Visual Studio Community - Alternativas para linux

Pessoal, se alguém puder me indicar alguma IDE parecida e que tenha a opção de eu poder trabalhar

com o windows form.

2 Likes

O VS Code não te serve?

2 Likes

Infelizmente não, tentei usar não gostei muito

0 Likes

Você pode tentar o Komodo Edit…

2 Likes

O VSCode é bem completo e fica ainda mais com as extensões e snippets, o mesmo caso do Atom e do Sublime Text, parecem simples à 1ª vista, mas é pq a customização acaba sendo o forte deles, aumentam muito a produtividade qdo bem explorados e são bem simples de usar (diferente de vários outros q tb são igualmente poderosos, mas tem uma curva de aprendizado mais vertical).
O VSCode tem uma pequena vantagem sobre os outros 2 ao integrar o terminal e tb por apresentar conexão com git sem necessidade de extensões, fora isso são similares, com vantagens aqui e ali pra um e pra outro.

2 Likes

Eu uso o Sublime Text, desde sempre e provavelmente pra sempre…hehe

2 Likes

Ele é o mais antigo dos 3 q citei, tem mais extensões, mas tb tem menos extensões novas, ou inovadoras. Ñ q ñ as tenha ou q as presentes sejam desatualizadas, apenas encontrei ‘coisas mais legais’ nos outros 2. Mas os considero equivalentes de maneira geral.

1 Like

Um recurso indispensável pra mim, que não tem em outros editores, é que o Sublime edita e salva arquivos com permissão root sem a necessidade de usar sudo.

Alias, se não me falha a memória, o Code tem esse recurso agora, mas não funciona da mesma forma, é um pouco diferente.

0 Likes

Eu uso editores diferentes para projetos diferentes, em alguns o uso do terminal e a integração do git é mais importante, daí uso o VSCode, em outros a extensão do Beautify do Atom é melhor q a dos outros, mesmo q os outros tb tenham, ñ seria essencial, mas acho melhor a do Atom. Acho mais simples de construir snippets no Sublime, mesmo os outros tb tendo essa funcionalidade, acho mais complexo de fazer, então pra outros uso Sublime. Assim uso os 3, sempre escolhendo de acordo com o q vou fazer.

0 Likes

C# no linux mesmo é difícil achar uma opção mas da uma olhada no geany mas antes precisa instalar o GCC

1 Like

C#

Programadores: C sharp
Músicos: Dó sustenido
Jovens dinâmicos: Essa hashtag tá errada…

1 Like

Eu desde o ano passado comecei a trabalhar com as IDEs da idea, no meu caso eu basicamente o PyCharm, mas você pode usar o Rider, super recomendo. O ponto que é a uma IDE paga.

3 Likes

As IDE’s Idea são muito boas, mas muito fragmentadas (uma pra cada linguagem) e caras. Se a diferença entre elas fosse via extensões e desse pra comprar apenas 1 licença, acho q mesmo q fosse um pouco mais cara valeria a pena. Da forma como é vendida, só pra quem só uma 1 linguagem mesmo.
Mas as q usei (java, php e web) eu gostei muito, aumenta a produtividade, mas nada q umas extensões e snippets ñ façam em bons editores, 100 dólares por ano realmente é um pouco demais.

1 Like

Verdade teseu elas tem um preço bem salgado pra nós Brs, acredito que fazer uma ide por linguagem por conta de não deixar a ferramenta pesada, mas acaba fragmentando.
No meu caso eu uso python + javascript (vanilla, react, vue) ele resolve bem e é uma ferrmenta muito boa pra trabalhar.

E é aquela eu migrei do VIM pro pycharm e acho que essa questão de IDEs e Text Editor é algo muito pessoal de quem usa, mas o RIDER não deixa de ser uma alternativa se o Eduardo não se adaptar as outras ferramentas.

3 Likes

Lembra do editor de texto Atom? Aquele comunitário, open-source e hackable… Então, estão com um projeto de ir transformando ele em uma IDE “universal”, de uma olhada: https://ide.atom.io/

Até agora atende as seguintes linguagens:

• TypeScript & JavaScript
  • Flow
  • C#
  • Java
  • PHP

Vale a pena dar um chance para ele, está bem legal. Eu só não curto o fato dele ser pesado comparando aos outros editores de texto do mercado, mas comparando as outras IDEs, não faz muita diferença (imo).

Edit: Ele só não possui windows form para C#.

2 Likes

Se você quiser trabalhar com Visual Basic assim como faz no Windows use o Gambas3,se quiser programar no Delphi 7 temos o Lazarus no Linux.

2 Likes

Já testou o Netbeans pra programar em C e suas variações?

0 Likes

IDE para C# infelizmente a melhor é o VS tradicional mesmo…

1 Like