Você pagaria $60 pelo Brave?

Brave Origin: a nova aposta minimalista em navegadores focados em privacidade

A empresa responsável pelo navegador Brave lançou recentemente o Brave Origin, uma versão alternativa e mais enxuta do seu browser. A proposta é simples: oferecer uma experiência centrada apenas no essencial — privacidade, bloqueio de anúncios e desempenho — eliminando recursos considerados extras ou voltados à monetização.

O que é o Brave Origin

O Brave Origin é uma versão “minimalista” do navegador Brave, criada para usuários que desejam uma navegação mais limpa e sem funcionalidades adicionais. Diferente da versão tradicional, que inclui ferramentas como carteira de criptomoedas, VPN e sistema de recompensas, o Origin remove ou desativa esses elementos. (ろぼいんブログ)

A ideia surgiu a partir da demanda de usuários que queriam um navegador focado exclusivamente em privacidade e bloqueio de anúncios, sem distrações ou serviços integrados. (GIGAZINE)

Principais características

Mesmo sendo mais simples, o Brave Origin mantém os pilares do navegador original:

• Proteção de privacidade avançada
  • Bloqueio de anúncios e rastreadores (Brave Shields)
  • Atualizações de segurança e desempenho

Por outro lado, diversos recursos são removidos ou desativados, como:

• Assistente de IA (Leo)
  • Brave Rewards e anúncios próprios
  • Carteira de criptomoedas
  • VPN integrada
  • Notícias, playlist e outros serviços adicionais (Centro de Ajuda Brave)

Na versão independente (standalone), esses recursos sequer existem no sistema — são completamente retirados do código. Já na versão de upgrade, eles aparecem desativados por padrão, podendo ser ativados manualmente. (Centro de Ajuda Brave)

Modelo de acesso

O Brave Origin é, em geral, um produto pago, disponível mediante compra única, que pode ser utilizada em múltiplos dispositivos. Ainda assim, há exceções: usuários de Linux podem utilizá-lo gratuitamente. (Centro de Ajuda Brave)

Além disso, o navegador pode ser usado de duas formas:

1. Aplicativo independente: uma versão separada do Brave tradicional
  2. Upgrade do navegador existente: adiciona um painel para controlar os recursos desativados

Privacidade e funcionamento

Mesmo exigindo compra, o Brave afirma que a privacidade dos usuários é preservada. O sistema utiliza um protocolo baseado em “tokens cegos”, que permite validar a compra sem vincular a identidade do usuário à navegação. (Centro de Ajuda Brave)

Um novo caminho para navegadores?

O lançamento do Brave Origin indica uma tendência interessante: navegadores mais modulares, onde o usuário escolhe entre uma experiência completa ou uma versão simplificada. (CyberInsider)

Enquanto o Brave tradicional continua gratuito e cheio de recursos, o Origin surge como uma alternativa para quem prefere um ambiente mais leve, sem funcionalidades extras — e está disposto a pagar por isso.

O Brave Origin não substitui o navegador padrão, mas amplia as opções para diferentes perfis de usuários. Para quem valoriza simplicidade extrema e privacidade acima de tudo, ele pode ser uma solução atraente. Já para usuários que utilizam recursos adicionais do Brave, a versão tradicional ainda deve ser a escolha mais completa.

No fim, a iniciativa reforça uma discussão crescente no mundo da tecnologia: até que ponto “menos é mais” quando se trata da experiência online.

https://support.brave.app/hc/en-us/articles/38561489788173-What-is-Brave-Origin

3 curtidas

No linux é gratuito.

Já nas demais plataformas é pago.

1 curtida

Depois q migrei pro Linux adotei o Brave como meu navegador padrão. Faz tudo que eu fazia no Chrome e agora ao assitir um video de 15min no YouTube não preciso ver 478 anúncios. Mas pagar acho q não….

