Vocês acham que o Devuan vai acabar?

Com o Debian 11 sendo mais flexível com outros init-systems além do systemd, o principal ponto do Devuan acaba indo “por ralo abaixo”. Vocês acham que o Devuan vai continuar sendo desenvolvido ou vai ser encerrado?

• Vai continuar sendo desenvolvido, mesmo com o Debian 11.
  • Vai deixar de ser desenvolvido.

0 votantes

http://dev1galaxy.org/viewtopic.php?id=4145

1 Curtida

Provavelmente não, o Debian tecnicamente sempre ofereceu pacotes de inits não-systemd para quem quisesse configurar manualmente (como o reddit linkado no tópico diz), e mesmo assim o Devuan andou pra frente.

Só o tempo vai dizer se a implementação das inits não-systemd do Debian vai ser boa/transparente o suficiente para o Devuan não conseguir competir nem na qualidade da experiência sem systemd.

Isso faz eu me perguntar o que aconteceria com o Artix se amanhã o Arch anunciasse a mesma coisa.

Vai continuar sendo desenvolvido, mas provavelmente vai perder bastante usuarios.

1 Curtida

Acho q não vai acontecer não kkkk pq a turminha que detesta o systemd vai continuar nele justamente pra fugir do mesmo

Não vejo o pq descontinuarem o Devuan mas não vejo distros não-systemd sendo padrão do mercado principalmente no meio corporativo. Vai continuar sendo distro hobby…

1 Curtida

Sendo um projeto tão nichado e principalmente de código aberto, a possibilidade de o Projeto Devuan ser encerrado é irrisória. Com o código disponível a todos, mesmo que os líderes originais do projeto simplesmente assumam que não contribuirão mais com o desenvolvimento, pelo menos um usuário se sentirá atingido e decidirá manter o projeto com as próprias mãos.

1 Curtida

Eu não acho que irão descontinuar, ele é do Debian o que o Artix é do Arch: Uma versão da distro sem Systemd. Pra mim é uma ótima distro.

1 Curtida

Acho que o Devuan continua sendo desenvolvido na base da desconfiança do Debian. Quero dizer, o Debian já adotou o systemd como padrão uma vez, pode fazer novamente; se fizerem, tem o Devuan.

3 Curtidas