Você já teve receio de usar Linux?

Eu sempre tenho um pendrive com live CD de um sistema enxuto (nem que seja o Arch CLI, mas às vezes versões leves do Ubuntu, tipo o Puppy) para esses imprevistos.


Eu não tive esse receio. Eu comecei por dual boot, sabendo que se eu não me adaptasse era só remover a partição que tudo voltaria ao normal. Aliás, nem me adaptei ao Linux de primeira, já que a placa de rede do meu antigo Positivo não se deu bem com Ubuntu.

1 curtida

Sim, Pendrive de uma distro Live com boas ferramentas de primeiros socorros é fundamental.

Minha ideia era mais “ambiciosa” ─ ter um sistema completo, com Gimp, LibreOffice, Wine etc., e bem configurado, para tocar o trabalho, sem interrupção, e deixar o conserto para depois. Aí, só dualboot, mesmo.

Só tive problema com um scanner antigo, que o fabricante não liberava informações para a comunidade fazer o driver Linux. Mas pouco depois recebi um scanner mais novo, e funcionou bem.

Nesse aspecto, tive muita sorte.

Rapaz, lembrei do meu primeiro contato com o linux, não sei porque mas eu jurava que era o linux “locomotiva” e agora pesquisei aqui e vi que era esse mesmo, o conectiva… Me lembro a primeira vez que instalei o kurumin, nostalgia pura… kkkkk

Enfim, recentemente tive problemas em instalar dualboot no meu note e por conta disso foi forçado e desbravar “novas distros” e acabei indo para o lado do fedora e do manjaro, como sempre usei distros baseadas do debian / ubuntu, me senti muito perdido pela falta de familiaridade com o gerenciador de pacotes, sabe quando você abre o terminal olha pra ele, pões a mão no teclado, para e pensa, e agora? Exatamente isso. Sempre quis aprender sobre o arch, vou ver se tiro um tempo e começo a brincar com ele para perder o receio e quem sabe nasce uma nova paixão.

1 curtida

Nah, eu só pensei “pô, é limitado, mas é melhor que esse windows XP”

Não tive receio, no máximo um vicio de ficar testando Distribuição no começo, até ir visitar banca de revisar virou rotina :sweat_smile:

Não. Como eu disse nesse comentário:
https://plus.diolinux.com.br/t/quais-peripercias-vcs-ja-fizeram-usando-tecnologia-em-geral/21562/2

Eu mesmo levava pendrive com Linux para usar em Lan House, como garantia de que não teria o risco de alguém estar me espionando e nem roubando minhas senhas.

1 curtida

Eu tinha medo na real era da instalação de eu fazer algo de errado, porém eu acabei testando em um computador que nao estava em uso e podia testar a vontade e excluir algumas vezes a DE por nao ver oq ia tirar junto kkkk…

no começo eu fiquei com receio de não rodar tudo que eu precisava, fiquei com windows no dual book mto tempo

Olha cara, seria interessante você mostrar esse Línux Guarani para os novatos verem como era as coisas, ou se possível tirar uma iso desse CD e fazer o upload dele, fiquei interessado em conhecer essa distro.

Cara, se tem uma distro que eu não consigo me adaptar é o Ubuntu, acho o design dele estranho mesmo, tanto que eu prefiro Linux Mint exclusivamente pelo design.

Te entendo, nem sempre o Wine é a melhor solução para rodar os aplicativos.

2 curtidas

Isos de vários conectiva já no mega!
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Saudosismo-Imagens-ISO-do-Conectiva-Linux

Agora pra instalar hoje? É possível que nem rode em máquina virtual. Teria que arranjar um hardware da época! Até tem um vídeo no youtube de um maluco iniciando o sistema

2 curtidas

Experiência completa, até com os onipresentes Samsung Syncmaster que eu vi minha infância todinha.

Estou com preguiça de criar conta no MEGA só pra poder baixar a ISO e ver pessoalmente, mas acho isso um exagero. Windows e DOS da mesma época rodam tranquilamente.

1 curtida

Já, porque quando eu comecei a utilizar haviam bem menos usuários, havia muito preconceito e eu não tinha acesso contínuo de internet para resolver qualquer problema. Às vezes quando o sistema quebrava eu tinha que anotar no papel todos os erros e por vezes esperar dias para resolver contando com a boa vontade de algum membro de um fórum, por sorte quase sempre havia um, porém havia muita gente “complicada” também, em particular em alguns fóruns, o que quase me fez desistir do Linux por um bom tempo.

Esse sistema deve rodar tranquilo numa máquina virtual, não vai ser a mesma experiência que usar em um hardware antigo, mas é melhor do que não ter a experiência.

O pior é que essas duas coisas ainda são bastante comuns até nos dias de hoje, tanto que muitos novatos se sentem em casa usando esse fórum. Já vi caso de pessoas menosprezarem as outras só porquê ele usa uma distro popular como o Ubuntu ou o Mint por exemplo. Esse comportamento dos xiitas só serve para reforçar o esteriótipo de quem usa Linux é um nerd que não sai de casa.

Antigamente era bem difícil achar soluções para alguns problemas, já que a maioria dos sites ou fóruns eram em inglês, e convenhamos, a maioria não manja nada de inglês kk

1 curtida

Quando comecei a explorar o mundo das distribuições GNU/Linux, queria algo fácil de usar e, justamente, que fosse bastante diferente do Windows. Queria uma aventura por algo novo e chamativo, que me fizesse ter mais vontade de aprender. Ou seja, o GNOME modificado e “diferentão” do Ubuntu foi um dos motivos que me convenceram a usá-lo. :grin:

No começo eu gostava do design do Windows 10, apesar de achar o 7 bem mais bonito. Depois que comecei a usar o Ubuntu, passei a achar o design da Microsoft obsoleto e sem graça. O Mint lembra um pouco o Windows, daí não curti muito.

Nossas opiniões são meio que opostas, haha.

Haha, mas tem uma coisa que não me agrada no Mint, pelo menos no ambiente XFCE, que é o painel que não tem como colocar apenas o ícone do aplicativo, tá o ícone e o nome da aplicação, ocupando um espaço desnecessário.

Se eu colocar essa barra azul, e um logo verde no canto, vai parecer que eu estou usando o Windows XP :sweat_smile:

2 curtidas

O Xfce tem a opção de deixar somente o icone.
Vá nas configurações do painel e và nas configurações do gerenciador de botões de janelas, ou clique como direito numa área livre do gerenciador de botões de janelas no painel -não no separador que o estica- e vá em propriedades. Logo emcima vão aparecer três opções. Marcando, ou desmarcando uma delas vai deixar somente o icone como botão da janela do app.
Claro que o gerenciador de botões de janelas padrão do XFCE ainda vai lembrar os XP- , mas instalando o DockBarX ai vc consegue deixar com a aparência dos W7+

1 curtida

Tem um bocado de post no Reddit com Cinnamon estilo Windows XP, e a semelhança é assustadora

Troca Menu por Start, e confunda a população.

1 curtida

Que coisa linda! :smiling_face_with_three_hearts: Nostalgia pura!

1 curtida

Acredite se quiser, mas o burrão aqui tá apanhando para instalar o Conectiva 3.0 na máquina virtual.

Se deixar aquele azul clássico do Windows XP e trocar a logo, já era, dá pra mascarar tranquilamente, e fazer até alguém “mais antenado” ter um troço.