Eu particularmente tive uma experiência bem interessante nesse sentido. Trabalho na área de suporte. E em algumas conversas com meus clientes sempre procuro brechas pra falar de Linux e das vantagens q ele pode proporcionar. Muitas empresas que atendo já receberam notificações de uso de software pirata. Aí nesse momento eu sempre toco no assunto. Muitos preferem gastar uma fortuna para se regularizarem ao invés de dar uma chance para o pinguim (mesmo eu afirmando que irei dar todo o suporte para migração).
Mas neste ano aconteceu algo muito interessante. Um certo cliente, que possui um escritório de arquitetura recebeu a temida notificação.
Como ele usa softwares como AutoCAD, 3DsMax, SketchUp, Windows e Office pode ter certeza q o valor de regularização de toda sua workstation seria um absurdo. Pra minha surpresa, um belo dia ele me encontra na rua e diz q foi notificado. E o mais engraçado, que ele havia pesquisado na internet e ouviu falar num tal de Linux que era gratuito.
Pronto, isso foi um prato cheio pra mim kkkkkk.
Na hora comecei a pesquisar softwares que rodam no Linux que poderiam substituir os softwares proprietários que ele usava. Encontrei o Draftsight, Blender e afins. Agora estamos tocando esse projeto aos poucos, pq tenho que dar o suporte inicial para os funcionários dele para fazer a transição. Mas está sendo uma ótima experiência. Quando terminar a implantação se desejarem posso comentar aqui.
Agradeço aos vídeos do canal Maquete Eletrônica que fez uma série de vídeos sobre um ambiente de trabalho gratuito para o ramo de arquitetura e modelagem 3D , que inclusive foi entrevistado pelo @Diolinux.