Você usa majoritariamente alguma conta digital?

O que considero contas digitais:

Nubank
Banco Inter
PagBank
PicPay
iti
etc

O que não considero contas digitais( Bancos tradicionais):

Banco do Brasil
Bradesco
Itaú
Santander
Caixa Econômica Federal

  • Sim, uso algum desses de forma majoritária.
  • Não, uso esporadicamente. Apenas em alguns casos.

0 votantes

Obs:

@josebarbosa Fez um comentário bastante relevante, Nubank, PicaPay, iti etc. são contas de pagamento. Existe uma diferença muito grande, como ele observou. Obrigado pela observação.

1 curtida

Aproveitando o tópico, há um erro crasso aqui que gostaria de dar meus pitacos e, inclusive, modificar a enquete, justamente pelo risco que muitas pessoas correm sem nem saber.

No bolo chamado de “bancos digitais” temos tanto instituições que são bancos como temos outras que NÃO SÃO bancos!!!
Via de regra são instituições de pagamento, e faz muita diferença.

Pegando os dois primeiros, já temos esta diferença. Nubank não é banco, e usa a nomenclatura para confundir.
Ao não ser banco, o rigor de fiscalização é menor, e você não tem garantia do FGC.
Então, entre um investimento 100% do CDI no Inter ou no Nubank, o do Inter é melhor porque conta com esta garantia e maior fiscalização.

Muito cuidado na hora de investir o dinheiro, porque vejo que muitas informações deste tipo somente chegam a quem deve depois que a bolha estoura e o leite já foi derramado.

As instituições financeiras que são bancos cadastradas no país estão disponíveis em:

8 curtidas

Sim, foi uma boa observação.

Fiz a enquete por curiosidade. Entre as pessoas que eu conheço, pouquíssimas usam essas novas contas e sempre tinha a discussão de se as pessoas usavam mesmo ou era “modinha”.

Por curiosidade, eu resolvi fazer a pesquisa. Isso é bom pois mostra que muitas “estatísticas pessoais” que muitos de nós temos, não são válidas.

1 curtida

PS: só para constar eu já fui bancário e sou um entusiasta dos bancos digitais, e vi vários erros sobre isto.
O principal era o fato de que nenhum banco é obrigado a ter conta digital, mas se quiser ter, ela tem que ser completamente gratuita para canais de autoatendimento (internet, caixa eletrônico, app…), podendo haver cobrança apenas de uso de canais “físicos”. Muitos “bancões” forçaram a criação de contas digitais com tarifa.

1 curtida

Eu gosto bastante de fazer definições completas e precisas. Fiquei meio sem saber como definir os bancos não tradicionais.

Para mim, utilizo o banco tradicional como digital desde 2012, muito antes de conhecer o Nubank e companhia. Os canais eletrônicos deles sempre me deixaram longe de agências bancárias. A meu ver, o que fez surgir bastante essas fintechs e propostas digitais foi o fato dos bancos tradicionais nunca quererem abrir mão das tarifas. Isso abriu uma brecha grande para Nubank e companhia.

Acho bom que haja essas novas opções, mas que fique claro esse alerta que você fez. É preciso tomar cuidado. Pela internet vejo muita gente falando que põe suas economias em contas de pagamento como PicPay e Nubank.

1 curtida

Uso EXCLUSIVAMENTE bancos digitais: Next e Inter.
Cancelei TODAS as minhas contas em bancos “físicos”, apesar do Next ser do Bradesco.

1 curtida

Para quem manja mais, eu tenho uma dúvida, o que significa essa coisa do "Seu dinheiro rende nnn% no CDI? alguem pode me explicar pois sempre fico confuso tentando entender? (pode ser uma explicação resumida mesmo, nada de tão técnico/profundo)

De maneira bem simples, CDI é uma taxa de juros. Geralmente fica em torno de 90 % da taxa SELIC.

Quando alguma aplicação indica % CDI, quer dizer que ela paga um percentual do CDI.

Exemplo:

Taxa Selic atual = 3,5 %
CDI, geralmente fica em torno de 90% da Selic = 90% de 3,5 % = 3,15 %

Uma aplicação a 100% CDI rende 3,15% ao ano. Uma aplicação 90% CDI rende 2,83% ao ano. E assim sucessivamente.

