Com o Debian 11 sendo mais flexível com outros init-systems além do systemd, o principal ponto do Devuan acaba indo “por ralo abaixo”. Vocês acham que o Devuan vai continuar sendo desenvolvido ou vai ser encerrado?
Vai continuar sendo desenvolvido, mesmo com o Debian 11.
Provavelmente não, o Debian tecnicamente sempre ofereceu pacotes de inits não-systemd para quem quisesse configurar manualmente (como o reddit linkado no tópico diz), e mesmo assim o Devuan andou pra frente.
Só o tempo vai dizer se a implementação das inits não-systemd do Debian vai ser boa/transparente o suficiente para o Devuan não conseguir competir nem na qualidade da experiência sem systemd.
Isso faz eu me perguntar o que aconteceria com o Artix se amanhã o Arch anunciasse a mesma coisa.
Não vejo o pq descontinuarem o Devuan mas não vejo distros não-systemd sendo padrão do mercado principalmente no meio corporativo. Vai continuar sendo distro hobby…
Sendo um projeto tão nichado e principalmente de código aberto, a possibilidade de o Projeto Devuan ser encerrado é irrisória. Com o código disponível a todos, mesmo que os líderes originais do projeto simplesmente assumam que não contribuirão mais com o desenvolvimento, pelo menos um usuário se sentirá atingido e decidirá manter o projeto com as próprias mãos.
Acho que o Devuan continua sendo desenvolvido na base da desconfiança do Debian. Quero dizer, o Debian já adotou o systemd como padrão uma vez, pode fazer novamente; se fizerem, tem o Devuan.