1 curtida

Eu acho que pagaria algum dinheiro, mas nao 60 dolares, a nao ser que fosse um pagamento unico pra ter ele pra sempre e que NUNCA, absolutamente NUNCA, a empresa ia se bandiar pra ideologias xyz, ou por coisas de IA, ou alguma outra forma de surveillance. Com garantias assim, ate poderia pagar sim.

2 curtidas

se fosse necessário pra mim, sim. mas pra quem usa, uma pequena doação também ajuda. temos de acabar com esse pensamento de “trabalho colaborativo nos finais de semana”. sem grana o software livre não vai a lugar algum. sem a valve, onde estaria o jogo no pinguim usando wine?

2 curtidas

Brave deixou o navegador tão poluído que agora vende a versão limpa. Acho um absurdo mas…

3 curtidas

Boa tentativa Brave, mas a base Firefox é mais confiável.

3 curtidas

Eu não uso nem sendo de graça… então nop

2 curtidas

Acho que nunca usei de graça – então, fica difícil avaliar se eu pagaria US$ 60 por ele.

Mas, vamos supor que eu usasse em navegador com 101% de privacidade – e enviasse emails para 50 pessoas.

Provavelmente, todas essas 50 pessoas são 300% rastreadas – e meus emails para elas seriam 300% rastreados.

Ou não é bem assim?

3 curtidas

Gosto bastante do Brave. Mas eu não considero atualmente o pagamento por um navegador. Gosto muito do Vivaldi, pois meu notebook dá conta de executá-lo tranquilamente, pois tem memória suficiente para isso, o mesmo valendo para o processador. Além do mais, tem o recurso de e-maiil e RSS. Ter tudo isso em um mesmo programa é muito bom para mim. Talvez porque eu sou da velha guarda, e ter um All-in-one seja meu costume. Acho melhor que ficar abrindo vários programas para usar a internet. Tem o Seamonkey também, mas achei ele com aspecto meio ultrapassado, e meio complicado para configurar e-mail. Hoje os provedores usam muito o OAUTH, onde a autenticação é feita em ambiente separado. Talvez pelo Vivaldi eu considerasse pagar algo.

1 curtida

Eu iria dizer que R$ 60 era caro, mas agora que fui ver que este 60 é em dólares hahaha.
Pagaria não, ainda bem que para Linux é gratuito, e mesmo que fosse pago, dá para desativar tudo na versão normal pelas configurações do navegador.

1 curtida

Eu já estou usando essa versão mais “enxuta” deu menos 600 mb de economia de memória. Quando eu o abro e não faço nada… fica com 2gb de memoria ocupada… com a versão normal, mesmo com os recursos desativados, começava com 2,6 gb

Espero que algum dia esta versão Origin chegue empacotado no flathub, eu evito o máximo possível executar rpm-ostree em distribuição atômica.

1 curtida

Não pagaria. Até porque eu já consigo desabilitar tudo que não preciso na versão padrão. Não conseguir escrever uma formula matemática que valide a lógica de pagar por uma versão desse tipo.

1 curtida
1 curtida

Eu não pagaria. Tenho receio do que é “gratuito” quando começam com privilégios pagos, ainda mais privilégios que não ficam muito claro se realmente fazem sentido e valem o preço.

Ainda conheço muito pouco o Brave, comecei utilizando no celular tem algumas semanas, e atualmente no meu desktop também, não sei como fazem para manter o projeto, porém de toda forma, uma única compra vitalícia não garante o futuro, e como dito por outros, não garante que debandará para ideologias e praticas de mercado.

1 curtida

Tem tantos navegadores.
Não tem sentido pagar por um.

E 60 dólares.

Se fosse 10 até pode pensar .

1 curtida

Eu ja fiz pequenas doações a apps que ajudam a bloquear ads, então pagar não seria um absurdo, mas 60 dólares??? 10 ou 20 reais eu pagaria se realmente me ajudasse em algo

1 curtida