System76 parece ter decidido deixar de lançar o Pop!_OS 22.10 que era aguardado para o mês de Outubro de 2022. O motivo parece ser o desenvolvimento do novo ambiente COSMIC para distro, que deve ser lançado do próximo ano, criado do zero, utilizando a linguagem Rust.
Outra coisa que acabou ficando de fora do vídeo, que o nosso inscrito e membro da comunidade pinguim, Anderson de Matos chamou a atenção através dos comentários é a decisão de deixar o GTK de lado também para a interface.
“Na minha opinião, a melhor coisa a respeito da decisão da System76, e que você não citou no vídeo, é que além de abandonarem o GNOME de vez, é que o novo Cosmic Desktop vai ser desenvolvido usando o Iced, um conjunto de ferramentas feito em Rust, ao invés de usar a implementação do GTK em Rust.
Eu só não estou usando o Pop!_OS ainda porque infelizmente ele não é muito amigável a GPU antiga que está no meu computador (NVidia GTS 250). Acredito que o problema é o GNOME ser muito pesado, pois também tive problemas tentando instalar o Fedora.
Por enquanto o Mint Cinnamon é o meu porto seguro. O Manjaro KDE também roda de boa, mas tive problemas com travamentos aleatórios.”
E aí, o que acharam da decisão da System76 o dos caminhos que eles estão seguindo?
Eu prefiro que eles demorem e façam algo bem feito e consistente com a sua proposta do que apressar as coisas.
É um grande passo, criar um ambiente novo com um ecossistema novo.
Eles estão no meio de uma mudança de paradigma: ir para Rust enquanto o padrão atual é C/C++ nesse segmento.
Na espera pra ver como ficarão Cosmic e o novo Budgie baseado no Enlightment toolkit… pq novidades são sempre bem-vindas, mas sair da mesmice nunca é fácil
Cara, olhando a documentação e principalmente o changelog do iced, fica nítido que foi a melhor escolha possível pro Pop, a API quase não muda e quando muda são detalhes simples que dá pra resolver com regexp, isso significa que os devs do pop vão poder focar em desenvolver a aplicação ao invés de compatibilizar ela entre versões do iced como ocorre hoje com GTK
Não tenho certeza, só quando sair pra gente ver na prática, mas em tese, é para ficar encaixando normalmente, mas é aquilo, né? Teoria é uma coisa, prática é outra.
Particularmente não conhece um app feito em Iced, vocês conhecem algum? Seria legal pra gente ter uma noção de como é o visual, apesar de o que a S76 vai fazer ser diferente.
No aspecto geral vejo com bons olhos buscarem a própria identidade. Poderem ter maior domínio implica direcionarem os resultados em prol do que são os objetivos da empresa. Interessante que estão fazendo um caminho “do meio” nem tão fechado quanto Apple e nem tão aberto a ponto de ser só mais um. Bem interessante.
Acredito que com isso irão amadurecer bastante enquanto empresa uma vez que realmente vão sair da zona de conforto. O tempo dirá o quão sagaz serão também em manter e performar suas soluções próprias no mercado.
Uma coisa que é muito bola fora é o comportamento, infelizmente muito se vê de bola fora de representantes e porta vozes da S76 contra comunidade e principalmente em prato que ainda comem. Não que pessoas e projetos precisem concordarem a visão, mas enquanto interdependente e política de boa vizinhança creio que é o maior detrator da empresa no momento.
Também estou aguardando para ver, a visão de projeto na adoção de tech de ponta para um cenário mais otimizado e performaticamente verde é super engajado com as questões ESG. Tomara sim que tenham bons frutos e lógico a quem for consumir da S76 tbm. E claro, essa tempestade comportamental amadureça num curto espaço.
E pensando em longevidade, essa é uma das grandes vantagens de carcaças forjadas sobre chassis foss, se tudo der errado, basta voltar às origens para reerguer se ainda for os ânimos, após tropeços. Canonical que o diga.
Acredito que é uma boa o distanciamento do Gnome devido as mudanças de políticas e o libadwaita (que vai atrapalhar muito) as distribuições que queiram manter um visual que não seja o Adwaita, que queiram uma imagem própria. A base GTK está ficando muito “só GNOME”. Budgie também tem planos de se afastar do GTK.
Rust e Iced podem trazer uma nova tendência ao Linux que pode beneficiar a comunidade de maneira geral. O kernel Linux também começou a abraçar o Rust. Gosto da System76 como empresa e o fato deles focarem no desktop.