Vocês recomendam o Xubuntu?

ubuntu

Olá. Há um tempo atrás eu instalei a distro Xubuntu no PC fraco de um amigo, e achei o sistema muito bonitinho pra um sistema leve como é o Xubuntu. Gostaria de saber se vocês recomendam usar essa distro, atualmente eu uso o Linux Mint, mas o Xubuntu me atraiu muito por ser leve, bonitinho e customizável.

4 Likes

É uma otima distro com uma interface muito completa, todos recomendam certamente.

2 Likes

Eu recomendo o Mate ao invés do XFCE, na minha opinião o Mate é mais polido que o XFCE e tem melhores aplicativos, o uso de CPU e memória de ambos é bastante semelhante.

2 Likes

Na minha opinião, se voce tem memoria ROM, baixa qualquer derivado do Ubuntu, da um $ sudo apt install tasksel e depois um $ tasksel baixa as interfaces graficas (oque vai demorar um pouco dependendo da sua internet) e na tela de login testa as interfaces, escolha a que mais te agradar e monitora o consumo de RAM, pra ter uma noção da qual é a mais leve e a mais pesada, e use a que mais te agradar.

Eu uso isso no meu Deb9, eu uso o Gnome pra ter mais praticidade, mas meu humilde “notebook” (não posso mais chamar assim, eu arranquei a tela fora e uso um monitor externo, mas né) não consegue suportar certos programas usando o Gnome, então vou pro LXDE e as vezes pro Openbox puro

2 Likes

Eu recomendo Xubuntu ou Mint com Xfce. Pra mim são as melhores pra usuários comuns. Sou um usuário comum a 4 anos, e essas duas são as minhas principais.

4 Likes

Recomendo o Xubuntu, o Ubuntu (GNOME), o Kubuntu, o Ubuntu MATE, o Lubuntu e qualquer derivado.

A não ser que seja um ambiente de desktop instável ou que esteja com sérios problemas de performance, não há motivos para desencorajar o uso de qualquer ambiente gráfico. Até mesmo falta de recursos não seria exatamente o argumento válido porque há até quem use o OpenBox ou FluxBox como ambiente gráfico padrão.

Pessoalmente eu prefiro o ambiente gráfico KDE (que seria o Kubuntu), mas já usei de boa o XFCE, LXQt e LXDE, sendo que este último está praticamente descontinuado.

A pergunta chave é o que você busca exatamente num ambiente gráfico. Já vi que você busca baixo consumo de recursos, para isso temos o XFCE, o MATE, ambientes ainda mais leves como LXQt e mais leves ainda como OpenBox, FluxBox, etc. Há muitas opções, então ou você é mais preciso conosco a respeito do que você quer ou só posso lhe dizer para ir testando esses ambientes gráficos. A propósito, você pode instalar quantos ambientes gráficos você quiser na sua instalação Linux, ou seja, você poderia muito bem instalar o KDE ou GNOME no seu Xubuntu.

2 Likes

Sem entrar no mérito de recomendar ou não. Acho que, no uso, você não verá diferença entre o Xubuntu e o Linux Mint. A última vez que testei os dois no virtualbox usavam, inclusive, a mesma versão do kernel.

Se você usa o Linux Mint (com Xfce) não acho que vale a pena trocar para o Xubuntu. É o mesmo gerenciador de pacotes, a base é a mesma (Debian) e, consequentemente, a oferta de softwares no repositório também. Se usa o Cinammon no Mint, é só instalar o Xfce deixar a aparência do jeito que você quer. Ah, o Xubuntu usa o conjunto de ícones “elementary-xfce-darker” e o tema “greybird”.

Leveza do sistema é relativo, porque depende do seu hardware. Porém, em minhas experiências, com três hardwares diferentes (i3 terceira geração + 4gb ram; i3 sétima geração + 6gb de ram e um dual core + 4gb de ram) em todos, sem modificações pós-instalação, o Mint teve desempenho melhor que o Xubuntu. Como disse, isso pode variar de acordo com seu hardware.

Enfim, é só a minha opinião. Faça o que achar mais interessante para seu uso.

2 Likes

Quando eu tinha testado o Mint 18 não estava legal para mim o desempenho geral em jogos e depois que mudei para o Xubuntu achei o sistema mais enxuto, mas agora talvez teste a versão do Mint 19 na minha máquina principal já que achei incrível a diferença dele para o Mint 18 na LiveCD

1 Like

depende vai na distro que vc gosta, vai baixando e instalando do linux mint que vc ta usando depende se for o cinnamon ou mate a interface se vc mudar pro xubuntu como a interface gráfica dele e xfce ficaria um pouco mais rápido agora de linux mint xfce para xubuntu xfce ficaria no mesmo.

2 Likes

SIM MUITO Olha o meu

6 Likes

Você joga algum game? se sim, o desempenho é bom? Na época que eu usava eu jogava um jogo com desempenho melhor do que no Windows, mas ultimamente só ando jogando “Rocket League” e tô com medo de formatar e ele ter problemas de fps como eu tenho usando o Linux Mint (sendo que minha máquina é mediana).

Eu acho o Ubuntu bem bugado pra um linux, o Xubuntu eu ja não sei, mas por ser um Ubuntu com outra DE eu não recomendaria o uso.

Em vez disso, eu recomendaria o Mint com o Xfce, que é a mesma DE do Xubuntu

3 Likes

Realmente é isso mesmo. Já enfrentei alguns bugs nos ultimos 4 anos que uso linux. Mas no Mint nunca tem bugs.

3 Likes

@ImCrying
Não. Jamais utilize Ubuntu em sua vida.
Seja bem-vindo ao Linux, rapaz.

@endrick Você tem argumentos bons pra defender essa sua tese sobre o Ubuntu? ou só é aquele cara que usa distros como Debian, Manjaro e Arch e fala mal do Ubuntu sem ter propriedade alguma do que tá falando?

2 Likes

Para mim o problema maior do Mint é que o mesmo demora para atualizar algumas coisas …como o próprio kernel.

1 Like

essa demora to sentindo.

Creio eu por ele usar as mesmas atualizações do Ubuntu (que por sua vez sai lento) ele deva ser mais lento que o Ubuntu por geralmente ser testado no Mint

Sinceramente, acredito que você já resolveu, você instalará para usar durante um tempo, só gostaria que alguns de nós incentivasse rs vou fazer esse papel usa assim que é bom :grin:

Usei por um tempo em um notebook antigo, a única coisa que me incomodava é que o player de vídeo padrão demorava muito para abrir, porém foi resolvido facilmente instalando um outro. Por recomendação eu indicaria o manjaro para você, mas é como eu disse, você já escolheu e não vai descansar enquanto não utilizar o xubuntu durante um tempo… Tbm sou assim.

2 Likes

@ImCrying
Não sou o @endrick, mas o Ubuntu e qualquer outra distribuição baseada em Debian são muito cheias. Elas vêm com pacotes demais, enfeites demais, coisas desnecessárias. O Manjaro também vem com muito enfeite, muita tralha. O APT não é bom, ele ocupa muito espaço no Terminal. Não vou falar dos PPA’s porque nem há a necessidade.

Você realmente precisa de argumentos maiores? Estes são mais que o suficiente.