Vídeos Com Lag no Linux

Fala Galera! Beleza?

Estou tendo um problema meio cronico, e ele acontece independente da distro que eu utilizo.
no momento estou com o Linux Mint.

Mas o que acontece, é que qualquer video, seja local na maquina ou mesmo na internet, como no youtube, em alguns momentos percebe-se um certo lag nos videos.

pra exemplificar bem o que estou dizendo, é como se um vídeo de 60FPS, estivesse rodando a 30FPS.
Os vídeo não travam, mas ficam dropando FPS. Tem hora que roda fluiido normal.

Como disse, isso acontece independente da distro. já me aconteceu no ubuntu, POP_os e tbm no Mint.
No windows roda normal.

Sei que vão suspeitar do meu hardware. Mas não é…
meu PC:
B450
Ryzen 7 5700x
32GB RAM
2TB NVME
RTX 2060

já testei com outras placas de vídeo, como GTX 1650, RTX 2060 super e até a RTX 3070… tbm nao condeno as gpus.

Em comum, todas elas são Nvidia.
então não sei se pode ser alguma configuração de driver. já usei todos os drivers disponiveis kkkkk

hoje está com o 535.54.03

queria saber se alguem já passou por isso

Galera, eu gravei um videozinho com meu celular, para vcs entenderem como sao esses lags:

Detalhe, o video do exemplo, foi editado e renderizado nesse mesmo PC, nesse mesmo Linux.
a reprodução em celulares e no windows é normal.

Mas a reprodução dos vídeo no linux que tenho esse problema.

Olá @Mensala95, tudo bem contigo?

Eu tenho enfrentado esse problema com algumas gravações 4K que tenho feito de forma experimental.

  • No meu caso, para melhorar a situação de reprodução no desktop, usar o VLC do Flathub contornou o problema, todos os outros tocadores de vídeo instalados localmente não conseguiam rodar os vídeos 4K sem esse problema de perda de frames.
  • Sobre o YouTube, que eu recorde mesmo os vídeos 4K possuem apenas 30 FPS na plataforma, isso é uma limitação imposta pelo algorítimo do site. Isto posto, verifique se o navegador que você está usando possui a aceleração por hardware ativa. Temos algumas discussões sobre isso aqui no fórum, use a ferramenta de pesquisa e veja se alguma das soluções propostas te ajuda.

Por fim, nas configurações do driver da Nvidia eu raramente recomendo alterar algo a menos que você tenha um problema muito específico. Deixar no modo “desempenho” não necessariamente vai ajudar no seu problema. O que está faltando no seu cenário não é poder de processamento, mas, muitos players simplesmente não conseguem usar a aceleração de vídeo via hardware e isso quebra a experiência em 4K.

:vulcan_salute:

1 curtida

Fala @eddiecsilva Obrigado pela resposta!

Eu uso o VLC tbm pra reproduzir meus videos também. Não me recordo se é do flathub, vou dar uma verificada aqui.

No youtube, tem sim sim 4k 60 FPS. eu sou youtuber e só subo vídeos nesse formato hehehe…
sobre a quetão de aceleração de hardware, já testei todas as formas possíveis, e todos os navegadores possíveis kkkkk

o engraçado é que no meu notebook, com uma configuração bem mais modesta ( i5 10300H + GTX 1650) usando o POP_OS, não tenho esse problema.

Nestes casos, me parece que o problema não tem relação com o desempenho e sim com os ajustes feitos na distro instalada. O Pop!_OS faz várias otimizações pensando em hardware mais moderno que não existem no Linux Mint, por exemplo.

:vulcan_salute:

Uma coisa que eu percebi fazendo alguns testes meses atrás é que eu parei de perder frames quando desativei o compositor do gerenciador de janelas. Estranho né! Nos testes eu usei KDE Plasma e placa RX470. Perde a transparência e efeitos, mas ganha na fluidez do vídeo. No final continuei com os efeitos bonitos mesmo com algumas engasgadas de vez em quando.

Não sei se posso acrescentar muito ao tópico, mas tentou como está no Wayland?

Mas para testar não basta só entrar numa sessão com Wayland, o navegador também precisa estar nativamente ajustado, pra daí não abrir com o XWayland. Segue:

Tem pessoas que upam vídeo para o youtube em 20 frames/seg.
O driver da Nvidia trabalha com a API de aceleração de video chamada VDPAU e ela tem suporte a apenas alguns codecs, segue o meu exemplo:

Esta chegando no mercado o codec H265 e este não é suportado pelo driver da Nvidia ainda.
Trabalhe com os codecs suportados para não ter lentidão.

Já no youtube eles trabalha com codec H264 mas eu não sei se eles já liberaram suporte ao codec H265 mas logo deve acontecer já que esse codec tem uma compressão mais eficiente que seu antecessor H264.

A VDPAU é uma API licenciada MIT(Software Livre). Portanto pode acontecer dela adicionar um patch no VDPAU para acelerar tmb o H265, vamos aguardar os próximos capítulos para saber.