isso nao o uso como padrão

Não é exatamente um app, mas uma funcionalidade que eu gostaria que tivesse no gerenciador de arquivos. Eu lembro de ter visto um vídeo uma vez, onde o cara organizava os arquivos do Windows por “tipo”. Mas não era a organização por tipo de arquivo convencional que normalmente existe nos sistemas baseados em linux.

No Windows essa configuração dividia arquivos iguais com uma barra na horizontal (não sei se ainda é assim). Assim ficavam todos os arquivos tipo .doc juntos, depois vinha uma barra e separava os arquivos tipo .pdf, depois arquivo .jpg e assim por diante. Ficava uma coisa bem visual.

Edit: era algo tipo assim

3 curtidas

Tenho máquinas virtuais com o Windows 10 Home em meu desktop e também no laptop e ambas funcionam muito bem no GNOME Boxes.

Você acessou o Spice Space dentro da máquina virtual e fez o download dos adicionais para Windows como sistema convidado (Windows Guest Tools)? Desativou os efeitos de transparência do Windows na máquina virtual?

Eu já vi algumas pessoas comentando sobre o GNOME Boxes ficar lento com o Windows, mas quase sempre isso é resultado da falta de drivers (porque o pacote Guest Tools não foi instalado) e/ou dos efeitos de transparência ativados.

O GNOME Boxes é tão rápido - ou até melhor - que o VirtualBox quando bem configurado. :wink:

1 curtida

Opa já fiz várias configurações e tentativas, mas no final (no meu caso) quando comparado com o VirtualBox o Gnome-Boxes perde em desempenho, um teste simples que eu fazia era arrastar a janela do Windows Explorer para um lado e para outro em ambos os virtualizadores porém era nítido que o VB se saia bem melhor.

1 curtida

Eu concordo. Acho o gnome-boxes muito simples de usar e efetivo.

1 curtida

Vc sabe que não lembro mais dessa função no Windows? Lembro que separava por aquivo, mas n lembro que tinha essa barra.

1 curtida

Nem lembro como se faz pra colocar, só lembro que ela é enjoada de tirar, eu não gosto

1 curtida