Vitals e freon não detectam a velocidade do cooler

eu estou usando a extensão vitals e tentei usar a freon também, na aba de velocidade do cooler ela só mostra um texto escrito ‘no data’. já procurei em todo lugar uma forma de fazer isso funcionar, mas a única cola que achei foi uma modificação no grub, a qual eu não faço ideia de como fazer pois instalei linux a pouco tempo, porém em alguns lugares dizia que estava conflitando com um modulo do kernel e em outros diziam que não resolvia. instalei tudo o que era necessário para fazer o programa funcionar, dei ‘sudo detect-sensors’ inumeras vezes, mas mesmo assim não consegui fazer ele detectar.

PS: sou novo no linux, não entendo muita coisa e o que eu não entendo eu passo horas lendo sobre.
estou usando a distro Ubuntu 20.10, mas isso ocorre no 20.04 e com Pop_OS também.
meu hardware é uma Asus EX A20M Gaming com um Ryzen 5 3400G, na BIOS mostra todas informações sobre a cpu, então não acho que seja a ausência de sensores.
Screenshot para informações adicionais: Captura de tela de 2021-02-19 10-25-11

Se seu cooler for padrão 3 pinos ao invés de 4 pinos (PWM), não haverá emissão de dados. Confira isso.

é o de 4 pinos, os dados aparecem na BIOS.

Entrei so agora no fórum porem passei por isso tambem, o que resolveu pra mim foi instalar o lm-sensors e o pwmconfig, provavelmente o pwmconfig setou os fans e o Vitals so puxou a informacoes.

1 curtida