Vocês lembram? (Windows 95 - 24 anos)

Do Windows XP o Wine tá mais viável

meu primeiro computador

tenho ele até hoje guardado

5 curtidas

No WinXP nunca rodei jogos 3D por muito tempo, só uma vez que testei um cd velho do The Sims 1 de um primo meu, para ver se ele ainda funcionava a instalação. Porém, nunca joguei nada 3D em mv por ele. O máximo que joguei foi uma versão antiga no Championship Manager, que rodava bem por sinal, era a versão 03/04. O XP se você instalar o adicionais de convidado, dá pra rodar várias coisas. O problema é que jogos 3D tem mais exigências gráficas. Se não for nada de outro mundo, é só alterar nas configurações de vídeo da máquina virtual. Alias, fiquei curioso, vou testar alguns jogos, acho que ainda tenho um cd com o MDK 1 que deve dar para fazer o teste, já que ele é 3D.

No Win98SE (no 95 nunca tentei) já consegui rodar jogos, sim. Usei, basicamente, dois links:

SquakeNet
Fórum VirtualBox

Se quiser, dá para seguis só o primeiro tutorial (para jogos). Porém, o do fórum do VirtualBox é mais completo.

Vou deixar uns screenshots de jogos rodando do Win98 pelo VirtualBox. Ah, deixei em modo escalonado só para ver que era em máquina virtual, dá para deixar em fullscreen (o máximo de resolução que consegui aqui foi 1024 x 768, as maiores que isso ficam ruins na tela do meu notebook).

Ah, se interessar, um site legal para baixar jogos antigos é o MyAbandonware. Quando a empresa ainda mantém o interesse e os direitos dos jogos, eles colocam o link para sites como o gog ou apenas o demo. Se o jogo foi abandonado ou a desenvolvedora não tem interesse mais, eles colocam o jogo completo.

3 curtidas

Esses 500 reais deviam ser muito dinheiro, acho que nessa época o salario mínimo não chegava a 100 reais

Era por aí mesmo! Um computador top, na época, como um IBM 100, custava na faixa dos US$5mil.

1 curtida

Obrigado pelos links, tudo está funcionando bem exceto pelo áudio. Testes ambos o ICH AC97 (o que estou agora) e o SoundBlaster 16 (este último é o que veio configurado por padrão), mas os jogos continuam sem áudio. O áudio do sistema funciona normalmente, o arquivo Demo do Winamp também e até mesmo os efeitos sonoros do menu do jogo Run Excessive Speed funcionam, mas é entrar no jogo que o áudio vai embora (outros jogos também estão sem áudio, mas o 3D está funcionando perfeitamente).

Mas deixa pra lá, quando eu quiser realmente jogar esses jogos eu tento instalar no Wine.

Nossa que nostalgia, joguei muito Dink Smallwood. :grin:

@rasolar tem uns jogos que não funcionam mesmo. Se for procurando dicas na internet você consegue. Uma outra forma de rodas esses jogos, é instalar o WinXP e tentar rodar em modo de compatibilidade. E, se forem jogos de DOS, por exemplo, é só instalar o DosBox no linux mesmo.

@daniloancilotto joguei bastante também. Pena que ele era meio rápido de zerar, depois que você já sabia o que tinha que fazer. Outro dia tentar rodar ele pelo Wine, porém ficou sem som. Depois vou ver se consigo resolver isso. Já tem versão dele para Android (grátis) na playstore.

Testei o F22 Raptor, Pandemomium! e Need For Speed III Hot Pursuit no Windows XP (com aceleração 3D e 2D ativadas, 64MB dedicadas ao vídeo e softwares de guest do VirtualBox instalados). Todos eles rodaram com uma resolução de tela muito reduzida (o Need for Speed – que na verdade não chegou a iniciar o jogo – acusou que estava rodando a 1280x960x32, resolução máxima admitida pelo jogo, mas não creio que ele tenha atingido realmente esta resolução). Tentei usar o escalonamento, mas isso bugou os jogos e quase travou a máquina virtual.

O problema é que, por enquanto, os jogos antigos que realmente me interessam são da era do Windows XP e alguns poucos da era do Windows 98, de forma que o DOS Box não é uma opção pra mim.

Deixarei isso para depois, de qualquer forma posso tentar usar ferramentas como ScummVM ou até mesmo ports para versões mais novas do Windows.

Nem sabia que tinha na Playstore, irei baixar.

Realmente era bem curto o jogo mas me divertia bastante, até o Paint me divertia nessa época. kkkk

Foram muitas madrugadas de sono perdidas por conta deste aqui…

2 curtidas

Posso esta enganado mas esse OS/2 foi desenvolvido em conjunto com a MS, no wikipedia separei esse trecho " Por uma decisão de Bill Gates a Microsoft resolveu abandonar o projeto OS/2 e dedicar-se ao Windows "

1 curtida

Posso ter jogado Prince of persian nele e nem sei, eu era pequeno nessa época, isso foi lá em 1998-1999

@rasolar esses jogos mais antigos, não costumam ter tantos problemas para rodar via wine. Caso encontre algum erro, pesquisa no site do próprio wine, lá tem as sessões por softwares e jogos separados. Já encontrei solução para alguns problemas que tive por lá. https://www.winehq.org/

@daniloancilotto pois é, achei sem querer, no dia que fui tentar jogar ele pelo wine por aqui. Chegou a instalar? Roda bem?

Vou testar ainda no Wine. Eu tinha vontade de rodá-los numa máquina virtual com Windows 98/XP justamente para relembrar os velhos tempos com toda a potência, não só experienciando o jogo antigo, mas o jogo antigo dentro do sistema operacional antigo, aí sim eu me sentiria de novo com 8~14 anos.

Jeito de jogar no VirtualBox com o Win98 e XP tem, só precisa de paciência pra ir descobrindo os atalhos.

Depois desse tópico fiquei curioso. Estou fazendo a instalação do WinXP e do 98SE no VB para ver se consigo rodar algumas coisas.

Ah, se for usar o Wine, recomendo instalar ele o mais completo possível, com todas aqueles penduricalhos que ele tem. Caso contrário, você vai encontrar dificuldades com os jogos.

Por favor, compartilhe aqui depois a sua experiência e o que você fez para resolve seus problemas.

.

O que seriam esses “penduricalhos”? Basicamente só instalei o Lutris com o suporte pra Vulkan. Ah, e o meu Wine está em sua última versão estável, a 4.0.2.

Se você usa o Lutris tá tranquilo. Eu falei caso use o Wine direto, ai tem que instalar ele com WineTricks e aquelas coisas todas, para facilitar.

Assim que tiver um tempo vou testar uns jogos e volto aqui para falar como foi.