Vocês recomendam o Xubuntu?

ubuntu
#1

Olá. Há um tempo atrás eu instalei a distro Xubuntu no PC fraco de um amigo, e achei o sistema muito bonitinho pra um sistema leve como é o Xubuntu. Gostaria de saber se vocês recomendam usar essa distro, atualmente eu uso o Linux Mint, mas o Xubuntu me atraiu muito por ser leve, bonitinho e customizável.

4 Likes
#2

É uma otima distro com uma interface muito completa, todos recomendam certamente.

2 Likes
#3

Eu recomendo o Mate ao invés do XFCE, na minha opinião o Mate é mais polido que o XFCE e tem melhores aplicativos, o uso de CPU e memória de ambos é bastante semelhante.

2 Likes
#4

Na minha opinião, se voce tem memoria ROM, baixa qualquer derivado do Ubuntu, da um $ sudo apt install tasksel e depois um $ tasksel baixa as interfaces graficas (oque vai demorar um pouco dependendo da sua internet) e na tela de login testa as interfaces, escolha a que mais te agradar e monitora o consumo de RAM, pra ter uma noção da qual é a mais leve e a mais pesada, e use a que mais te agradar.

Eu uso isso no meu Deb9, eu uso o Gnome pra ter mais praticidade, mas meu humilde “notebook” (não posso mais chamar assim, eu arranquei a tela fora e uso um monitor externo, mas né) não consegue suportar certos programas usando o Gnome, então vou pro LXDE e as vezes pro Openbox puro

2 Likes
#5

Eu recomendo Xubuntu ou Mint com Xfce. Pra mim são as melhores pra usuários comuns. Sou um usuário comum a 4 anos, e essas duas são as minhas principais.

4 Likes
#6

Recomendo o Xubuntu, o Ubuntu (GNOME), o Kubuntu, o Ubuntu MATE, o Lubuntu e qualquer derivado.

A não ser que seja um ambiente de desktop instável ou que esteja com sérios problemas de performance, não há motivos para desencorajar o uso de qualquer ambiente gráfico. Até mesmo falta de recursos não seria exatamente o argumento válido porque há até quem use o OpenBox ou FluxBox como ambiente gráfico padrão.

Pessoalmente eu prefiro o ambiente gráfico KDE (que seria o Kubuntu), mas já usei de boa o XFCE, LXQt e LXDE, sendo que este último está praticamente descontinuado.

A pergunta chave é o que você busca exatamente num ambiente gráfico. Já vi que você busca baixo consumo de recursos, para isso temos o XFCE, o MATE, ambientes ainda mais leves como LXQt e mais leves ainda como OpenBox, FluxBox, etc. Há muitas opções, então ou você é mais preciso conosco a respeito do que você quer ou só posso lhe dizer para ir testando esses ambientes gráficos. A propósito, você pode instalar quantos ambientes gráficos você quiser na sua instalação Linux, ou seja, você poderia muito bem instalar o KDE ou GNOME no seu Xubuntu.

2 Likes
#7

Sem entrar no mérito de recomendar ou não. Acho que, no uso, você não verá diferença entre o Xubuntu e o Linux Mint. A última vez que testei os dois no virtualbox usavam, inclusive, a mesma versão do kernel.

Se você usa o Linux Mint (com Xfce) não acho que vale a pena trocar para o Xubuntu. É o mesmo gerenciador de pacotes, a base é a mesma (Debian) e, consequentemente, a oferta de softwares no repositório também. Se usa o Cinammon no Mint, é só instalar o Xfce deixar a aparência do jeito que você quer. Ah, o Xubuntu usa o conjunto de ícones “elementary-xfce-darker” e o tema “greybird”.

Leveza do sistema é relativo, porque depende do seu hardware. Porém, em minhas experiências, com três hardwares diferentes (i3 terceira geração + 4gb ram; i3 sétima geração + 6gb de ram e um dual core + 4gb de ram) em todos, sem modificações pós-instalação, o Mint teve desempenho melhor que o Xubuntu. Como disse, isso pode variar de acordo com seu hardware.

Enfim, é só a minha opinião. Faça o que achar mais interessante para seu uso.

2 Likes
#8

Quando eu tinha testado o Mint 18 não estava legal para mim o desempenho geral em jogos e depois que mudei para o Xubuntu achei o sistema mais enxuto, mas agora talvez teste a versão do Mint 19 na minha máquina principal já que achei incrível a diferença dele para o Mint 18 na LiveCD

1 Like
#9

depende vai na distro que vc gosta, vai baixando e instalando do linux mint que vc ta usando depende se for o cinnamon ou mate a interface se vc mudar pro xubuntu como a interface gráfica dele e xfce ficaria um pouco mais rápido agora de linux mint xfce para xubuntu xfce ficaria no mesmo.

2 Likes
#10

SIM MUITO Olha o meu

6 Likes
#11

Você joga algum game? se sim, o desempenho é bom? Na época que eu usava eu jogava um jogo com desempenho melhor do que no Windows, mas ultimamente só ando jogando “Rocket League” e tô com medo de formatar e ele ter problemas de fps como eu tenho usando o Linux Mint (sendo que minha máquina é mediana).

#12

Eu acho o Ubuntu bem bugado pra um linux, o Xubuntu eu ja não sei, mas por ser um Ubuntu com outra DE eu não recomendaria o uso.

Em vez disso, eu recomendaria o Mint com o Xfce, que é a mesma DE do Xubuntu

3 Likes
#13

Realmente é isso mesmo. Já enfrentei alguns bugs nos ultimos 4 anos que uso linux. Mas no Mint nunca tem bugs.

3 Likes
#14

@ImCrying
Não. Jamais utilize Ubuntu em sua vida.
Seja bem-vindo ao Linux, rapaz.

#15

@endrick Você tem argumentos bons pra defender essa sua tese sobre o Ubuntu? ou só é aquele cara que usa distros como Debian, Manjaro e Arch e fala mal do Ubuntu sem ter propriedade alguma do que tá falando?

2 Likes
#16

Para mim o problema maior do Mint é que o mesmo demora para atualizar algumas coisas …como o próprio kernel.

1 Like
#17

essa demora to sentindo.

#18

Creio eu por ele usar as mesmas atualizações do Ubuntu (que por sua vez sai lento) ele deva ser mais lento que o Ubuntu por geralmente ser testado no Mint

#19

Sinceramente, acredito que você já resolveu, você instalará para usar durante um tempo, só gostaria que alguns de nós incentivasse rs vou fazer esse papel usa assim que é bom :grin:

Usei por um tempo em um notebook antigo, a única coisa que me incomodava é que o player de vídeo padrão demorava muito para abrir, porém foi resolvido facilmente instalando um outro. Por recomendação eu indicaria o manjaro para você, mas é como eu disse, você já escolheu e não vai descansar enquanto não utilizar o xubuntu durante um tempo… Tbm sou assim.

2 Likes
#20

@ImCrying
Não sou o @endrick, mas o Ubuntu e qualquer outra distribuição baseada em Debian são muito cheias. Elas vêm com pacotes demais, enfeites demais, coisas desnecessárias. O Manjaro também vem com muito enfeite, muita tralha. O APT não é bom, ele ocupa muito espaço no Terminal. Não vou falar dos PPA’s porque nem há a necessidade.

Você realmente precisa de argumentos maiores? Estes são mais que o suficiente.