3 curtidas

Tenho Nubank desde 2014 e esse ano resolvi criar uma segunda conta digital, estava entre Inter e o C6 Bank e depois de pesquisar um pouco sobre ambos acabei abrindo uma conta no Inter, me pareceu uma aposta segura, tem bastante serviços e é um banco com mais tempo de mercado (desde 1994 ) e por ser um banco que tem lucro anualmente, ( Nubank e C6 Bank ainda não geram lucro, possibilidade de quebrarem é maior ).

Tenho CDI em ambos as contas mas devo migrar tudo para o Inter por ter uma gama de investimentos bem maior que o Nubank. Nunca tive problemas com nenhum deles e o atendimento de ambos ão muito bons.

1 curtida

Eu nunca tive problema com o Nubank, mas conheço um parente no qual ele cobraram 5 assinaturas do Rewards( essa pessoa não olhava o extrato) e não quiseram devolver. Eles alegaram que a pessoa contratou, sendo que a pessoa nem sabia como fazer isso.

Acho a segurança do app deles também fraca. A senha é a mesma que serve para desbloquear o celular.

Nubank e C6 terem prejuízo não é sinal de alarme; as empresas põem isso como reflexo momentâneo de suas políticas de expansão, e os analistas de mercado já deram OK. Prejuízo por um período por conta de estratégias é algo que acontece até com as grandes petroleiras.

Nubank é campeão em qualidade de atendimento e base de clientes, que é muito maior que a dos concorrentes, porque a marca Nubank está bem disseminada entre a população em geral.

Mas, de fato, Nubank não é banco. E, se quebrasse hoje, seus clientes não estariam cobertos pelo Fundo Garantidor do Banco Central, que é uma espécie de seguro e implica que clientes com até 250 mil reais guardados num banco que quebrou terão o devido ressarcimento.

4 curtidas

Uso Nubank, mas apenas para cartão de crédito e pix. Recebimento de salário é pela Caixa e uso a Easynvest e a Clear para investir (na primeira, tesouro direto; na segunda, ações e FII).

Depois que o acesso à conta por site ou aplicativo da Caixa passou a dar pane regularmente, desisti desse banco. Até porque a instituição até hoje nega que esteja com problemas no oferecimento dos serviços pela Internet…

Uso o aplicativo muito pouco. Só entro para fazer transferências e pagar boletos (aquilo que não deu para colocar em débito automático - aluguel e condomínio, basicamente).

Também usava basicamente para isso. Mas, nos últimos meses, até essas poucas tarefas estavam sendo prejudicadas. E o uso do Pix também. É quase desesperador a gente precisar movimentar o próprio dinheiro e não conseguir por falhas técnicas seguidas do banco, que, ainda por cima, não admite o problema.

Eu, basicamente uso o app do Banco do Brasil desde 2013 e sempre fiz tudo que precisava por ele. Para mim o Nubank foi pioneiro na questão de app de cartão de crédito. A celeridade das notificações etc. eram algo que o destacava.

Atualmente não vejo vantagem nele. Hoje meio que está tudo igual, não existe muita diferença de entrega. Acho que para empresas de tecnologia, eles estão muito parados…

1 curtida

Uso o Next, PayPal, Mercado Pago e Nubank

O Nubank diz em um post de blog que a conta do Nubank tem cobertura do FGC para depósitos feitos em RDB.

Aparentemente parecem estar estagnados mais isso não é só om o Nubank os outros bancos digitais também.

Quem ficou estagnado foram os bancos tradicionais, demoraram em agir ( ou ignoram completamente ) os bancos digitais talvez o Santander tenha se saído melhor dentre os mais conhecidos. Eu ainda mantenho a Caixa uso para depósitos evitando fila em lotéricas.

Eu acho que o grande trunfo dos “bancos digitais” foi dar cartão a quem geralmente não tinha oportunidade de ter um e oferecer serviços grátis, que já existia em bancos tradicionais mas não era amplamente divulgado, além de ser um pacote bem limitado.

No mais, não vejo inovação alguma em relação aos bancos tradicionais. Eu esperava mais inovação.