Virtualbox demora muito pra instalar SO

É assim mesmo ou tem como melhorar a performance da VM? Sempre testo os sistemas em LIVE na VM pois demora muito (muito mesmo) pra instalar qualquer um. Em videos na internet a VM do pessoal parece muito rapida. Como posso melhorar a minha?

Tentou no Gnome Boxes? Pra mim funciona bem, é fácil de configurar e usar… e como é pra testar distros mesmo, não preciso de muita sofisticação

1 curtida

Ainda não tentei, mas vou tentar

1 curtida

Olá @Wendell_Souza tudo beleza?

A velociade da VM depende muito do hardware da sua máquina e dos recursos que você disponibilizou para ela. Por exemplo, se seu computador tem 8Gb de RAM mas você somente liberou 2GB para a VM o sistema “virtual” terá que trabalhar dentro dessas condições limitadas. O mesmo exemplo vale para processador, rede, etc.

As máquinas virtuais utilizam uma parcela do poder de fogo do computador hospedeiro, mas via de regra não são capazes de utilizar 100% do potencial devido ao compartilhamento de recursos.

Confira se os add-ons sugeridos como o Spice no Gnome-Boxes ou o DKMS no VIrtualbox estão corretamente instalados. Eles costumam fazer uma grande diferença na performance.

:vulcan_salute:t2:

4 curtidas

Olhe na bios da placa mae se a virtualização está ativada e teste o vmware player em vez do virtualbox, acho mais responsivo.

3 curtidas

Pra instalação a parte mais pesada é copiar os arquivos. Dependendo do número de “traduções” que ocorrem o processo pode ficar bem lento.

Exemplo:

  1. Instalador copia o arquivo para local X
  2. Kernel do sistema aloca e grava a informação ali.
  3. Virtualbox passa informação que a gravação deve ser feita num local específico do disco virtual
  4. Máquina real recebe pedido que uma gravação deve ser feita em um local do arquivo referente ao disco da sua máquina virtual
  5. Kernel da máquina real aloca e grava a informação.
  6. Kernel dá o OK que a informação foi gravada
  7. Agora a informação do OK tem que voltar até o instalador da máquina virtual!

Um fator que pode acontecer é deixar o disco virtual em formato qcow em uma partição btrfs e esquecer de desativar o COW para esse arquivo específico. O próprio esquema dos discos em formato qcow já tem uma implementação do Copy-On-Write, que vai gerar outra requisição COW pro sistema de arquivos, aumentando muito a lentidão.

O supra-sumo da velocidade em um disco virtual é alocar um disco inteiro real para a máquina virtual. Na impossibildade disso, pode-se alocar uma partição real para ser um disco virtual. Sem partições livre, usar o disco virtual em formato RAW pode acelerar o acesso, em compensação o espaço usado será o total do disco desde a criação da VM. Em último lugar na performance está o mais usado, qcow, que tem vantagem de usar apenas o espaço ocupado pelos arquivos no disco virtual.

2 curtidas

Estou usando o Gnome-boxes. Estou achando bem melhor que o virtualbox. Mais intuitivo e mais rápido também. Com o virtualbox sempre tive problemas de dependência, no mint e no arch principalmente. Mas com o gnome boxes da rodando liso. :slight_smile:

1 curtida

Pra testar distros e treinar instalação, o Boxes é perfeito. Não sei ao certo, mas acredito que se for pra colocar em produção, talvez não seja suficiente, ele tem “acessos” ao mundo externo acho que um pouco limitados. Mas talvez seja eu que não sei usar bem ainda. No mais, curti muito o Boxes

1 curtida

Mesmo definindo os discos como tamanho fixo, ainda assim sinto que esse processo de cópia é mais lento do que no Windows (foi uma das primeiras diferenças que senti quando migrei). Não há uma forma mais além de “remediar” isso?

1 curtida

Máquina virtual é um mundo a parte. O jeito mais rápido que eu conheço para acessar o disco é criar a máquina virtual usando o driver de disco acelerado virtio-scsi e reservar um disco inteiro para ela. O mínimo para ter uma supervelocidade é usar o driver acelerado virtio-scsi e reservar uma partição do disco real para ela

2 curtidas

vc ja checou quantos núcleos do processador vc está dedicando para VM? as vezes vc está só com 1 e isso faz o processo demorar mais mesmo.

Cara, nunca procurei ver quantos nucleos reservo pra maquina virtual. Vou procurar nas configurações. Sempre deixo as configurações padrão. Só mudo o hd pra dinamicamente alocado e ativo a aceleração 3d

1 curtida

vc encontra em Configurações > Sistema > Processador, acho que isso pode ajudar no desempenho =)

Exatamente. Dos 4 cores do meu notebook eu deixo 2 pra VM, além de 4 dos 8GB de RAM. Também é recomendado ao menos 20GB de disco.