Vocês sabiam que o BIG Linux voltou ao KDE?

kde

Que o BIG Linux voltou acho que todos sabem, mas acredito que muitos como eu acreditavam que o mesmo iria continuar com o DDE e Cinnamon, engano; fui saber hoje ao perguntar se agora com o DDE cada vez mais utilizando-se das ferramentas do KDE se eles não iriam voltar com essa interface, para minha surpresa já tem a Alpha 9 com essa interface, e eles irão oferecer agora KDE Plasma ou LXQt.
Vale a pena testarem a volta do BIG LINUX ser de fato BIG!

2 Likes

Eu cheguei a testá-lo via live-usb, muito bom e rápido

1 Like

Todo o ecossistema da distro era baseado nos frameworks do projeto KDE, foi uma decisão muito inteligente

2 Likes

Quando eu soube do retorno fiquei muito alegre, mas ao ver o DDE e Cinnamon, não que sejam ruins, mas ficou totalmente sem identidade. Agora o Big volta a ser BIG e torço bastante para que o mesmo cresça ainda mais. E é bom ver projetos brasileiros saindo um pouco do GTK, temos o Regata OS de meu colega Josué com KDE Plasma, na base openSuse, agora o Big na base Debian, vai ter pra todos os gostos agora!

1 Like

Além do KDE, vem como o Lxqt também. Está muito leve e fluido, estou testando desde a versão Alpha7

1 Like

Testei o KDE Plasma, muito rápido; consumo muito bom, estão de parabéns.

1 Like

Eu também testei live-usb, mas na hora de instalar em um hd externo ele exige que seja uma partição EFI e diz como fazer. Só que eu faço e o botão de Próximo fica desativado. Alguém sabe como resolver? Eu tenho o Ubuntu-Mate instalado em outro hd externo e funciona muito bem. A instalação ocorreu tranquilamente!

1 Like

Tem o grupo no Telegram, por lá deverão lhe auxiliar; mas se não for uma máquina de testes sugiro que nem instale, por ser Alpha, mesmo ao meu ver estando bastante estável.

No Manjaro eu uso UEFI; pelo que sei ele pede 4 partições lógicas;
1 partição de 500mb, formatado em FAT32, marcado como ESP,BOOT montado em /boot/efi
1 partição swap de 2 a 4gb no máximo
1 partição root com cerca de 50gb formatado em ext4, montado em /
1 partição para home separada, formatado em ext4 tb, montada em /home

O grub será instaçadp na primeira partição, /dev/sda1, montado em /boot/efi

1 Like

Obrigado pela resposta e ainda por cima imediata. Vou tentar instalar com essas 4 partições lógicas. Valeu, Tosca16. Um abraço!

2 Likes

Sabia não, moço, obrigado pela informação! :slight_smile:

3 Likes

Vale uma overview, o sistema tá muito bom e fluido.

Só um detalhe:

Pode ser uma partição só até onde eu testei

Sim sim, é que geralmente indicam a home separada, já que a gente (usuário linux) gosta de uma formataçãozinha hehe.

1 Like