Vídeo Aula (Como criar um pacote.deb)(Minha autoria)

3 Curtidas

Só pra agregar, vc não precisa entrar cono root pra criar o pacote, uma vez que a pasta está na sua home, então vc pode criar com seu usuário nornal, assim não vai ficar com o cadeado, e não precisa dar permissão 777, que é vem errado também.

As pastas que vc .mostrou, somente a DEBIAN é obrigatória, as outras vai depender do programa, vc pode colocar tudo dentro de /opt, e pra isso, semelhante ao que vc fez pra colocar em /usr, basta criar a pasta opt e ir colocando tudo no lugar, tirando a pasta DEBIAN, o resto é exatamente como vai ficar no seu sistema, se vc precisar colocar um arquivo na pasta /etc, basta criar ela no pacote.

Tem outras formas de fazer isso também, mas é um pouco mais avançado, mas basicamente se resume a scripts, dentro da pasta DEBIAN vc pode criar um arquivo chamado postinst, que é um shellscript que vai ser rodado depois do programa ser instalado, vc pode por exemplo, copiar um dos arquivos que foi instalados em /opt pra uma outra pasta em /usr, sem precisar criar essa pasta no pacote antes.

3 Curtidas

Ok,eu ensino desse modo,porque eu aprendi desse modo(maneira),não vejo a necessidade de colocar a pasta opt,quando os programas para Linux ficam em /usr/ para ser mais preciso /usr/share/applications lá fica os arquivos.desktop de todos os programas para Linux derivados do Debian,como expliquei eu acho na vídeo aula o arquivo.desktop puxa o gatilho de execução do programa,entendeu?

1 Curtida

Então, quando é um programa de terceiro assim, o ideal e colocar em /opt, no caso do exemplo não, porque é um programa simples só com um arquivo, mas quando é um programa complexo pode colocar em /opt sim, vc pode colocar em /usr também, é tudo questão de organização.

Veja o Chrome, por exemplo, ele fica em /opt/google/chrome, porém tem o arquivo .desktop em /usr/share/application e tudo demais, esses arquivos em /usr são necessários pra integração com o sistema, porém o programa fica em /opt/google/chrome, poderia ser em /usr/share/googe/chrome também, sem problema nenhum, mas por questões de organização ele fica em /opt.

Eu recomendo vc baixar arquivos .deb pra ir treinando, vc tem que extrair ele, e depois extrair os outros 2 arquivos compactados que tem dentro, o data contém todas as pastas que o programa tem, seja /opt, /usr enfim, e o outro arquivo é a pasta DEBIAN, nele vai ter o arquivo control que vc já conhece, e talvez tenha os scripts também, como o postinst que eu falei.

1 Curtida

Sim,eu aprendi a criar um pacote.deb descompactando um pacote.deb e o script postinst que tu fala não vejo necessidade,uma vez que não tinha no pacote.deb que eu extrai,o script postinst é mais comum no pacote.rpm,para ser mais preciso no arquivo oculto .spec do pacote.rpm.

1 Curtida

Faz tempo que não tento criar um pacote DEB manualmente, eu tenho usado o DEBREAT desde 2015, e tem funcionado muito bem, pelo menos para meus programas, ninguém usa ele ?

2 Curtidas

Sim, o postinst é totalmente opcional, assim como o preinst, e outros que podem ter também.

Nunca ouvi falar, vou dar uma olhada pra ver