Você usa atalhos no navegador? Dica de alguns atalhos úteis para o Firefox

E ai pessoal, usam atalhos no seu navegador de internet favorito? Eu costumo usar bastante no Firefox. Confesso que ando ficando com preguiça de clicar e, normalmente, é mais rápido fazer várias atividades direto pelo teclado.

Segue uma lista de atalhos de teclado que acho úteis do Firefox. Existem muitos, muitos outros disponíveis. Porém só vou citar esses, porque são os mais práticos e fazem funções que a gente utiliza no dia a dia. Muitos que citarei aqui, acho que muitas pessoas não devem conhecer.

ctrl + t - abre uma nova aba
ctrl + n - abre uma nova janela do navegador
ctrl + shit + p - abre uma janela de navegação privativa
ctrl + page up ou page down - muda de aba
ctrl + w - fecha a aba atual
ctrl + p - abre as opções de impressão
ctrl + + (mais) ou - (menos) - aumenta e diminui, respectivamente, o zoom da página
ctrl + 0 - zoom resete, volta ao tamanho padrão da página
ctrl + f - abre o campo de pesquisas dentro da página. Se quiser abrir a opção com apenas uma tecla, basta usar a tecla /
ctrl + k ou j - muda o cursor para a barra de pesquisas rápida
alt + f4 ou ctrl + shift + w - fecha a janela atual
ctrl + q - fecha todas as janelas abertas do firefox. Literalmente TODAS. Se você estiver com uma janela em modo privativo e outra em uma sessão normal, ambas serão fechadas. Esse atalho fecha qualquer instância do Firefox que esteja aberta.
ctrl + s - salvar a página como
ctrl + m - deixa a aba atual muda ou reverte a opção, caso a aba já estivesse muda.
ctrl + shift + t - reabre uma aba fechada
ctrl + shit + n - reabre uma janela fechada
ctrl + shift + del - abre as opções de limpar o histórico
ctrl + d - atalho para adicionar uma página aos favoritos
ctrl + tab - alterar entre abas. Dica do @gusbemacbe
ctrl + enter - função de autocompletar um endereço, adicionando o complemento “.com”. Quando o atalho é acionado, além de autocompletar o endereço a página já é carregada automaticamente. Lembrado pelo @anon48453804

alt + direcional para a esquerda ou direta - movimenta entre as páginas que foram abertas na aba atual. É um atalho para a função “voltar”
alt + home - abre uma nova aba com a página definida como página inicial
alt + 1 ao 8 - movimenta entre as abas abertas (como os números indicam, só funciona com, no máximo, 8 abas abertas).
esc - para o carregamento da página atual.
f - na maior parte dos sites que contém players de vídeo, a tecla tem a opção de tela cheia (fullscreen)
f6 - muda o cursor para o campo de endereços

4 curtidas

Tem um atalho que eu utilizo com muita frequência e não está na lista, CTRL + Enter, esse atalho adiciona um .com após o que você digitou e vai até o endereço. Exemplo, ao invés de digitar reddit.com e pressionar a tecla enter, você digita apenas reddit e pressiona CTRL + Enter.

3 curtidas

Tu te esqueceste de Ctrl + Tab, que muda entre abas abertas, é como se tu mudasse de aplicativos no Windows.

1 curtida

Esqueci mesmo. E olha que é um dos que mais uso também! :grin: Vou adicionar na lista.

1 curtida

Ih, quase nunca uso esse. Normalmente, altero entre as abas com ctrl + page up ou page down. Vou colocar na lista.

2 curtidas

Vale lembrar que, com raríssimas exceções, estes atalhos funcionam em outros navegadores também. :+1:

Sei que estou desenterrando o tópico, mas como é um tópico de dicas acho que não tem problema kkkkk por alguma razão o atalho “CTRL + J” não abre os downloads para mim, ele digita uma interrogação (?) na barra de endereço. Alguém já viu isso?

Aprendi uns novos com vcs!
O que eu tenho usado bastante:
Ctrl+U Exibe o código fonte da página
Ctrl+Shift+C Exibe as ferramentas de web master
Ctrl+Shift+A Exibe addons
Ctrl+Shift+O Exibe favoritos
Ctrl+Shift+H Exibe histórico

Na pesquisa rápida com /
Para ir para o próximo item, apertar
Ctrl+G ou F3
E para voltar
Ctrl+Shift+G

Testei aqui e não funcionou mesmo. Apresentou o mesmo comportamento que você citou. Existe uma outra forma de abrir a aba downloads. É usar um atalho para o comando “about:downloads” com o atalho ctrl + shit + y. E, embora não seja prático, se digitar o “about:downloads” na barra de endereços você também abre os downloads em forma de aba.

Não pesquisei, mas eles devem ter removido esse atalho. Até porque, poucas pessoas usam esse tipo de recurso.

1 curtida

Muito curioso de porque remover algo sendo que não afeta em nada no navegador efetivamente kkkkkkk escolhas, né? São sempre arbitrárias. Eu uso bastante esse atalho e toda vez eu esqueço que ele não funciona kkkk sempre usei ele no Firefox e no Chrome. Será que existe alguma maneira de alterar? ctrl + shift + y é bem menos prático, mas por enquanto vou usando ele.

1 curtida

Interessante essa função.
Esse “awesome bar” do FF tem alguns problemas…
Se tu quiser procurar por “www.uol.com.br”,
ele vai entrar neste endereço ao invés de fazer a busca.
Só que se vc colocar “?www.uol.com.br”, o awesome bar vai
saber que se trata de um termo de busca e não de um endereço…

Olha só uma alternativa para abrir os downloads:

O endereço da lista de downloads é “about:downloads”, portanto, se você colar isso na barra de endereço e adicioná-lo aos favoritos, poderá ter um acesso mais rápido a partir do Menu de favoritos ou da barra de ferramentas de favoritos.

Depois de salvar um marcador, você pode acessar suas propriedades e definir uma palavra-chave, como “d” para “about:downloads”. Com isso definido, se você digitar “d” na barra de endereço e pressionar Enter, o Firefox abrirá o “about:downloads”.
how to force show all download ( ctrl+j ) in new tab instead of new window | Firefox Support Forum | Mozilla Support

1 curtida

Pois é. Não sei qual foi o motivo de mudarem esse atalho. Dá uma olhada nas extensões, vai que alguma consegue criar atalhos personalizados. Com a quantidade de extensões que se tem por ai, alguma deve fazer alguma coisa desse tipo.

1 curtida

Muito obrigado, pelo visto essa é a melhor alternativa!

1 curtida