Dei uma olhada aqui com calma nas anotações aqui. Não tem nada que não se encontre nesses cheat sheets por aí. Então nem vou postar nada aqui.
Eu faço uso dos comandos básicos no vim, então os comandos comuns funcionam bem para meu uso. Como disse no outro comentário, eu pesquisaria no subreddit. Nunca deixei de encontrar uma
informação que precisava lá ou na documentação oficial.
Uma dica que posso dar é, para coisas mais complexas, você pode usar regex. Outra dica, é que os comandos básicos como d, c etc. podem ser combinados com outros. Logo, as vezes é
um comando básico aliado a outro básico que resolve seu problema.
Por exemplo, no caso de ir para uma linha específica e deletar o conteúdo dentro de um parêntesis. Você pode usar (no modo normal):
24,di(
No exemplo acima, o conteúdo estava na linha 24 dentro de parêntesis. Após o comando, o resultado é o conteúdo de dentro dos parêntesis removido e o cursor vai para essa linha e ficará
localizado dentro dos parêntesis (que agora estará vazio). Viu que eu fiz tudo com comandos básicos do Vim? A única diferença é que usei a vírgula para separar os comandos. A vírgula faz com
que os comandos sejam executados em sequência.
Para remover o texto a partir do cursor, seja para o inicio ou o final da linha, é só usar:
d( ou d) ou d$ ou d0
Lembrando, no Vim o $ e o 0 representam começo e final da linha respectivamente. Nesse exemplo, o vemos que o Vim usa regex. Então, se souber o básico de regex dá para usar também.
Cara, as outras dúvidas que você tem, eu não posso ajudar não. Mas, como sou curioso, vou pesquisar e se achar as respostas volto aqui.