VisualG - O VisualG para Linux

VisualG - O VisualG para Linux

Criei um snap para facilitar a vida de quem está iniciando no ramo da programação
Ainda estou esperando a revisão manual por parte da canonical para ele ir para a snap store, porem você pode baixa-lo manualmente

Instruções na pagina no GitHub

1 Curtida

Interessante mas por que o wine no nome? Ele não tem nativo

1 Curtida

pq na instalação ele usa o wine

1 Curtida

Não precisaria colocar o nome wine, já que a única forma de rodar é via wine

1 Curtida

mas ele ta fazendo uma referencia a ferramenta que usou não tem nada de errado nisso

1 Curtida

Não, ele não é nativo
Eu só peguei a versão para Windows e criei um snap usando o wine

1 Curtida

Eu achei necessário para deixar claro que ele não é nativo

E quem saber futuramente alguém possa lançar uma versão nativa do visualg

Mas hoje em dia já existe uma alternativa para Linux que é o Portugol IDE, mas a sintaxe dos dois são bem diferentes

1 Curtida

E também para deixar claro que o programa não é nativo

1 Curtida

A questão é que o nome do snap tá assim, isso significa que os usuários vão ter que usar visualg-wine o próprio snap (como você faz um connect com o wine) que o programa usa wine, em uma output falsa ficaria visualg-wine depende de wine que depende de wine… ou seja um ciclo vicioso de pleonasmos

O nome é só pra avisar que ele depende do wine e o usuário já ter em mente que o programa não é nativo
Caso ele não goste (ou que goste) desse tipo de aplicativos (não nativo) ele já irá saber pelo nome do que se trata

De qualquer forma esse aplicativo foi um experimento para mostrar como é fácil fazer esse tipo de aplicativo e como isso pode ajudar a vida de alguns usuários
Por mais que tenha executar uns 5 comandos para instalação
Mesmo assim ainda ajuda, principalmente para instituições de ensino que querem mudar para Linux mas não querem perder o suporte de alguns aplicativos de aprendizagem, como esse que é muito comum no ensino de lógica de programação

1 Curtida

O notepad++ usa a mesma basa e não fala que usa wine

Verdade, mas cada caso é um caso kk
E na hora eu estava sem muita criatividade
Mas no meu ponto de vista acho melhor deixar assim msm, supondo que no futuro alguém faça uma versão nativa e deseje utilizar esse nome

Segui a sua sugestão e mudei o nome
Se quiser testar aqui está o link na loja

Ou o comando de instalação

Instalar

snap install wine-platform-runtime
snap install wine-platform-3-stable
sudo snap install visualg
snap connect visualg:wine-runtime wine-platform-runtime
snap connect visualg:wine-3-stable wine-platform-3-stable