Não sei se esse é o lugar certo de se fazer isso, mas se não for peço que por favor mudem o tópico de lugar.
Queria saber como é feito a virtualização em massa, atualmente trabalho em uma empresa q presta o serviço de call center, muitas vezes passo pela situação de ter q montar um novo pc para cada usuário q chega, um novo hardware e tudo mais, isso acaba tomando um tempo e em relação a custos está deixando de ser viavel.
Existe alguma solução free que com um único hardware potente eu consiga criar sistemas virtuais onde com outras maquinas eu precise de no máximo teclado e mouse e uma tela para conseguir utilizar o sistema, puxando um hardware padrão da maquina base.
Praticamente todos os softwares de virtualização disponíveis atualmente (inclusive alguns livres, como VirtManager com QEMU/KVM) possuem exatamente o que você procura, chama-se multiseat.
Nem chega a tanto, geralmente o problema é resolvido com acesso remoto. Aí uma máquina extremamente fraca pode ser usada como “terminal burro” e toda a parte pesada fica em um servidor que terá vários usuários logados ao mesmo tempo.
Porém se o objetivo é diminuir o número de computadores pode-se optar pelo multi-seat, onde no linux é possível facilmente configurar os dispositivos para cada assento. Precisará de no mínimo uma placa de vídeo, monitor, teclado e mouse para cada usuário. Na prática o limitante dessa situação é o limite de slots pci-e e limitações do processador quanto ao número máximo de placas gráficas suportadas.
A virtualização também é uma opção, podendo-se usar tanto o modelo com acesso remoto quanto a outra opção com hardware específico para cada usuário. Eu não vejo muita vantagem em usar a virtualização a menos que vc necessite de programas em diferentes sistemas operacionais. Se a necessidade for windows, certamente o suporte deles poderá resolver o seu problema de forma mais profissional.